Acidente entre condutores sem CNH mobiliza Polícia em PG | aRede
PUBLICIDADE

Acidente entre condutores sem CNH mobiliza Polícia em PG

Ocorrência foi na região do parque Nossa Senhora das Graças e terminou com duas pessoas feridas; um dos veículos envolvidos era um ciclomotor

Motos elétricas são um dos tipos de ciclomotor, que agora precisam de habilitação para serem conduzidos
Motos elétricas são um dos tipos de ciclomotor, que agora precisam de habilitação para serem conduzidos -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Mesmo sem vítimas graves, um acidente acabou mobilizando as equipes da Polícia Militar (PM) na manhã desta segunda-feira (6). O motivo: os dois condutores envolvidos não possuíam habilitação. Segundo a corporação, a batida registrada na rua João Kubinski, próximo da capela Nossa Senhora das Graças no bairro Boa Vista, foi entre um automóvel e um ciclomotor (entenda a diferença entre moto e ciclomotor abaixo); condutor e passageira do ciclomotor ficaram feridos e precisaram ser encaminhados à UPA Santa Paula.

Após ser acionada, por volta 8h20 da manhã, a PM foi até o local e apreendeu o ciclomotor (levado ao pátio do 1º BPM), enquanto o veículo - que não teve o modelo divulgado - foi entregue a um motorista habilitado. Por rodarem sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ambos não escaparam de multa e punições relacionadas ao fato. 

Moto x ciclomotor: qual a diferença?

Segundo a Resolução nº 996 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), ciclomotores são veículos de duas ou três rodas, provido de motor de combustão interna cuja cilindrada não exceda a 50 cm³, equivalente a 3,05 pol. Se tiver motor elétrico, ele deverá ter potência máxima de 4 kW (4.000 W) e com velocidade máxima de 50 km/h.

São considerados ciclomotores, portanto, as famosas cinquentinhas (ciclomotores com motor de 50 cm³) e scooters elétricos que são equipados com motores de até 4kW. Já as motos e motonetas são veículos automotores de duas rodas, com ou sem side-car. No caso das motonetas (scooters, por exemplo), a posição de dirigir é sentada. Em motos, o condutor deve dirigir montado. Não há limite de velocidade ou potência para definir essa categoria.

Desde o dia 1º de julho, inclusive, ciclomotores deste tipo precisam ser emplacados e o condutor deve portar CNH na categoria A ou ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor). Além disso, estão sujeitos ao licenciamento.

Com informações do portal Auto Esporte

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE