Radares de PG aplicaram quase 50 mil multas até o fim de julho | aRede
PUBLICIDADE

Radares de PG aplicaram quase 50 mil multas até o fim de julho

Números foram divulgados por um relatório enviado pela Prefeitura Municipal à Câmara, após pedido da vereadora Joce Canto; debate sobre o assunto segue intenso no Legislativo de Ponta Grossa

Radar localizado na avenida Carlos Cavalcanti (foto) é o 'campeão' de multas
Radar localizado na avenida Carlos Cavalcanti (foto) é o 'campeão' de multas -

Sebastião Neto

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Um levantamento realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa, a pedido da Câmara Municipal, mostra que quase 50 mil multas de trânsito foram aplicadas pelos radares instalados no município de 29 de dezembro de 2022 até 31 de julho deste ano. Os números somam as infrações flagradas pelos mais de 40 radares ativos na cidade por excesso de velocidade (34,8 mil multas), parada na faixa de pedestre (2,4 mil infrações) e também avanço de sinal vermelho (12,2 mil notificações).

“Não sou contra os radares, porém sou a favor do bom senso e gostaria que estes equipamentos tivessem caráter educativo e não punitivo com vistas a arrecadação de recursos”, explica a vereadora Joce Canto (PSC), parlamentar que realizou o pedido de informações ao Poder Executivo. Por outro lado, a Prefeitura, na documentação enviada ao Legislativo, se manifestou argumentando que os radares “incentivam os motoristas a aderirem aos limites de velocidade estabelecidos, evitando a prática de excessos que frequentemente resultam em acidentes graves”, enfatizou o documento enviado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP).

Falando em acidentes, o relatório da Prefeitura, que apresenta dados que teriam sido enviados pelo 2º Grupamento de Bombeiros (2º GB), apontam para um aumento no número de acidentes sem vítimas e uma estabilidade nos índices de colisões com vítimas. O documento aponta que, em 2022, teriam ocorrido 296 acidentes sem vítimas e 1759 acidentes com vítimas, enquanto que, nos sete primeiros meses deste ano, ocorreram 247 colisões sem vítimas e 1163 acidentes com vítimas.

DEBATE

Na visão de Joce, os números apresentados no relatório mostram que a instalação dos radares, na visão dela, não surtiram o efeito proposto pelo município. “Os radares, até o momento, não contribuíram para a redução do número de acidentes conforme números do Corpo de Bombeiros. Protocolei na casa de leis um projeto que visa dar um enfoque educativo aos equipamentos e de respeito ao cidadão”, destaca a vereadora.

Por outro lado, o documento da SMCSP defende que os equipamentos auxiliam também no diagnóstico sobre o trânsito na cidade. “Os radares são um componente fundamental das estratégias de prevenção de acidentes, pois permitem a identificação de áreas de alto risco, onde a incidência de colisões e infrações é mais elevada”, aponta a justificativa, que ainda ressalta que os dados são utilizados para estudos e avaliações sobre possíveis obras e alterações no trânsito de Ponta Grossa.

OS ‘CAMPEÕES’

Entre todos os equipamentos instalados no Centro e em diversos bairros da cidade, um deles é, de longe, o que mais multou motoristas infratores: o radar localizado na ‘subida’ da avenida Carlos Cavalcanti, próximo ao 13º BIB e instalado pouco antes do acesso à avenida Siqueira Campos. No local, a velocidade máxima é de 40 quilômetros por hora e, segundo os dados enviados pela Prefeitura, 7.897 multas foram aplicadas para condutores que passaram acima deste limite entre janeiro e julho de 2023.

Já no caso do avanço de sinal vermelho, o cruzamento ‘campeão’ de multas está entre a avenida Dom Pedro II e a rua Alto Paraná, no bairro da Nova Rússia: de março a julho deste ano, 2081 motoristas cometeram este tipo de infração no local - que fica próximo a um shopping center da região. No Centro, por sua vez, está o cruzamento com o maior número de infrações de parada na faixa de pedestre: foram 934 multas aplicadas pelo equipamento instalado na rua Augusto Ribas – esquina com a rua Dr. Colares.

MAIS 18 RADARES

Além dos equipamentos já em operação, o relatório da Prefeitura ao Legislativo confirma que outros 18 radares já foram instalados e aguardam os testes e homologações do Inmetro para começarem a funcionar: os novos radares estão localizados em avenidas importantes de Ponta Grossa, como João Manoel dos Santos Ribas e Siqueira Campos, além de cruzamentos em bairros como Jardim Carvalho, Nova Rússia, Estrela e Contorno, juntamente com novos pontos no Centro de Ponta Grossa.

RADARES QUE MAIS APLICARAM MULTAS EM PG

EXCESSO DE VELOCIDADE

Av. Carlos Cavalcanti (acesso à av. Siqueira Campos)        7897

Rua Rio Cavernoso (Contorno Leste)       4798

Av. Visconde de Mauá (sentido Oficinas-Centro) 2820

AVANÇO DE SINAL

Av. Dom Pedro II (esquina com R. Alto Paraná)   2081

Av. Carlos Cavalcanti (esquina com D. Geraldo Pellanda) 1938

Rua Augusto Ribas (esquina com Dr. Colares)      1776

PARADA NA FAIXA DE PEDESTRE

Rua Augusto Ribas (esquina com Dr. Colares)      934

Rua Francisco Ribas (esquina com Francisco Búrzio)   360

Av. D. Geraldo Pellanda (esquina com. Carlos Cavalcanti)               208

TOTAL:

Excesso de Velocidade: 34.890

Avanço de Sinal: 12.259

Parada na Faixa: 2.431

Total: 49.580 multas

Com informações de assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE