Fundação de Saúde abre quatro pontos de vacinação neste sábado | aRede
PUBLICIDADE

Fundação de Saúde abre quatro pontos de vacinação neste sábado

O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação ocorre neste sábado (21) em Ponta Grossa

Cerca de 1.200 mil salas de vacinação estarão abertas
Cerca de 1.200 mil salas de vacinação estarão abertas -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Fundação Municipal de Saúde, através do Departamento de Imunização e em conjunto com a Atenção Primária, abre quatro pontos para vacinação de crianças e jovens. O objetivo é aumentar os índices de vacinação dos menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias), atualizando as carteirinhas.

“É um dia muito importante e de mobilização para colocarmos as carteirinhas de vacinação em dia. A adesão da população é primordial. Nossas equipes estão mobilizadas para esse dia”, comenta a coordenadora do Departamento de Imunização, Stela Godoy.

“Nossas crianças são nossa esperança e nossa garantia de futuro. Cuidar de sua saúde é cuidar de todos nós. É importantíssimo manter atualizado o esquema vacinal de todas as nossas crianças”, complementa a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt.

MULTIVACINAÇÃO 

No Paraná, a Campanha de Multivacinação deve seguir até o próximo dia 28, tendo 21 de outubro como o "Dia D" de mobilização estadual. A meta é aplicar cerca de 250 mil imunizantes e aumentar a cobertura vacinal, especialmente de crianças e adolescentes até 15 anos.

Cerca de 1.200 mil salas de vacinação estarão abertas e mais de 12 mil profissionais da saúde participarão do movimento, visando atualizar o calendário de imunização de todos os públicos, principalmente crianças e adolescentes. O objetivo é colocar em dia a caderneta de vacinação a fim de reduzir o risco de reintrodução ou disseminação de doenças que podem ser prevenidas com a imunização. 

“Anualmente participamos dessa grande mobilização e todos os municípios apoiam e promovem ações específicas de vacinação em dias e horários diferenciados, com o objetivo de atingir o maior número de pessoas possível. Temos observado este ano um aumento na cobertura e contamos com a conscientização dos paranaenses para deixar a vacinação em dia e continuar se protegendo”, acrescentou o secretário.

CAMPANHAS 

Além das vacinas de rotina, anualmente o Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, promove campanhas específicas de vacinação, como é o caso da Influenza e, nos últimos anos, da Covid-19. Este ano, a imunização contra a gripe registrou 3,2 milhões de doses aplicadas no Paraná, dentre mais de 4,6 milhões de pessoas elencadas como público-alvo. No entanto, apenas 54,93% dos grupos prioritários de gestantes, idosos, puérperas, trabalhadores de saúde e professores compareceram para receber esta vacina em 2023.

Em relação à vacinação contra a Covid-19, cerca de 6 milhões de paranaenses ainda não tomaram a segunda dose de reforço e apenas 16,88% da população acima de 18 anos tomou a vacina bivalente. “Hoje vivemos uma situação mais amena com relação ao coronavírus graças à vacinação, por isso é importante que as pessoas continuem se imunizando contra a doença”, afirmou Beto Preto.

ATENDIMENTO

As 17 vacinas do Calendário Nacional e as vacinas de campanha (covid-19 e gripe, por exemplo) estão disponíveis neste sábado nas seguintes Unidades: Alfredo Levandoski (Gralha Azul) Rômulo Pazzinato (Nova Rússia), Luís Conrado Mansani (Uvaranas) e no Ônibus da Vacina, que ficará próximo ao Centro de Educação Ambiental do Lago de Olarias. O atendimento no Dia D vai ocorrer das 9h às 16h. Caso o responsável tenha dúvida se a carteirinha da criança ou do adolescente está em dia, basta procurar uma das salas de vacina de Ponta Grossa para checagem e, se necessário, aplicação dos imunizantes que não estão em dia.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE