Aliel Machado participa de debate sobre a Ciência na URPF | aRede
PUBLICIDADE

Aliel Machado participa de debate sobre a Ciência na URPF

Evento teve a participação do reitor da UFPR, Ricardo Fonseca e comunidade acadêmica

Durante sua participação, Aliel fez um resumo das ações durante a presidência da CCTCI
Durante sua participação, Aliel fez um resumo das ações durante a presidência da CCTCI -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O deputado federal Aliel Machado (PV) participou nesta sexta-feira (28), de um debate na 75 reunião da SBPC, promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza o encontro anualmente e este ano se reúne Curitiba e conta com diversos painéis e atividades. O debate analisou as iniciativas do parlamento brasileiro para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no país e contou com a participação do reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca.

“Tive uma grande honra, mas também um grande desafio, de presidir a comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI). Durante esse período, que foi o mais agudo da pandemia de COVID-19 no país, tomamos várias medidas em defesa da Ciência. Defendemos a vacina, os cientistas, conseguimos reverter os cortes que estavam sendo feitos para as universidades e a pesquisa, entre outras ações”, relembra Aliel.

Durante sua participação, Aliel fez um resumo das ações durante a presidência da CCTCI e também do trabalho do parlamento para o desenvolvimento da Ciência. O deputado ainda destacou o papel que a comissão teve na luta contra bloqueios do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), na proibição do cancelamento de bolsas na pandemia e na garantia de recursos para as universidades federais. “Apesar do momento grave, a comissão, composta por parlamentares de vários partidos, foi unânime na defesa das vacinas e dos recursos para a ciência”, afirmou ele.

A mesa foi mediada pelo secretário executivo da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.Br), Fabio Guedes e contou ainda com a participação da vice-presidente da SBPC, Fernanda Antônia da Fonseca Sobral e de Helena B. Nader, da Academia Brasileira de Ciências.

O evento está sendo realizado até este fim de semana no Campus politécnico da Universidade Federal do Paraná e possui espaços do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT&I), Seti, UEPG, entre outras. 

Das Assessorias 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE