Três grupos são favoritos para disputar Prefeitura de PG em 2024 | aRede
PUBLICIDADE

Três grupos são favoritos para disputar Prefeitura de PG em 2024

Lideranças políticas já se articulam nos bastidores de olho no 'Palácio da Ronda'; veja os nomes

Elizabeth Schmidt, Mabel Canto e Aliel Machado
Elizabeth Schmidt, Mabel Canto e Aliel Machado -

Sebastião Neto

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Faltando menos de um ano para o início oficial da campanha eleitoral para a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), as articulações nos bastidores da política local começam a se intensificar, com o alinhamento de grupos, acomodação das filiações partidárias e discussão acerca dos nomes que estarão na disputa pelo comando do 'Palácio da Ronda'. Conforme um levantamento feito pelo Portal aRede e pelo Jornal da Manhã, neste momento, pelo menos dez “peças” estão colocadas no tabuleiro como possíveis candidatos ao cargo de prefeito ou prefeita.

Dentre eles, três grupos surgem como favoritos, considerando a força da conjuntura de estrutura partidária e de campanha. Um dos grupos é o liderado pela atual prefeita Elizabeth Schmidt (PSD), que já manifestou interesse em disputar a reeleição com o apoio do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), e mantendo também aliança com os irmãos Marcelo Rangel, deputado estadual licenciado e secretário de Inovação, Modernização e Transformação Digital, e Sandro Alex, deputado federal licenciado e atualmente secretário de Estado de Infraestrutura e Logística. Elizabeth representaria uma candidatura de centro-direita, a exemplo do que já ocorreu na última eleição.

Outro nome favorito é o deputado federal Aliel Machado (PV), que em seu terceiro mandato em Brasília, apresenta-se como aliado do Governo Federal, com as 'bençãos' do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com atuação no campo político de centro-esquerda, Aliel desfruta hoje de grande prestígio junto em Brasília, com trânsito livre junto aos ministérios, com acesso a projetos e recursos para a cidade e região. Seria um nome do governo na disputa por Ponta Grossa, município que desperta grande interesse do Governo Federal no tabuleiro político estadual.

E numa terceira linha de força, por conta principalmente da popularidade apontada em sondagens recentes, surge também a deputada estadual Mabel Canto (PSDB), que rivalizou com a atual prefeita na última eleição e vem escorada na força politica do pai, o ex-prefeito Jocelito Canto, o mais votado para deputado federal no pleito passado, apesar de ter sido impedido pela Justiça de assumir o mandato em virtude de condenações anteriores. 

À margem destes três nomes – Elizabeth, Aliel e Mabel – que despontam como favoritos, outros nomes vão surgindo nos bastidores, se movimentando no intuito de entrar na disputa pelo 'Palácio da Ronda'. Alguns já declararam interesse em participar do pleito, enquanto outros, apesar de assediados, ainda despistam sobre o assunto, preferindo a estratégia de trabalhar em silêncio e aguardar o melhor momento de tomar uma decisão e se manifestar.

Ao longo das próximas semanas, o Portal aRede e o Jornal da Manhã iniciam uma série de entrevistas com cada um desses potenciais candidatos a prefeito de Ponta Grossa em 2024. O objetivo é apresentar quem são esses nomes, como estão as articulações de grupos e partidos, deflagrando desde já o debate acerca da corrida eleitoral do próximo ano. Tudo isso para que o eleitor/cidadão ponta-grossense possa conhecer desde já os potenciais candidatos e, lá na frente, tenha condições de decidir quem está melhor preparado para governar a cidade.

Reeleição

No caso da atual prefeita Elizabeth Schmidt, ela já manifestou em algumas oportunidades, inclusive em entrevistas ao Portal aRede, o desejo de buscar a reeleição. Em janeiro deste ano, a prefeita já foi clara neste sentido. "Até 31 de dezembro de 2024, praticamente 100% da nossa cidade estará com o asfalto prometido. E se faltar alguma coisa, ainda terei mais quatro anos, porque vou me reeleger para prefeita”, disse, na época, a primeira mulher a se tornar prefeita de Ponta Grossa.

Ainda no grupo político que pode ser chamado de 'situação' no Município, que possui forte ligação com o Governo do Estado, outro nome ventilado é do ex-prefeito Marcelo Rangel, também do PSD e hoje secretário estadual da Inovação. Rangel governou a cidade entre 2013 a 2020 e foi peça importante na vitória da então sucessora Elizabeth, contando com forte apoio do governador Ratinho Junior.

Mas, neste momento, as articulações apontam que o mais provável seria uma união de forças, novamente, dos irmãos Oliveira – Marcelo e Sandro Alex – em favor de uma candidatura à reeleição de Elizabeth.

Oposição

O principal grupo político de oposição ao atual governo municipal tem como referência, do ponto de vista eleitoral, a deputada estadual Mabel Canto: a parlamentar, ao lado do pai Jocelito Canto, foi a mais votada nas eleições proporcionais em 2022. Com o nome de Jocelito indisponível por conta de uma condenação na 'Lei da Ficha Limpa', o que inclusive fez com que o ex-prefeito não assumisse o mandato de deputado federal neste ano, Mabel - que já foi segunda colocada no pleito de 2020 – aparece hoje com um dos nomes favoritos para novamente estar na disputa.

Em entrevista recente durante visita ao Agroleite, em Castro, Mabel despistou qualquer informação sobre o nome dela como pré-candidata à prefeita, mas reforçou que seu grupo político "estará presente, seja com candidato próprio ou compondo com outra candidatura, nas eleições municipais". O maior obstáculo da Mabel seria, justamente, a formação de uma ampla aliança partidária, porque ela ficaria entre a força e estrutura política do governo do Estado, em favor de Elizabeth, e do Governo Federal, em favor do deputado Aliel, caso ele confirme a sua posição como candidato a prefeito. 

Federação PT-PV-PCdoB

Aliel Machado é outro nome que também já terminou uma eleição municipal com o segundo lugar e que, mais uma vez, tem manifestado nos bastidores a disposição em voltar à disputa. Principal representante da região junto ao Governo Federal e aos grupos políticos de centro-esquerda, Aliel possui forte articulação política junto ao presidente Lula e seus ministros, o que ajudou, inclusive, a viabilizar visitas recentes de Nísia Trindade (ministra da Saúde) e Carlos Fávaro (ministro da Agricultura) a Ponta Grossa - Celso Sabino, ministro do Turismo, também terá agenda na cidade.

No início de sua trajetória política, Aliel foi eleito vereador e, logo no seu mandato de estreia na Câmara Municipal, foi escolhido presidente da Casa em uma votação histórica. Dois anos mais tarde, o ponta-grossense foi eleito deputado federal e já está em seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados.

Além de Aliel, uma remota possibilidade pode colocar como candidato da Federação PT-PV-PCdoB em Ponta Grossa o co-vereador Guilherme Mazer, hoje no Partido Socialismo e Liberdade (Psol), que poderia mudar de legenda durante a janela partidária prevista para o mês de abril.

Outras possibilidades

Nomes que hoje estão no Legislativo Municipal ou que já tiveram destaque em pleitos anteriores também são ventilados para a disputa da Prefeitura em 2024: é o caso dos atuais vereadores Daniel Milla (PSD) e Filipe Chociai (PSD). Chociai é o atual presidente da Câmara e Milla presidiu a Casa de Leis até o ano passado; o ex-presidente, em entrevista ao Portal aRede, desconversou sobre a possibilidade e brincou que "só a população pode colocar e falar quem de fato tem condições de concorrer ao cargo". 

No campo da esquerda, o Psol já confirmou que tem o desejo de lançar candidato próprio à Prefeitura e o favorito, mais uma vez, é o professor universitário Sergio Gadini; do lado oposto, pela direita, o ex-vereador Ricardo Zampieri é um dos postulantes. Com atuação política de mais de três décadas em Ponta Grossa, o ex-deputado Plauto Miró também pode aparecer na disputa pelo pleito de 2024.

Pauliki incógnita

Um nome sempre ventilado nos bastidores, mas que desta vez se mantém como uma incógnita, é do empresário e ex-deputado estadual Marcio Pauliki. O empresário, que chegou a liderar a disputa eleitoral antes do primeiro turno em 2020, acabou sendo superado por Elizabeth e Mabel e, logo após a eleição, já tinha revelado sua 'aposentadoria' das disputas pelo Poder Executivo. A posição foi confirmada posteriormente em entrevistas e conversas com apoiadores. Mas nos bastidores, alguns grupos e partidos mantêm as articulações no intuito de 'puxar' Pauliki para o tabuleiro eleitoral.

GALERIA DE FOTOS

  • Marcelo Rangel, ex-prefeito de Ponta Grossa.
    Marcelo Rangel, ex-prefeito de Ponta Grossa.
  • Guilherme Mazer, co-vereador em Ponta Grossa.
    Guilherme Mazer, co-vereador em Ponta Grossa.
  • Daniel Milla, vereador em Ponta Grossa.
    Daniel Milla, vereador em Ponta Grossa.
  • Filipe Chociai, vereador e presidente da Câmara.
    Filipe Chociai, vereador e presidente da Câmara.
  • Sergio Gadini, professor universitário.
    Sergio Gadini, professor universitário.
  • Ricardo Zampieri, ex-vereador de Ponta Grossa.
    Ricardo Zampieri, ex-vereador de Ponta Grossa.
  • Plauto Miró Guimarães Filho, ex-deputado estadual.
    Plauto Miró Guimarães Filho, ex-deputado estadual.
  • Marcio Pauliki, ex-deputado estadual.
    Marcio Pauliki, ex-deputado estadual.
 

Articulações

Oficialmente, a definição das candidaturas a prefeito ocorrem apenas em meados de maio de 2024, após as definições partidárias, alianças de grupos e as convenções. Até lá, os articulistas e marqueteiros de plantão ficam de olho no termômetro eleitoral, medido com as pesquisas junto aos eleitores e cujos resultados dependem de muitos fatores, dentre eles, especialmente, o desempenho dos governos municipal, estadual e federal daqui até o pleito eleitoral.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE