Especialistas debatem Reforma Tributária na Acipg | aRede
PUBLICIDADE

Especialistas debatem Reforma Tributária na Acipg

Frente Parlamentar debate com o setor empresarial de Ponta Grossa proposta que tramita no Senado Federal

A audiência contou com a parceria da deputada estadual Mabel Canto (PSDB) e foi coordenada pelo deputado estadual Evandro Araújo (PSD)
A audiência contou com a parceria da deputada estadual Mabel Canto (PSDB) e foi coordenada pelo deputado estadual Evandro Araújo (PSD) -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa recebeu na tarde de quarta-feira (09) uma audiência pública que discutiu temas ligados à Reforma Tributária atualmente em discussão no Senado, e os impactos que podem gerar nos municípios e população paranaense.

O debate contou com falas de especialistas, como Marcelo Costa, Secretário da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa do Paran, que abordou os aspectos Gerais da Reforma Tributária; Gedalva Baratto, Assessora de Assuntos Tributários da Secretaria Estadual da Fazenda, que falou sobre impactos da reforma no Estado; Cláudio Grokoviski, Secretário da Fazenda de Ponta Grossa, que abordou critérios para distribuição para os municípios do ICMS arrecadado pelo Estado; Ricieri Calixto, Presidente do Comitê Tributário, falando a respeito de itens que compõem a versão da reforma aprovada pela Câmara; e Hélio Chociai, Coordenador do ISS, ICMS e ITBI de Ponta Grossa, que falou a respeito da importância do fortalecimento e integração das administrações tributárias em relação à reforma.

A audiência pública foi uma iniciativa da Frente Parlamentar da Reforma Tributária da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em parceria com o mandato da deputada estadual Mabel Canto (PSDB) e coordenada pelo deputado estadual Evandro Araújo (PSD), com apoio da ACIPG. A organização do evento ainda conta com o apoio do Comitê Tributário da ACIPG.

A deputada estadual Mabel Canto destacou a importância da iniciativa em se debater um tema tão complexo e que irá impactar a vida de todos os paranaenses. “A reforma tributária é extremamente importante, aguarda há mais de 30 anos, uma temática que vai impactar a vida de todos, dos municípios, estados União, e de toda nossa população. Recebemos da presidente Giorgia Bin Bochenek essa oportunidade e o deputado Evandro prontamente aceitou o nosso convite para estar aqui em Ponta Grossa debatendo sobre essa temática, com técnicos discorrendo sobre o tema. Nós queremos ouvi-los e entender melhor, ser uma ponte auxiliando no que for preciso para que a gente possa levar até as nossas autoridades de Brasília, nossos representantes, o que nós colhemos de sugestões”, disse.

Já o deputado Evandro Araújo ressaltou que a audiência pública é uma forma de se esclarecer dúvidas, mas também de se fazer apontamentos para que a população seja ouvida e a reforma seja benéfica para a população. “Não conheço no momento um tema mais relevante para o país do que a Reforma Tributária. É um tema que vai impactar a vida de todos nós, e é muito importante fazermos este debate. A sociedade ainda tem muitas dúvidas sobre o tema, tem perguntas que nós fazemos e o parlamento estadual está debruçado sobre o assunto, para poder fazer com que a voz dos paranaenses seja ouvida nesse momento tão importante”, afirmou.

O vice-presidente da ACIPG, Leonardo Puppi Bernardi, representando a presidente Giorgia Bin Bochenek, destacou que a Associação Comercial está diretamente ligada às discussões tributárias, e que desde a sua fundação atua para as melhorias tributárias junto ao setor produtivo. “É uma honra termos uma plateia e debatedores tão qualificados. Agradecemos a oportunidade de trazerem uma discussão tão importante, lembrando que a ACIPG surgiu justamente de uma demanda tributária, há 101 anos. A ACIPG foi fundada por empresários para resolver um problema desta ordem, e estamos aqui hoje, ainda discutindo este tema.  Temos muito o que avançar, principalmente no sentido de simplificar e tornar mais justa a tributação”, destacou.

Da Assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE