Setor produtivo de PG pede expansão do Aeroporto Sant'Ana | aRede
PUBLICIDADE

Setor produtivo de PG pede expansão do Aeroporto Sant'Ana

Apesar de ter recebido o número recorde de 11 mil passageiros no ano passado, aeroporto de Ponta Grossa tem apenas um voo regular

Apesar de ter recebido o número recorde de 11 mil passageiros no ano passado, aeroporto de Ponta Grossa tem apenas um voo regular
Apesar de ter recebido o número recorde de 11 mil passageiros no ano passado, aeroporto de Ponta Grossa tem apenas um voo regular -

Vitor Carvalho

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em busca de fortalecimento da economia e expansão de negócios, o setor produtivo de Ponta Grossa cobra aumento no número de voos, mais companhias aéreas e reforma na infraestrutura do Aeroporto Sant'Ana, localizado no Cará-Cará. Mesmo diante de um recorde em passageiros que viajaram de Ponta Grossa para outros destinos em 2022, empresas pressionam o poder público para que algo seja feito. 

Quem se manifestou nesta segunda-feira (3) favorável a uma expansão do aeroporto foi a Acipg, que cita indicadores socioeconômicos e recente investimento de empresas privadas na região (somente nos Campos Gerais, foram mais de R$ 40 bilhões investidos desde 2011) como justificativa para reforma. 

“Os números mais recentes do Censo comprovam que Ponta Grossa é um dos maiores centros urbanos do Paraná, e os dados econômicos divulgados ao longo dos últimos meses reforçam que o município tem uma das economias mais fortes da região Sul do país. Portanto, no entendimento da Acipg, é inadmissível que somente uma linha aérea opere na cidade”, diz o documento enviado pela Associação Comercial. 

Giorgia Bin Bochenek, presidente da entidade, diz que indiscutivelmente Ponta Grossa é um polo econômico fortíssimo, sendo um dos maiores PIBs da região Sul do país, um centro de grandes companhias nacionais e multinacionais, além de se firmar cada vez mais como um polo turístico em franco desenvolvimento, necessita de uma variedade maior de voos. Somente em 2022, Ponta Grossa recebeu mais de 11 mil passageiros, maior número na história, mas inferior a Guarapuava, por exemplo, que registrou o maior crescimento em sua malha aérea dentre os aeroportos de pequeno porte do estado do Paraná. 

INFRAESTRUTURA

Ainda em nota, a Acipg aponta que só existe um voo partido do Aeroporto Sant’Ana, com destino para Campinas, em São Paulo, realizado pela empresa Azul. A Associação também argumenta que Ponta Grossa é um centro de companhias nacionais e multinacionais, além de ser um polo turístico em” franco desenvolvimento”, diz. 

“A Acipg, por óbvio, defende que para ampliar esta malha aérea é necessário melhorar sua infraestrutura, oferecendo um aeroporto maior, mais eficiente e com estrutura adequada ao seu poderio econômico. Um dos maiores polos econômicos do Brasil necessita um aeroporto que seja adequado à estrutura do restante do município”, complementa.

Por fim, a nota assinada em nome da presidente Giorgia Bin Bochenek, diz que a Acipg atua há anos pela ampliação do aeroporto. “É preciso que haja uma união de esforços, e sobretudo uma força-tarefa do Poder Público, em diferentes esferas, para que Ponta Grossa finalmente tenha um aeroporto e oferta de voos que se equiparem a seu tamanho”, finaliza.

Aeroporto bateu recorde em 2022

Apesar da pressão por aumento no número de voos e na infraestrutura do local, o Aeroporto Sant’Ana recebeu mais de 11 mil passageiros durante o ano passado, maior número desde da reinauguração em 2016. Valor representa um acréscimo de 46,6% em relação a 2019, último ano antes da frequência de voos ser afetada pela pandemia. Entretanto, Ponta Grossa não tem o maior contingente de pessoas voando na região. Guarapuava, em 2022, levou 30 passageiros a mais e sofreu um ‘boom’ no setor, já que antes da pandemia não passou de 176 passageiros.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE