DAF se torna referência em caminhões de alta performance | aRede
PUBLICIDADE

DAF se torna referência em caminhões de alta performance

Neste ano em que completa 10 anos de operação no País, fabricante holandesa celebra a marca de mais de 10% de market share no segmento de pesados e 30 mil caminhões nas estradas brasileiras rumo a um futuro ainda mais promissor

Funcionários da fábrica da DAF, em Ponta Grossa, comemoram o aniversário da empresa
Funcionários da fábrica da DAF, em Ponta Grossa, comemoram o aniversário da empresa -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A DAF faz história no mundo há 96 anos com a liderança global em tecnologias e na fabricação de caminhões. Inovação, qualidade e eficiência são os alicerces que guiaram a companhia neste quase um século de existência às mais inteligentes soluções de transporte com alto valor para seus clientes. No Brasil, há 10 anos, a DAF já é destaque no mercado com caminhões altamente robustos, eficientes e confiáveis, definindo novos padrões em conforto, segurança e tecnologia de transporte. Este ano, está entre as três marcas que mais emplacaram caminhão Euro 6 e ficou, nos últimos 18 meses, na vice-liderança dos pesados, além de ampliar seu market share no segmento acima de quinze toneladas para 9,9% e, acima de 40 toneladas, para 13,8%.

Crescimento acelerado

Do anúncio da chegada ao País, em 2011, com a construção da fábrica em Ponta Grossa, e a produção do precursor XF105, a DAF deu um salto em desempenho para, dois anos mais tarde, iniciar a produção dos motores MX e do CF85, além de inaugurar um novo relacionamento comercial com seus clientes pelo Consórcio Nacional DAF. Ao lançamento do CF85 juntou-se a versão fora de estrada do robusto XF105, em 2017. O XF105 Off-Road despontou entre os clientes com alta performance, que cresciam em número e em reconhecimento.

Em 2019, para suportar o avanço da marca e da frota circulante, a PACCAR Financial desembarcou em Ponta Grossa para viabilizar ainda mais negócios para os clientes DAF e o moderno Centro de Distribuição de Peças da PACCAR Parts foi inaugurado para apoiar a distribuição de peças genuínas DAF, PACCAR e multimarcas TRP.

Com o novo DAF XF no ano seguinte e a Nova Linha DAF em 2021, a DAF seguiu assertivamente para incluir as tecnologias do Euro 6 no seu portfólio de produtos e estrear no segmento de semipesados com a versatilidade do CF Semipesado Rígido com motor de 7 litros. A consolidação da companhia como a fabricante que mais cresce no País veio neste ano em que comemora uma década de história, 30 mil caminhões fabricados e presença em 100% do território nacional com sua ampla Rede de Concessionárias.

“Desde o início, nossa meta é replicar na DAF Brasil o modelo de negócio bem-sucedido da DAF na Europa e também do know-how mundial que temos como grupo PACCAR, que ganhou o respeito do mercado como uma marca realmente séria, robusta e com alta capacidade financeira e excelência em serviços premium. O respaldo da PACCAR em todos os seus negócios garante, há 86 anos, o pagamento ininterrupto dos dividendos aos acionistas. Com essa segurança, assumimos a missão de construir uma nova história para o transporte de cargas no Brasil, e, para isso, priorizamos em nosso plano de negócios as melhores vantagens econômicas e operacionais para os transportadores e condutores. E agora, uma década depois, escrevemos somente o primeiro capítulo de nossa longa jornada com o País”, comenta Lance Walters, Presidente DAF Brasil.

Da pequena oficina DAF para o mundo

Fundada em 1º de abril de 1928 pelos irmãos Hub e Wim van Doorne, a Doorne’s Aanhangwagen Fabriek N.V. (DAF Trucks N.V), em pouco tempo, tornou-se palco para o anseio dos irmãos van Doorne por soluções eficientes que revolucionaram a indústria com novas referências e padrões. A pequena oficina de implementos evoluiu rapidamente para, em 1949, produzir o primeiro chassi de caminhão. No ano seguinte, com uma nova empresa criada, fabricavam chassis de 3,5 e 6 toneladas e, logo depois, seus próprios motores, sendo a primeira montadora de caminhões da Europa a aplicar turbo em propulsores diesel.

Entre os principais marcos dos van Doorne estão o lançamento do primeiro carro equipado com câmbio CVT do mercado, em 1950; a criação, em 1973, do turbo com intercooler, tecnologia inovadora que se mostrou indispensável para emitir gases menos poluentes; e, em 1994, o conceito da cabine Super Space, que definiu novos padrões em tamanho e conforto.

Em 1996, a DAF integrou o Grupo PACCAR - líder global em tecnologia nas áreas de design, fabricação e suporte ao cliente no segmento de caminhões de primeira linha de portes leve, médio e pesado. O Grupo também é detentor das marcas Kenworth e Peterbilt. Com a união, a DAF expandiu sua força pelos quatro continentes como umas das líderes no mercado europeu de caminhões oferecendo um amplo portfólio de produtos e serviços premium mundialmente reconhecidos e premiados.

No País, a DAF Caminhões chegou em 2011 com o início da construção da primeira fábrica da marca fora do continente europeu para produzir e comercializar caminhões premium. “A fábrica foi construída em dois anos, um tempo recorde, o que gerou credibilidade e visibilidade à marca. Apesar do cenário desafiador na época e uma indústria de caminhões já consolidada, mostramos, ano após ano, com resultados, quem era a marca DAF. Trabalhamos com dedicação, simplicidade e proximidade, conforme nosso DNA, e tudo que prometemos foi cumprido. Lançamos o nosso primeiro caminhão em 2013. Em 2015, com uma equipe comercial, administrativa e de pós-vendas fortalecida, marcamos nosso posicionamento, lançamos produtos anualmente e despontamos no mercado, em 2020, com a Nova Linha DAF e, neste ano, com os modelos DAF Euro 6”, explica Luis Gambim, Diretor Comercial DAF Brasil.

Estratégia e liderança para o futuro

A estratégia nacional de negócio da DAF é pautada nos diferenciais exclusivos dos seus produtos: melhor custo-benefício no ciclo de compra, alta disponibilidade, robustez mecânica, baixo custo operacional e qualidade premium nos serviços oferecidos aos clientes. “Essas características estão presentes na estratégia de negócio da DAF, do planejamento à execução do produto. Hoje, somos referência em conforto, eficiência, segurança e economia com produtos e serviços dedicados à alta performance dos consumidores, estabelecendo novos padrões e conceitos de qualidade para os segmentos de semipesados e pesados. Por tudo isso, nos orgulhamos, há 10 anos, de entregar caminhões amplamente elogiados por nossos clientes”, exalta Gambim.

O planejamento robusto e de longo prazo com o País fortaleceu a estruturação da DAF para superar as adversidades do mercado nos últimos anos e, assim, continuar em seu plano de crescimento tanto em participação de mercado quanto em volume. Em 2022, como resultado dos investimentos contínuos e do foco prioritário no cliente, vendeu acima do projetado para toda a operação brasileira. Isto representa que, em apenas dois anos, a fabricante comercializou o mesmo volume da Nova Linha DAF registrado pelos antecessores, DAF XF105 e CF85, em sete anos.

Neste ano em que comemora uma década de operação no Brasil, a DAF se consolida também como uma das principais marcas de caminhões do mercado e uma das fabricantes que mais crescem no País. Em junho de 2023, bateu a marca histórica de 30 mil caminhões fabricados, além de avançar 18,2% em vendas no primeiro semestre em relação ao acumulado no período em 2022 - mesmo em um momento de retração do setor.

Crescendo em um patamar acima do mercado neste ano, a companhia projeta aumentar em 15% a produção. Para isso, expande a participação da marca com uma estrutura de serviços cada vez mais robusta, além de aumentar a capacidade de atendimento e a qualificação dos profissionais. “Estamos investindo muito em pós-venda, marketing, na área administrativa e de vendas alinhados a uma nova cultura focada nos próximos desafios para competirmos de igual para igual com os grandes players que já estão há décadas no mercado brasileiro. Continuaremos com nosso plano de expansão de lançamento de produtos para os próximos anos, inclusive com a ampliação de fábrica para suportar o crescente volume de vendas. E, a partir daí, poderemos suportar a exportação para a América Latina, ou seja, nossa fábrica em Ponta Grossa passará a ser o hub de exportação para o continente”, ressalta Gambim.

O cliente sempre em primeiro lugar

Ao longo desta última década, a DAF se consolidou no País, sendo reconhecida pela qualidade, robustez e baixo custo operacional, pilares de seu DNA. A empresa segue o direcionamento de sempre ouvir seus clientes e entender suas necessidades para entregar o melhor e o mais adequado produto a cada tipo de operação. Confiabilidade, economia de combustível, conforto e atendimento premium de pós-venda, com o padrão mundial PACCAR, são alguns dos motivos que fazem da DAF a fabricante que mais cresce no País. O relacionamento de confiança com seus clientes é prioridade desde que desembarcou no Brasil. Por isso, seus investimentos contínuos são focados no atendimento e suporte de alta qualidade, um dos grandes diferenciais da marca no mundo.

E é com base no relacionamento próximo com eles e na qualidade do seu portfólio de serviços que estabeleceu seus diferenciais competitivos. Todos os serviços oferecidos, desde a pré-venda, aquisição do caminhão e pós-venda, são pensados para atender às necessidades dos motoristas e são desenvolvidos pela perspectiva do cliente de experimentar o melhor atendimento e suporte da marca. Nestes 10 anos de operação, a DAF sempre foi reconhecida por ser muito próxima dos clientes, pois proporciona a eles a melhor experiência de ter um DAF.

O avanço registrado nessa primeira parte da história da DAF também passa metas de expansão e capilaridade da Rede DAF de concessionárias em importantes corredores logísticos do Brasil. A presença da marca nacionalmente garante segurança ao transportador em qualquer ponto da sua viagem. Em 2014, eram 15 concessionárias, hoje são quase 60 ativas.

A ampla e robusta cobertura dos serviços oferecidos por 16 grupos econômicos tem investimentos futuros para chegar a 68 concessionários e Lojas TRP até 2024. O crescimento sustentável da rede fortalece também a estrutura e a qualidade do pós-vendas, que ganhou novos investimentos em tecnologias, processos e treinamentos, dobrando a equipe de atendimento no último ano. A DAF tem capacidade instalada para aumentar a sua Rede para atender o forte crescimento e diversificação da frota circulante.

Dimensões continentais

Em 2011, quando a DAF chegou no Brasil, a construção de suas instalações - concluída em apenas dois anos -, superou em mais de duas vezes o tamanho da atual planta holandesa. O terreno de Eindhoven, na Holanda, tem cerca de 1 milhão de m², abrigando a sede principal da DAF, o Centro de Design e as atividades de pesquisa e desenvolvimento. Já os investimentos de US$ 320 milhões para a construção da fábrica brasileira fizeram do complexo localizado no trecho urbano da PR-151, na cidade de Ponta Grossa (PR), um dos mais modernos do mundo e a maior unidade fabril da PACCAR, com 2,3 milhões m2 de terreno e 270 mil m2 de planta.

Aposta brasileira

O Brasil é um mercado estratégico para a DAF devido ao potencial ambiente de negócios e de crescimento para a companhia. Para atender uma frota circulante cada vez maior e mais diversificada, DAF fortalece a capacidade instalada de sua rede de concessionárias em 100% do território nacional. Hoje, são quase 60 concessionárias e, até 2025, com mais inaugurações previstas, o plano de expansão entrará em uma segunda fase. “Em 10 anos, conseguimos sanar qualquer dúvida que o mercado poderia ter em relação à credibilidade da DAF. Quando eu falo credibilidade, não é apenas sobre o produto, mas também a capacidade de implantar os investimentos necessários para a sustentabilidade da marca. Em apenas uma década, a DAF já é protagonista de um futuro muito promissor. Esse é só o começo”, conclui o executivo.

Sobre o Grupo PACCAR

A PACCAR é líder global em tecnologia, design, produção e atendimento ao cliente para caminhões leves, médios e pesados, de alta qualidade, sob as marcas Kenworth, Peterbilt e DAF. A PACCAR também projeta e produz motores avançados a diesel e elétricos, fornece serviços financeiros e de tecnologia da informação e distribui peças para caminhões relacionadas a seus principais negócios. As ações da PACCAR são negociadas no mercado Nasdaq GlobalSelect, com o símbolo PCAR.

Informações: Assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE