Prefeitura cede Maria Fumaça ao SESC, que promete reformá-la | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitura cede Maria Fumaça ao SESC, que promete reformá-la

Locomotiva vai ser transferida da Estação Paraná para a Estação Saudade

A última intervenção feita para restaurar a Maria Fumaça foi em 2019
A última intervenção feita para restaurar a Maria Fumaça foi em 2019 -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa outorgou permissão de uso da Maria Fumaça para o Serviço Social do Comércio (SESC). Essa decisão vem após a confirmação da transferência da locomotiva para o governo municipal. Antes, o veículo ferroviário era vinculado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)

Com a incorporação ao patrimônio municipal, e cessão de uso ao SESC, haverá a revitalização da estrutura, que carece de manutenção há quatro anos. Além disso, a Maria Fumaça será realocada, deixando os fundos da Estação Paraná para ser exposta na Estação Saudade, administrada pela Fecomércio com o próprio SESC.

A outorga permite que o Serviço Social do Comércio utilize a locomotiva para promover a conservação, exibição e divulgação da história ferroviária de Ponta Grossa. O decreto ainda estabelece uma série de obrigações a serem respeitadas.

Conforme o artigo 5º do Decreto, o SESC é responsável por realizar todas as ações necessárias para a conservação, remoção, reformas e restauração da locomotiva, considerando as diretrizes estabelecidas pelo Município e pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural. Isso inclui o custeio de obras, além da aprovação prévia dos projetos de reforma e restauração.

O SESC também precisa realizar a manutenção e preservação da Maria Fumaça com recursos próprios, incluindo a execução da limpeza, conservação e segurança do local. A fiscalização do cumprimento das regras será coordenada por servidores da Secretaria Municipal de Cultura.

Acesso Gratuito

Apesar da cessão ao SESC, a Prefeitura determinou uma regra que contempla o acesso da população ao novo local em que a Maria Fumaça vai estar. Segundo o decreto, é importante destacar que o acesso à visitação pública deve ser autorizado gratuitamente para promover o envolvimento da comunidade e a realização de eventos e apresentações que valorizem a história da locomotiva. Segundo o governo municipal, essa norma, e o conjunto todo de regulamentações e responsabilidades, visa garantir a preservação e o uso adequado do patrimônio ferroviário, para preservar a história cultural da cidade.

Patrimônio Local

A Prefeitura, nos últimos anos, alegou não poder realizar intervenções na Maria Fumaça para restaurá-la por o veículo não fazer parte do patrimônio local. A locomotiva era vinculada ao acervo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e qualquer ação precisava ser coordenada e/ou autorizada pelo órgão federal. A Maria Fumaça fica aos fundos da Estação Paraná, que um dia já abriu a Casa da Memória, e também enfrenta problemas de manutenção.

Última reforma foi em 2019

A última intervenção feita para restaurar a Maria Fumaça foi em 2019. O trabalho realizado pelo Exército, ainda na gestão do ex-prefeito Marcelo Rangel, durou 45 dias, com mais de 30 militares do Treze Blindado envolvidos ao lado de servidores da Prefeitura de Ponta Grossa. À época, foram homenageados o 2º Sargento Joslei Carlos Ferreira Vaz e o 3º Sargento Diego Fagundes Oliveira, ambos restauradores, que coordenaram o processo de revitalização. O governo municipal entregou uma lembrança de reconhecimento ao trabalho realizado pelo Exército.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE