Paciente de PG destaca tratamento alternativo com a cannabis | aRede
PUBLICIDADE

Paciente de PG destaca tratamento alternativo com a cannabis

Bruno Vinicius Fornazari, de 28 anos, é morador da cidade e fala sobre os benefícios após o início do tratamento; tema é debatido na Câmara Municipal

Controller financeiro ressalta melhoria significativa na qualidade de vida
Controller financeiro ressalta melhoria significativa na qualidade de vida -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Enquanto a Câmara Municipal discute a possibilidade do fornecimento gratuito do tratamento com a cannabis medicinal em Ponta Grossa, um paciente do município destaca a importância do tratamento para a sua qualidade de vida. Bruno Vinicius Fornazari, de 28 anos, é controller financeiro e conta que os efeitos iniciais do seu tratamento revelaram uma melhoria significativa na qualidade do sono, desencadeando uma cascata positiva de mudanças em sua vida.

"Os efeitos iniciais do meu tratamento começaram com uma melhora na qualidade do sono. Meu corpo e mente conseguiram relaxar, resultando em uma melhoria na qualidade do sono. Isso teve reflexos positivos no meu nível de estresse, desgaste físico e mental, já que a falta de sono adequado também afetava minha ansiedade", aponta.

Bruno também destaca que os benefícios foram mais qualitativos do que quantitativos, tornando difícil uma comparação direta. No entanto, para ele, a diferença foi tangível. "Parece que a ansiedade, que antes me fazia pensar incessantemente em tudo, ainda está presente, mas agora me traz um fluxo de pensamentos mais reflexivo, em vez de preocupante. Um exemplo interessante que compartilhei com minha noiva é que parece que o tratamento alterou minha perspectiva em relação à minha mente hiperativa", explica.

Bruno, que anteriormente dependia de antidepressivos, conseguiu deixar de usar medicamentos controlados com o acompanhamento do seu psiquiatra. Desde que iniciou o tratamento com o canabidiol, não teve mais crises de ansiedade nem episódios emocionais associados à depressão. "Enquanto os antidepressivos me faziam sentir 'dopado' e insensível emocionalmente, agora percebo que estou experimentando emoções de forma mais intensa, o que é ótimo!"

A vida de Bruno foi impactada positivamente pelo tratamento, que não apenas melhorou a qualidade do sono e reduziu a ansiedade, mas também trouxe de volta a intensidade das emoções. O canabidiol, segundo Bruno, devolveu-lhe a capacidade de sentir plenamente, proporcionando uma perspectiva renovada sobre a vida.

Possibilidades

Em comunicado, a Associação Brasileira de Cannabis Medicinal Alternativa destacou os benefícios e a vasta quantidade de tratamentos onde a cannabis pode ser utilizada. Para a Associação, o Brasil tem presenciado um crescimento notável na utilização de remédios derivados da cannabis medicinal, com a permissão da ANVISA. No ano de 2023, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária liberou mais de 66.159 autorizações. Até o momento, 14 estados do país já ratificaram leis que possibilitam a distribuição de cannabis medicinal pelo SUS.

É fundamental que os pacientes que consideram o uso de cannabis medicinal busquem a orientação de um médico qualificado e especializado nesse tipo de tratamento. O contato desses profissionais pode ser buscado, por exemplo, com as associações de cannabis medicinal. 

A Cannabis medicinal apresenta propriedades antitumorais e analgésicas, sendo estudada para o tratamento do câncer. Compostos como THC e CBD demonstraram eficácia no alívio de sintomas associados, como náuseas e dores crônicas. Em doenças neurológicas, como a epilepsia, os canabinoides, especialmente o CBD, mostram benefícios no controle de convulsões, e há estudos sugerindo um potencial papel neuroprotetor em condições como o Alzheimer.

Também há benefícios em doenças psiquiátricas, como o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), devido às propriedades ansiolíticas que auxiliam no gerenciamento da ansiedade e sintomas relacionados ao trauma. Além disso, em doenças musculares, como espasticidade muscular associada à esclerose múltipla, a Cannabis demonstra efeitos relaxantes musculares. Para condições inflamatórias, como a artrite, os compostos anti-inflamatórios da Cannabis, especialmente o CBD, podem proporcionar alívio. No contexto de distúrbios psicológicos, como ansiedade e depressão, a cannabis medicinal, principalmente o CBD, é reconhecida por suas propriedades ansiolíticas e antidepressivas, oferecendo uma possível opção terapêutica. Vale ressaltar que essas informações são baseadas em pesquisas, e o uso da cannabis medicinal deve ser supervisionado por profissionais de saúde devido à variabilidade de efeitos entre indivíduos.

Avaliação

Sandro Pozza, presidente e fundador da Associação Alternativa, destaca com satisfação os avanços sobre o tema em Ponta Grossa: "Os resultados positivos que observamos no tratamento dos nossos associados são verdadeiramente gratificantes. Tanto o Bruno como o Spa Med Pet - saiba mais neste link - recebem o óleo da Alternativa. Ao longo da jornada, testemunhamos melhorias significativas na qualidade de vida, refletidas não apenas nos aspectos físicos, mas também na saúde mental e emocional. Estamos comprometidos em oferecer suporte e alternativas terapêuticas que fazem a diferença real na vida daqueles que confiam em nossa associação", avalia.

As informações são de assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE