PG é a 6ª cidade do PR com mais acidentes de trabalho | aRede
PUBLICIDADE

PG é a 6ª cidade do PR com mais acidentes de trabalho

Construção de edifícios foi a quinta atividade que mais registrou acidentes relacionados à jornada laboral

Em Ponta Grossa, o servente de obras é a 5ª ocupação com mais acidentes
Em Ponta Grossa, o servente de obras é a 5ª ocupação com mais acidentes -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ponta Grossa foi a sexta cidade do Paraná com o maior número de acidentes de trabalho em 2022. O Corpo de Bombeiros, por exemplo, registrou, entre janeiro de 2021 e setembro deste ano, 578 atendimentos relacionados a acidentes de trabalho. Desse total, 37% correspondem à queda de altura elevada, configurando uma das principais situações de risco laboral. Em 2023, 56 acidentes desse tipo foram atendidos pelos bombeiros ponta-grossenses em um total de 158 notificações relacionados à jornada de trabalho.

Segundo levantamento divulgado pelo Ministério Público do Trabalho (acesse aqui), em 2022, a construção de edifícios foi a quinta atividade que mais registrou acidentes relacionados à jornada laboral no Brasil. Em Ponta Grossa, o servente de obras é a 5ª ocupação que mais sofreu com acidentes.

Os principais riscos nesse ambiente são causados pela falta ou uso inadequado de equipamentos de segurança e insuficiência de capacitação e treinamento sobre o trabalho em altura. De acordo com Matheus Cardoso, engenheiro civil e especialista em estruturas de acesso, além da capacitação e uso correto de equipamentos de segurança, é importante atender às diretrizes das normas regulamentadoras NR-18 e NR-35, que dispõem sobre segurança na construção civil e trabalho em altura, respectivamente. 

Cardoso é responsável técnico de engenharia civil. De acordo com o profissional, utilizar estruturas defeituosas e exceder os limites de carga dos andaimes e escoramentos são outros exemplos de falhas de segurança comuns quando ocorrem acidentes em altura. “A segurança começa na contratação do serviço. Empresas consolidadas no mercado oferecem equipamentos certificados, frequentemente revisados, manuseados por profissionais qualificados para atender às necessidades de cada obra, além do controle de acesso aos equipamentos", destaca o engenheiro.

Ainda segundo Cardoso, fornecer manuais de utilização dos equipamentos e realizar projetos técnicos, são boas práticas que evitam acidentes e refletem o comprometimento da locadora. “Projetos específicos e acompanhamento técnico da Engenharia durante as obras são medidas que antecipam problemas e minimizam o risco de acidentes”, ressalta Cardoso.

Prevenção

O Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho computa os municípios com mais de 100 acidentes registrados e dá sugestões para campanhas de prevenção, conforme os principais agentes causadores das situações de risco. Em Ponta Grossa, a indicação do órgão é que seja realizada uma ação preventiva de revisão de máquinas e equipamentos, que são os principais riscos ocupacionais registrados na cidade.

Em 2022, o município contabilizou 1.493 notificações de acidente de trabalho, 14% a mais do que o registrado em 2012, o que o deixa na 66ª colocação entre todas as cidades do país com os maiores índices, segundo os dados do Ministério Público do Trabalho.

Com informações: assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE