Tempo nublado frustra observação do eclipse em PG | aRede
PUBLICIDADE

Tempo nublado frustra observação do eclipse em PG

Ápice do eclipse acontece às 16h38, mas a densa camada de nuvens impede que o fenômeno seja observado em Ponta Grossa - apenas quem tiver a sorte (ou já teve) de estar em um lugar onde surgir alguma fresta poderá observar

Imagem capturada da sede do Portal aRede, em uma fresta entre as nuvens, às 15h57
Imagem capturada da sede do Portal aRede, em uma fresta entre as nuvens, às 15h57 -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A expectativa de acompanhar o eclipse parcial do Sol, na tarde deste sábado (14), em Ponta Grossa, foi frustrada por uma densa camada de nuvens, que deixa o dia nublado na cidade. Apesar da observação em Ponta Grossa não ser a melhor possível (o privilégio de ver o eclipse anular, em cerca de 90%, ficou restrito a municípios do Norte e Nordeste brasileiro) havia a esperança de poder observar esse raro fenômeno no céu. 

Quem conseguiu observar na cidade foi à base da sorte, nos pontos específicos onde alguma ‘fresta’ se formou entre as camadas de nuvem (algo que praticamente ocorreu apenas no início do fenômeno), como a reportagem do Portal aRede conseguiu flagrar às 15h57 (foto). Em Ponta Grossa, conforme informou o astrônomo amador Leonardo Rataieski Soares, o eclipse acontece das 15h45 às 17h45, com o ápice atingido às 16h38.

Agora, para quem não conseguir observar neste sábado, os brasileiros terão a chance de acompanhar algo semelhante apenas no dia 26 de janeiro de 2028. Já para quem estiver na parte de cima do globo terrestre, no dia 8 de abril de 2024 acontecerá um eclipse total do Sol, que poderá ser visto da América do Norte. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE