Guiarone pede cassação do ‘colega’ Cieslak na Câmara de PG | aRede
PUBLICIDADE

Guiarone pede cassação do ‘colega’ Cieslak na Câmara de PG

Vereador que foi chamado para substituir Cieslak após afastamento pedido pela Justiça solicitou cassação do colega de partido nesta terça

Pedido foi entregue à área júridica da Câmara Municipal
Pedido foi entregue à área júridica da Câmara Municipal -

Sebastião Neto

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O vereador Sargento Guiarone (PRTB) protocolou no fim da tarde desta terça-feira (29) um pedido de cassação contra o próprio colega de partido, Celso Cieslak, que está afastado cautelarmente pela Justiça após ser alvo de Operação Pactum do Ministério Público (MP) e do Gaeco no Paraná. Guiarone, inclusive, voltou ao Legislativo de Ponta Grossa no mês de junho justamente para substituir Cieslak - após a Câmara Municipal cumprir o afastamento determinado pelo Poder Judiciário.

O pedido feito pelo vereador deve ser analisado pelos colegas de Legislativo e, posteriormente – em caso de aprovação, uma Comissão será aberta para investigar o caso e emitir um relatório sobre o pedido de cassação ou o arquivamento do caso envolvendo o parlamentar. Cieslak está sendo investigado em um processo que apura possíveis fraudes em licitações no município de Ponta Grossa e também em outras cidades, assim como uma suposta proposta envolvendo suborno ao vereador Geraldo Stocco (PV) durante as investigações da CPI da Saúde em Ponta Grossa.

O Portal aRede e o Jornal de Manhã tiveram acesso ao pedido feito por Guiarone, que destaca os indícios já apresentados pelo MP e também as graves suspeitas de abuso de poder que teriam sido cometidas pelo parlamentar. “O mesmo cometeu ato de abuso do seu cargo para obter vantagens patrimoniais para si, o que é inconsistente com o Decoro Parlamentar e suas prerrogativas”, destaca o pedido.

Procurada pela reportagem, a defesa de Celso Cieslak recebeu com surpresa a informação sobre o pedido de cassação. “Trata-se de uma ação prematura, que com todo respeito ao vereador não deve possuir qualquer fundamento jurídico. Estamos falando de uma investigação em andamento e que corre em segredo de Justiça, ou seja, que tipo de informação pode embasar este pedido feito pelo parlamentar?”, questiona o advogado Alexandre Bührer.

Bührer ainda esclareceu que pedirá na Justiça a restituição do cargo de Cieslak na Câmara Municipal tão logo as investigações da Operação Pactum sejam encerradas. “Tivemos uma mudança importante, que foi o fato do Ministério Público se declarar incompetente para a ação e o processo estar agora no Tribunal de Justiça do Paraná. A dinâmica dos trabalhos se altera, mas o pedido será feito”, explica o advogado, que ainda confirmou o pedido de restituição dos bens do vereador que foram apreendidos.

NOVA POLÊMICA

Cassação seria segunda mudança na vaga do PRTB

Uma eventual cassação de Cieslak representaria uma segunda mudança definitiva na vaga do Partido Republicano Trabalhista Brasileiro (PRTB) na Câmara Municipal de Ponta Grossa. A primeira foi logo no ano inicial da atual legislatura, em 2021, quando Valter José de Souza (Valtão) estava sendo investigado pela ‘Operação Saturno’ e pediu renúncia ao cargo durante as investigações de uma Comissão que havia sido aberta pela Casa de Leis. Na última semana, inclusive, o processo que envolvia o ex-parlamentar foi arquivado pela Justiça.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE