1ª Transforma Agro inicia nesta terça com diversas atrações em PG | aRede
PUBLICIDADE

1ª Transforma Agro inicia nesta terça com diversas atrações em PG

Evento terá várias atividades, além de espaços para passeio de balão e helicóptero e áreas de gastronomia

Atividades acontecerão no Centro de Eventos e Centro Agropecuário
Atividades acontecerão no Centro de Eventos e Centro Agropecuário -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Acontece nesta terça-feira (19), a partir das 10h, no Centro Agropecuário e Centro de Eventos de Ponta Grossa, a abertura da 1ª Transforma Agro Paraná, evento promovido pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), em parceria com o Instituto Paraná Tecnologia e Metrologia. O evento, que vai até o próximo domingo (24), terá foco no agronegócio, com a realização de mais de 80 palestras, além de congressos e workshops, mas também terá uma série de outras atrações para o público geral como parque de diversões, passeios de balão e helicóptero, apresentações artísticas e culturais E espaço das microcervejarias.

De acordo com a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD), o evento tem como principal objetivo impulsionar cada vez mais o desenvolvimento econômico, social e cultural de Ponta Grossa e região. “A Transforma Agro terá foco no agronegócio, com a realização de palestras, debates e apresentação das principais inovações do segmento. Mas, além disso, o evento pretende também envolver a comunidade dos Campos Gerais com atrativos para toda a família”, disse a prefeita.

Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Costa, 200 expositores de vários segmentos já confirmaram presença no evento. “São empresas, entidades de classe, associações, cooperativas, e instituições financeiras, de ensino e tecnologia, que estarão integrando a feira e divulgando seus produtos e serviços”, explicou. O evento terá uma série de atrativos para o público, como praça de alimentação, espaço 'Sabores dos Campos Gerais' e a 'Cozinha Show'. “Esses espaços estarão à disposição das famílias proporcionando uma grande experiência gastronômica e culinária”, destacou Costa.

Cada espaço terá uma característica diferente. Na praça de alimentação, os visitantes poderão saborear todo tipo de lanche, refeições rápidas, além de pratos e bebidas típicas da região. Na 'Cozinha Show' o público poderá acompanhar a elaboração de receitas de pratos regionais feitos com produtos da nossa agricultura familiar. Já no espaço 'Sabores dos Campos Gerais', estarão à disposição do público produtos da agricultura familiar com diversos produtos como doces, queijos, vinhos, geleias, embutidos, entre outros.

Maltaria Campos Gerais

Uma das atrações do evento será o espaço destinado à Maltaria Campos Gerais. No local, que tem 48 metros quadrados, a maltaria demonstrará aos visitantes o processo de fabricação da cerveja “do Campo ao Copo”. Haverá palestras técnicas sobre o plantio e o mercado da cevada, mostrando a capacidade de produção que o Paraná possui. Dessa forma, os visitantes conhecerão a importância da produção de matérias-primas essenciais para a indústria da cerveja.

Microcervejarias e Turismo

As microcervejarias terão uma participação especial na 1ª Transforma Agro Paraná. Com um espaço próprio, as cervejarias demonstrarão o potencial de Ponta Grossa nesse segmento, com cervejas artesanais de alta qualidade, com sabores e estilos únicos. Nesse espaço estarão presentes as microcervejarias Koch, El Patron e Oak.

Os atrativos turísticos da região também terão uma participação importante durante o evento. No espaço destinado ao turismo dos Campos Gerais, os visitantes poderão conhecer as atrações turísticas, a cultura, a gastronomia e a rede hoteleira, fomentando o turismo de Ponta Grossa e dos demais municípios.

O espaço destinado ao turismo tem o apoio e a coordenação da Secretaria Municipal de Turismo de Ponta Grossa, Secretaria de Turismo do Estado do Paraná, Adetur, Convention Bureau e Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).

Agricultura e pecuária

Outro atrativo para o público serão as exposições de ovinos e bovinos, com mais de mil animais de várias raças. Durante a 1ª Transforma Agro Paraná haverá venda de matrizes e reprodutores de várias raças e julgamento por juízes especializados. Haverá também o pavilhão da agricultura familiar chamado 'Sabores dos Campos Gerais', espaço dedicado a produtores familiares com diversos produtos como doces, queijos, vinhos, geleias, embutidos, entre outros.

Os setores da Indústria e do Comércio também terão um espaço para expor produtos e serviços diversos. Os stands terão a presença de empresas especializadas em vários segmentos da economia, prestando informações e serviços relacionados a diversos setores. O espaço conta com o apoio da Fecomércio, do Sindilojas, SENAC e Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg).

Hackathon

A Transforma Agro Paraná estará realizando também um Hackathon, que será realizado em 19 e 20 de setembro na Arena Transforma Agro, no Centro de Eventos e Centro Agropecuário de Ponta Grossa. A ação, que está sendo realizada pela Prefeitura de Ponta Grossa, através do Vale dos Trilhos, com a coordenação do Sebrae, é voltada a estudantes universitários da região.

Todos os grupos apresentarão seus pitchs para a banca de julgamento que será realizada dia 20, das 19h às 20h. Os estudantes envolvidos receberão um certificado de participação, e as três equipes que apresentarem os melhores projetos serão premiadas.

Mostra de startups

A 1ª Transforma Agro Paraná terá também uma mostra de startups com soluções para o agronegócio. O evento será realizado de 19 a 22 de setembro na Arena Transforma Agro, Todas as startups participantes farão seus pitchs para apresentar as soluções no stand do Sebrae, além de estarem disponíveis no espaço de startups.

Assembleia Legislativa Itinerante

A 1ª Transforma Agro Paraná também terá a presença da 'Assembleia Itinerante', projeto da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) que visa proporcionar uma aproximação maior da população com o Poder Legislativo e as atividades parlamentares. Durante o encontro, que vai acontecer no dia 22, às 18h, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), o primeiro-secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), e deputados estaduais que representam a região receberão entidades do agronegócio, entidades de classe e membros da sociedade civil organizada para ouvir demandas e reivindicações.

No decorrer das atividades, um documento com as sugestões da região será recebido pela Assembleia Legislativa. Ainda de acordo com a programação, personalidades de destaque na sociedade de Ponta Grossa e dos Campos Gerais receberão diplomas de menção honrosa da Assembleia Legislativa.

Além da participação dos deputados estaduais, o evento deve contar com a presença de representantes do governo do Estado, de lideranças políticas dos municípios da região e de representantes da sociedade civil organizada. A equipe de comunicação da Alep fará entradas ao vivo do evento, com entrevistas de lideranças e autoridades, com transmissão nas redes sociais e TV Assembleia.

Com informações: assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE