Academia de Letras e Artes de PG comemora 30 anos | aRede
PUBLICIDADE

Academia de Letras e Artes de PG comemora 30 anos

Ao longo desta trajetória a Academia promoveu inúmeros concursos de contos, crônicas e poesias em nível nacional que revelou talentos hoje consagrados

Integrantes da APLA
Integrantes da APLA -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Academia Ponta-grossense de Letras e Artes (APLA) completa em 2023 trinta anos de existência. A entidade, que não tem fins lucrativos, foi fundada em setembro de 1993 pela escritora e poetisa Sônia Maria Ditzel Martelo com foco na produção literária e estímulo às artes em geral. Ao longo desta trajetória a Academia promoveu inúmeros concursos de contos, crônicas e poesias em nível nacional que revelou talentos hoje consagrados, como o artista múltiplo e atual secretário de cultura de Ponta Grossa, Alberto Portugal, que já foi premiado como Destaque Revelação da APLA. A agremiação também tem relevância na promoção de grandes eventos com apresentações musicais, de dança e artes em geral, declamação de poesia e na edição de suas antologias literárias, tendo sido publicadas doze ao longo deste período.

Durante o evento será realizada posse dos novos acadêmicos, nomes já conceituados em suas áreas de atuação: Claudete Faraht Zanetti, Erick Camargo, Fábio Maurício Holzmann Maia, Hurlan Jesus Maciel de Lara, Luiz Arthur Montes Ribeiro, Maria Vilma Rodrigues Nadal, Orlando Czerveny, Olinka Dallabona Brustolin e Robson Ronaldo Vidal Bezerra. De acordo com a presidente da entidade e organizadora do evento, Dione Navarro: “É fundamental renovar a Academia trazendo novos integrantes para somar junto aos demais. Deste modo, cada vez mais contaremos com habilidades e talentos completos”.

Durante o evento festivo também serão homenageados alguns profissionais da cultura que receberão o Destaque cultural 2023. Segundo a vice-presidente Renata Regis Florisbelo: “Conceder o Destaque Cultural é uma tradição na APLA, entidade que sempre lança um olhar de respeito e admiração pelo fazer cultural praticado em nossa cidade e região”. Os homenageados da noite serão: Alessandra Perrinchelli Bucholdz, Eduardo Godoy, Marcos Leandro de Cruz e Rafaela Prestes Remeika.

A festividade ainda contará com apresentações musicais com João Luiz Gomes Junior, Andressa Lino e Silvestre Alves e performance de dança com Deise Machado.

A diretoria da entidade sente-se particularmente feliz em alcançar esta marca dos trinta anos de anos, especialmente considerando que a APLA conta somente com o apoio de seus integrantes que atuam de forma voluntária. “Para 2024 planejamos nova Antologia e concurso literário nacional. Neste 2023 que marca os trinta anos da entidade ainda tivemos a alegria de deixar uma carta especial na cápsula do tempo que será aberta em 2073, um presente para inscrever ainda mais a APLA no coração das boas memórias da nossa Princesa dos Campos”, finaliza Dione. 

SERVIÇO:

Evento: Cerimônia de comemoração dos 30 anos da APLA e posse de novos acadêmicos

Local: Rua Antônia Buturi Nechastshalou, 04, Colônia Dona Luiza, Ponta Grossa.

Data: 24 de novembro de 2023

Horário: 19h

Das assessorias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE