Jornal da Manhã celebra 69 anos de história nesta terça-feira | aRede
PUBLICIDADE

Jornal da Manhã celebra 69 anos de história nesta terça-feira

Impresso diário mais antigo de circulação ininterrupta em Ponta Grossa celebra aniversário nesta edição de número 21.335. Pertencente ao Grupo aRede, veículo de comunicação é reconhecido pela credibilidade, o que o torna ‘O mais influente dos Campos Gerais’

O Jornal da Manhã, com seu caráter crítico, moderno e regional, circula em mais de 20 municípios da região
O Jornal da Manhã, com seu caráter crítico, moderno e regional, circula em mais de 20 municípios da região -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

No dia 4 de julho de 1954, nascia o Jornal da Manhã. Há 69 anos, circulava, pela primeira vez, o periódico impresso que se tornaria uma referência de credibilidade em Ponta Grossa e na região, o qual retratou diversas fases da história do país, da morte do presidente Getúlio Vargas até a maior pandemia mundial, iniciada em 2020, passando pelos cinco títulos da Seleção Brasileira de Futebol. Um jornal que sobreviveu ao tempo, mesmo com o nascimento e a popularização de tecnologias, as quais mudaram a comunicação e a forma de fazer e consumir notícia, consolidando-se como o mais antigo jornal de circulação ininterrupta de Ponta Grossa, que chega à sua edição de número 21.335 nesta comemorativa data de aniversário.

Fundado por Petrônio Fernal, ex-prefeito de Ponta Grossa, que comandou o executivo entre 1951 e 1955, o Jornal da Manhã foi adquirido em 1962 por Gustavo Horst, que ficou como responsável pelo jornal até seu falecimento, em 2006. Em 2007, o JM pertencia à família Horst, quando foi adquirida pelo atual grupo, com a primeira publicação sob a nova direção no dia 2 de setembro, o mês do aniversário da cidade. “Nesse período de quase 70 anos, mudaram as formas de produzir a notícia. Antigamente, os processos passavam pela máquina de escrever, pelo telex, pelo fax, e hoje, a notícia ocorre em tempo real por meio da internet. Mas o Jornal da Manhã não mudou a responsabilidade em produzir o jornalismo com isenção, com ética e pluralidade - essa é a receita com a qual o JM conquistou a credibilidade para que ele circule por quase sete décadas, de forma ininterrupta”, afirma o diretor do Grupo aRede, Eloir Rodrigues.

O diretor Eloir Rodrigues destaca que só um veículo que tem credibilidade consegue se sustentar ao longo de tantos anos - especialmente em um momento com grande força do digital
O diretor Eloir Rodrigues destaca que só um veículo que tem credibilidade consegue se sustentar ao longo de tantos anos - especialmente em um momento com grande força do digital |  Foto: André Lara
 

Na época do início de circulação do JM, Ponta Grossa já era uma das cidades mais populosas do Brasil – em 1950, a cidade contava com 44,1 mil habitantes, o que a tornava a 40ª maior do país, em número de moradores, e a segunda mais populosa do Paraná, atrás apenas de Curitiba. Desde então, o Jornal da Manhã documentou a história da cidade por mais de um terço de seus quase 200 anos, mostrando todos seus ciclos industriais e acompanhando a polêmica destruição da antiga Catedral de Sant’Ana, para a construção da nova.

Hoje, o Jornal da Manhã integra o Grupo aRede, que tem o Portal aRede e inúmeros outros projetos, circulando em mais de 20 cidades dos Campos Gerais e servindo como órgão oficial das prefeituras de diversas cidades, com a publicação dos atos oficiais. “Mesmo em um cenário digital, com a internet e toda a relevância que o Portal aRede tem, diante de tantas modernidades, o Jornal da Manhã ainda mantém o seu público fiel, ao conciliar tradição e modernidade. É um público com perfil mais qualificado, tanto do ponto de vista de formação quanto de renda”, acrescenta Eloir Rodrigues, lembrando que o jornal também tem o caráter ‘documental’. A tiragem é de 12 mil cópias nos dias de semana e de 14 mil nos fins de semana.

Credibilidade garante longevidade

Desde que o atual grupo assumiu o Jornal, em 2007, o periódico passou por várias reformulações gráficas e editoriais, e tem seu espaço na internet com as versões digitais no site, podendo ser acessado em qualquer parte do mundo pelo endereço arede.info/jornaldamanha, mas por sua representatividade e valor, mantém a circulação impressa, com cinco edições por semana, sendo reconhecido como ‘O mais influente dos Campos Gerais’. “É um braço importante do Grupo aRede, porque mantém o seu público, que não abre mão de acordar de manhã e tomar café lendo o jornal, se atualizando. As informações do Jornal são trabalhadas de forma mais aprofundada, enquanto que no online elas são publicadas de forma rápida. Só um veículo que tem credibilidade consegue se sustentar ao longo de tantos anos - ainda mais em um cenário desafiador, como o de hoje, em que o digital é tão forte”, pontua o diretor.

Confira alguns projetos do Grupo aRede:

Vamos Ler

Criado em 2008, o projeto Vamos Ler contribui para o desenvolvimento da cidadania e da formação de jovens críticos no ambiente escolar, aproximando as áreas da Comunicação e da Educação. A notícia e as novas tecnologias são usadas como ferramenta pedagógica. O projeto é voltado para alunos do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas. Estudantes de diversos municípios da região dos Campos Gerais são beneficiados pelo projeto mantido por meio da parceria com empresas e poder público.

Livro-Anuário Caminhos dos Campos Gerais

Publicado anualmente, desde 2010, o livro Caminhos dos Campos Gerais é uma referência para investidores, turistas e outras pessoas interessadas em conhecer Ponta Grossa e os municípios da região, seja para trabalhar, visitar ou morar. O material atualiza, todo ano, os principais indicadores socioeconômicos da região, destacando as suas principais potencialidades, servindo como uma ferramenta de fomento para o desenvolvimento econômico e social. Neste ano, lançado no último dia 30 de junho, o tema foi “Investimentos”.

Revista Ponta Grossa Competitiva

O Grupo aRede apresenta, em setembro de 2023, a 13ª edição da ‘Ponta Grossa Competitiva’, a principal referência de informações sobre o município. A revista, que vai circular no dia 15 de setembro, aniversário da cidade, terá uma edição especial, a qual destacará a história, o crescimento e os diferencias do município, que comemora seu bicentenário.

O Melhor da Educação

O Painel Digital ‘O Melhor da Educação’ coloca na vitrine os principais diferenciais que cada escola particular de Ponta Grossa e dos Campos Gerais tem a oferecer para uma formação educacional de qualidade. Trata-se de um projeto desenvolvido pelo Portal aRede, em parceria com o Jornal da Manhã e com o Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR). Consiste na produção de conteúdo nos meios digital e impresso sobre a estrutura física e pedagógica oferecida pelas escolas.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE