Implantação de radares em PG acirra debate entre vereadores | aRede
PUBLICIDADE

Implantação de radares em PG acirra debate entre vereadores

Joce Canto (PSC) criticou demora da Prefeitura em repassar informações pedidas pelo Legislativo; Júlio Küller (MDB), líder do governo, ressaltou estudos técnicos feitos pelo Poder Executivo

VÍDEO
Vereador chamou reclamações recentes sobre o assunto de "gritaria" | Autor: Câmara Municipal PG

Sebastião Neto

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Um dos assuntos que movimentou a sessão da Câmara Municipal de Ponta Grossa nesta segunda-feira (28) foi a discussão sobre a implantação de radares em dezenas de vias do município desde o início deste ano. A pauta foi levantada após a vereadora Joce Canto (PSC) criticar a Prefeitura por pedir uma prorrogação de prazo para informar detalhes sobre a operação dos equipamentos de fiscalização na cidade, solicitação essa feita pela parlamentar no mês passado.

“Nosso pedido de informações busca entender quais foram os critérios técnicos para a instalação dos radares e também um parecer sobre a quantidade de equipamentos e quantos deles já estão funcionando, mas a Prefeitura pediu dilação de prazo. O Poder Executivo não possui essas informações?”, questiona a parlamentar da oposição.  Joce ainda destacou que busca saber se a instalação dos equipamentos impactou positivamente na redução de acidentes e também fez uma brincadeira: “Já que estamos comemorando os 200 anos, será que Ponta Grossa está indo rumo aos 200 radares?”, indagou.

Na sequência, o líder do governo Julio Küller (MDB) rebateu as colocações da vereadora Joce e destacou que o município possui sim informações detalhadas sobre o funcionamento dos radares. “Pedir dilação [prorrogação] de prazo não é negar informação, posso te garantir que todos os estudos técnicos foram realizados antes da instalação dos radares”, aponta Küller, que ainda fez duras críticas a quem faz reclamações sobre a presença da fiscalização no município.

“Quem não gosta de radar tem problema com o trânsito, essas falas de ‘indústria da multa’ e coisas do tipo não fazem nenhum sentido. O município buscou diversas alternativas como redutores e lombadas, mas muitas vezes nós nos conscientizamos apenas quando pesa no bolso”, rebate o vereador, que ainda se comprometeu a pedir rapidez nas informações pedidas pela oposição.

Funcionamento

Outra colocação feita pelo líder do governo e que causou polêmica foi a de que, segundo Küller, “a maioria dos radares está em fase de teste, eles não estão multando”. O parlamentar ainda destacou que, para funcionar, os equipamentos precisam contar com toda a sinalização necessária e prevista em Lei Municipal. “Não há necessidade dessa gritaria”, completou o medebista. Clique no player acima e confira a fala do vereador durante a sessão desta segunda.

Procurada para esclarecer as declarações dos vereadores e também informar real número de radares em funcionamento, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa não se manifestou até o fechamento desta reportagem.

HISTÓRICO

Instalação de radares começou em 2022

Depois de ficar alguns meses sem nenhum equipamento de fiscalização deste tipo em Ponta Grossa, a cidade passou a receber novos radares em dezembro de 2022, após processo licitatório vencido pela empresa Splice Industria e Comercio e Serviços Ltda., localizada em Votorantim (SP). No contrato firmado naquela oportunidade, a licitação previa a implantação de 80 faixas de fiscalização eletrônica de velocidade, mais 40 faixas detectoras de velocidade, fiscalizadoras de avanço do sinal vermelho e parada sobre faixa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE