Jocelito acredita na elegibilidade e mira Prefeitura em 2024 | aRede
PUBLICIDADE

Jocelito acredita na elegibilidade e mira Prefeitura em 2024

Em entrevista exclusiva ao Portal aRede, ex-prefeito de Ponta Grossa analisa o atual cenário político e projeta a próxima eleição

Jocelito Canto, ex-deputado estadual do Paraná
Jocelito Canto, ex-deputado estadual do Paraná -

Sebastião Neto

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com os bastidores da política ponta-grossense a todo o vapor, já dê olho nas ‘Eleições de 2024’, o Portal aRede conversou nesta sexta-feira (29) com o ex-prefeito de Ponta Grossa Jocelito Canto (PSDB). Apesar de no momento estar inelegível – isso pode mudar com a votação da ‘Minirreforma Eleitoral’, que tramita no Senado Federal, a liderança é um dos nomes fortes nos bastidores.

Durante o bate-papo, Jocelito falou sobre o seu atual momento, onde ele busca reverter a situação do seu mandato como deputado federal – ele perdeu o cargo após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, falou sobre a possibilidade de futuramente se tornar um dos nomes para assumir a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG).

Jocelito ainda enalteceu o crescimento da cidade, as melhorias que ele acredita serem necessárias na Saúde, além da possibilidade de ele continuar ou não no Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Confira abaixo a entrevista na íntegra no quadro ‘De olho nas Eleições 2024’ – para assistir o bate-papo clique aqui.

Liderança política é uma das influentes nos bastidores de Ponta Grossa
Liderança política é uma das influentes nos bastidores de Ponta Grossa |  Foto: Arquivo/aRede.
 

Portal aRede: Muito obrigado por aceitar o nosso convite, Jocelito. Antes de mais nada, gostaria de saber como o senhor observa o cenário atual para uma possível disputa eleitoral em 2024, onde o seu nome é colocado para concorrer ao cargo de prefeito? Como o senhor se sente, especialmente depois da grande votação para deputado federal nas últimas eleições?

Jocelito Canto: Quando você está sendo chamado, é convocado pelas sondagens que estão sendo realizadas, evidentemente é um prestígio da população. Quanto a candidatura, se Jocelito vai ser candidato, a Mabel vai ser candidata, enfim, como é que o grupo dos ‘Canto’ que o pessoal fala vai se resolver nas próximas eleições, eu, particularmente, estou aguardando o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que ainda está com o caso referente ao meu mandato de deputado federal. Se o Supremo definir a meu favor, eu assumo o mandato que pertence a Ponta Grossa e aos Campos Gerais e não serei candidato (à prefeitura). Porque aí não tem dúvida, eu tenho que cumprir aquilo que o povo me mandou, me deu por direito. Tenho dois recursos ainda e vou lutar meu mandato de deputado. Agora, se eu não vencer o recurso, estarei. A nova lei vai ser votada na próxima semana e eu posso ser beneficiado, estarei elegível e me coloco à disposição, isso se a população assim quiser, me chamar. Porém, caso não recupere o cargo de deputado e continuar inelegível, jamais vou concorrer Sub Judice novamente, nunca mais.

aRede: Falando agora sobre a cidade, como o senhor enxerga o atual momento de Ponta Grossa e também quais devem ser as prioridades, seja para a atual gestão ou para a próxima, que inicia em janeiro de 2025?

Jocelito: Nossa cidade vive um momento histórico, bonito e também com o crescimento da sua arrecadação. É uma cidade que vai sozinha, se assim podemos dizer, já entrou nos trilhos e o trem está andando em alta velocidade, uma velocidade que só cresce. Ponta Grossa está se agigantando graças as coisas boas que vêm lá de trás, o processo de industrialização que mudou a cara, a perspectiva da cidade, atraiu grandes investimentos e eu me incluo nisso. Fui o prefeito que mais industrializei Ponta Grossa, num ciclo que iniciamos em 1997.

Como eu disse, a cidade tem coisas boas, importantes que aconteceram nos últimos anos, mas também tem coisas que eu entendo que não estão corretas. Por exemplo, a saúde: para mim, a saúde está vivendo um momento muito ruim porque erros foram cometidos. Além da saúde, há alguns aspectos ainda, mas no geral a cidade anda tranquila, ela está preparada para continuar crescendo. É importante também que o prefeito ou prefeita que assumir discuta mais com a população, ele precisa participar do dia a dia da cidade, não se pode tomar decisões fechadas no gabinete, a população tem que participar. Seja o empresário, o trabalhador, as pessoas que estão nos bairros, enfim, entendo que tem algumas coisas que precisam mudar para que a cidade continue nesse bom caminho que anda.

aRede: Falando nisso, o senhor foi, enquanto prefeito, muito presente nos bairros. É uma marca que continuará em caso de um novo mandato?

Jocelito: Eu, quando prefeito, tinha um gabinete móvel, uma van plotada escrita gabinete do prefeito; não tinha o nome, era gabinete do prefeito. Eu andava toda manhã nos bairros, conversava com a população, ia ao Pronto Socorro todo dia, no Hospital da Criança, sempre para ver o que estava acontecendo. Tinha dificuldades na época porque tinha pouca arrecadação, mas fazia o possível. Então, a minha ideia é que preciso andar com o povo, caminhar com o povo para errar menos, conversar com as entidades para discutir o que é melhor para a cidade. União é a palavra-chave. Sempre fui o cara do bairro, é aquela história que eu digo, tem gente que é popular e tem gente que é populista. Eu nunca fui populista, mas sempre fui popular. Continuo andando nos bairros, falando com o povo, continuo no meu jeito, andando nos bairros e independente de campanha. Então é isso que preciso fazer, porque o povo quer que o prefeito ande, caminhe, sofra, resolva os problemas. Essa é minha marca e que certamente, se um dia voltar para a prefeitura, será novamente.

aRede: Agora falando da questão eleitoral, o senhor neste momento está filiado ao PSDB. Caso seja viável a candidatura no ano que vem, quais são as possibilidades do ponto de vista partidário?

Jocelito: Hoje, a deputada Mabel Canto é a líder do partido aqui na região, o PSDB está sob o comando dela; o Podemos está sob o comando da vereadora Joce Canto, ou seja, cada uma está em um partido e o comando é das duas. Estive em Brasília com a Renata, presidente do Podemos, e também conversamos com a presidente do PT, a Gleisi, que é minha amiga de anos. Eu converso com todo mundo, mas só vou decidir minha situação a partir da decisão do Supremo. Tenho convite de outros partidos, mas a partir da decisão do Supremo eu tomo a decisão da minha vida. Se eu perder tudo não tenho mais o que fazer, eu encerro a carreira daí.

Neste momento permaneço no PSDB, até porque se eu sair perco o direito de assumir se ganhar o processo, perco o mandato, então eu tenho que permanecer no partido. É como eu venho reforçando: se ganhar eu vou assumir o meu mandato, porque é o mandato que o povo me deu nas urnas e é importante termos mais deputados da região.

aRede: Para fecharmos a nossa entrevista, pergunto ao senhor se, com a experiência adquirida nestes anos de vida pública, estaria preparado para um novo mandato na Prefeitura?

Jocelito: Eu fui prefeito com 31 anos, eu era um moleque, o prefeito mais jovem da história de Porta Grossa. Se for candidato no próximo mandato, ano que vem eu vou ter 60 e chegaria ao poder com 61, ou seja, 30 anos depois. Você imagina o que um cara aprende em 30 anos, né? Com metade da minha vida, no primeiro mandato, eu fui prefeito, e agora mais uma metade eu seria prefeito de novo, então a experiência é muito grande. Os erros que eu cometi no passado certamente eu não vou cometer porque eu não sou burro, né? Não posso cometer mais esses erros, tenho que acertar. Aprendi, cresci, mas não vou mudar meu jeito, o jeito do Jocelito é do cara popular, de andar, de conversar, pretendo fazer muitas coisas boas. Estou preparado, sempre estou preparado e estou à disposição da população. Quem decide quem é candidato é o povo, eu não decido nada. Na última eleição, eu tenho orgulho de conquistar esse patrimônio de votos, então como eu disse: primeiro eu vou lutar pelo mandato, mas se o povo me convocar para ser candidato, não tenha dúvida, nem que seja com meio partido, a metade de um partido, eu serei candidato.

Jocelito Canto busca na Justiça recuperar seu mandato de deputado federal
Jocelito Canto busca na Justiça recuperar seu mandato de deputado federal |  Foto: Arquivo/aRede.
 

Biografia

Jocelito Canto nasceu em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, e já foi prefeito de Ponta Grossa de 1997 a 2000 – na época, Jocelito foi eleito com 42% dos votos válidos, com mais de 54 mil votos nominais. Além de chefe do Poder Executivo, ele foi deputado estadual, com presença na Assembleia Legislativa em três momentos – 1995 a 1996; 2003 a 2011 (dois mandatos consecutivos). Nas últimas eleições, de 2022, Jocelito foi o deputado federal mais votado de Ponta Grossa. Entretanto, ele não assumiu o cargo após se tornar inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Jocelito é um dos nomes fortes da política ponta-grossense.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE