DAF CF ganha mercado com baixo custo operacional | aRede
PUBLICIDADE

DAF CF ganha mercado com baixo custo operacional

Clientes DAF investem na versatilidade do CF Semipesado Rígido para ganhos de eficiência nas operações rodoviárias, com redução de até 10% o custo operacional total e 30% nas despesas de manutenção

O Paccar PX-7 está disponível nas potências de 260 cavalos, 290 cavalos, e 310 cavalos
O Paccar PX-7 está disponível nas potências de 260 cavalos, 290 cavalos, e 310 cavalos -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A força do DAF CF Semipesado Rígido com motorização Paccar PX-7 e transmissão ZF EcoTronic de 9 velocidades assegura aos transportadores e frotistas o melhor custo-benefício durante a operação. O caminhão foi desenvolvido com foco no mercado de semipesados, oferecendo a robustez e performance necessária para as aplicações com o padrão premium de conforto da cabine CF, quesito já destacado pela maioria dos gestores de frotas e motoristas clientes da marca. Os caminhões são produzidos em Ponta Grossa.

“A excelência dos caminhões DAF é resultado de um longo processo de desenvolvimento. Estamos em evolução constante, com foco em oferecer a melhor ferramenta de trabalho para o motorista. Por isso, quando entramos no mercado de semipesados, em 2022, investimos fortemente para introduzir novos conceitos de conforto e acabamento para o segmento, além do alto padrão de qualidade mecânica e operacional já consagrados nos demais modelos DAF. Hoje, colhemos excelentes resultados da nossa estratégia, que aponta a ótima receptividade do CF Semipesado Rígido pelos transportadores”, comemora Gabriel Fernandes, Diretor de Vendas DAF Brasil.

Para Vinícius Bravo, supervisor de frota da Bravo Logística, a marca DAF surpreendeu em diversos pontos na pesquisa de mercado que realizou antes de adquirir mais caminhões para a empresa. “O caminhão da marca se destacou por ser robusto e oferecer um baixo consumo de combustível. O que também contribuiu para a aquisição de um DAF foi o valor do veículo, que hoje entrega um rendimento excelente para nossa operação”, ressalta. A empresa é cliente DAF desde 2020, com uma frota de 19 caminhões CF Semipesados Rígidos, entre frigoríficos e graneleiros.


Motorização para todas as distâncias

Disponível exclusivamente para o modelo CF Semipesado rígido, o motor Paccar PX-7 evoluiu em função da nova normativa de emissões e incorporou várias tecnologias que agregam mais robustez e melhor desempenho. A motorização de 6,7 litros com 6 cilindros em linha utiliza tecnologia common rail com gerenciamento aprimorado para maximizar a eficiência, sobrealimentado com turbocompressor e fazendo uso de intercooler.

Projetado para atender a aplicações de até 35 toneladas, o Paccar PX-7 está disponível nas potências de 260cv, com 1.000 Nm de torque; 290cv, com 1.100 Nm de torque; e 310cv, com 1.200 Nm e novo Freio Motor de 245cv, reforçando sua vocação para o transporte de curtas e médias distâncias. O Paccar PX-7 é um motor mais eficiente, que dispõe um processo de combustão bem controlado para atingir os valores ultrabaixos de emissões do Proconve P8/Euro 6, além de trabalhar com um sistema de pós-tratamento com SCR (Redução Catalítica Seletiva), filtro DPF, DOC e novos tubos de exaustão e admissão. “É um motor muito bom, com muita força na subida. As trocas de marchas são elevadas e correspondem bem as necessidades de cada viagem”, explica Anderson de Oliveira Silva, motorista da Bravo Logística.

Disponível de série com transmissão automatizada ZF EcoTronic de 9 velocidades, com escalonamento otimizado para operar em baixas rotações proporcionando menor consumo de combustível e baixo custo operacional. “Em relação ao consumo, nós conseguimos ter uma economia de 8% a 10% em relação ao Euro 5 e o novo motor está excelente. Sem contar a caixa de câmbio que mudou com uma troca de marchas mais inteligente. E o freio que já era bom, ficou ainda melhor agora”, explica Vinícius.

O CF Semipesado Rígido foi projetado para atender ao segmento de distribuição, especialmente as regionais do setor alimentício, materiais de construção, produtos agrícolas e químicos, além de câmaras de frigoríficos. Tem excepcional manobrabilidade, sendo ideal para operações urbanas de curtas e médias distâncias, com diferenciais importantes nas mais variadas modalidades de transporte carga aos profissionais autônomos, pequenos e médios produtores.


Estrutura de peso

O chassi rígido do DAF CF é produzido de aço de alta qualidade, que garante leveza e economia de combustível ao diminuir o peso total do caminhão e proporcionar mais espaço para equipamentos auxiliares. A estrutura do chassi nas configurações de eixo 6x2 e 8x2 conta, ainda, com suspensão dianteira feita de molas parabólicas com amortecedores hidráulicos de dupla ação e barra estabilizadora. A suspensão traseira é de balancim com molas trapezoidais e suspensor pneumático, o que oferece ótima estabilidade contra rolagem durante a condução. Seu layout altamente flexível permite inúmeras variações para posicionar componentes auxiliares, melhorando a eficiência das operações. “O chassi que a DAF nos proporciona hoje entrega uma geometria perfeita. Nós somente conferimos os alinhamentos e balanceamentos para entregar os caminhões com mais segurança nas operações de longa distância”, comenta Claudemir Garcia Junior, encarregado de frota da Bravo Logística.


Novo padrão de conforto para a categoria

A chegada do CF Semipesado Rígido estabeleceu um novo conceito de acabamento premium, conforto e ergonomia para a categoria. O modelo oferece três opções de cabines - as maiores do segmento: cabine Day, sem leito (disponível apenas no modelo 6x2); cabine Sleeper, com leito; e cabine Space, com 1,79m de altura na área de circulação. “Quando dirigimos um DAF é possível ajustar muito bem a posição de dirigir, além de ter muito espaço interno, cama confortável e geladeira como diferencial. Conseguimos ficar em pé dentro do caminhão, o que é excelente”, afirma Claudemir.

A cabine Space Cab conta com alguns itens opcionais exclusivos como os faróis Skylight e uma segunda cama tipo beliche. Além disso, todas tem com cortinas blackout, decoração interna Dark Sand com acabamentos Black Rock, banco do motorista com suspensão pneumática e ar-condicionado digital. A linha CF tem diversas opções de personalização da cabine que atendem as preferências de cada motorista bem como as necessidades de transporte. “O conforto na dirigibilidade é o essencial na operação. Então, enquanto o motorista está dirigindo tem conforto e quando está deitado nos momentos de descanso, também tem conforto. É um combo completo”, destaca Vinícius.

Além disso, vários itens opcionais que podem ser inclusos no caminhão como o suporte para estepe; espelho frontal de aproximação; faróis e lanternas em LED; Air Bag; defletores de ar; faróis auxiliares com lentes Lexan e função Cornering; climatizador de teto; aviso sonoro de marcha ré; preparação para tomada de força; buzina pneumática de teto; decoração argenta; cortinas centrais; rodas de alumínio e rodas de aço na cor preta.

Prezando pela sofisticação, o exterior da cabine do CF conta com para-choque em aço galvanizado na cor da cabine; retrovisores bipartidos; faróis halogêneos birrefletores com lentes Lexan; Luzes de Condução Diurna (DRL); espelho de aproximação lateral; e o FUP – barra frontal anti-intrusão. “Se a empresa me oferecer outro caminhão, sendo um DAF, eu aceito a troca, caso contrário não. Prefiro ficar mesmo com o DAF que está sendo um excelente caminhão. Oferece segurança para o motorista e conforto, tanto para dirigir quanto para o descanso”, conclui Tayller Rossi, motorista da Bravo Logística.

As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE