Aliel destaca investimentos e revela sonho em ser prefeito | aRede
PUBLICIDADE

Aliel destaca investimentos e revela sonho em ser prefeito

Deputado federal de Ponta Grossa participou do quadro ‘De olho nas Eleições de 2024’ e deu detalhes sobre os bastidores da política local

Aliel Machado Bark, liderança política de Ponta Grossa
Aliel Machado Bark, liderança política de Ponta Grossa -

Rodolpho Bowens e Sebastião Neto

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com ampla experiência política, o atual deputado federal do Paraná, Aliel Machado Bark (PV), foi o convidado do Grupo aRede para participar do quadro ‘De olho nas Eleições de 2024’. Em entrevista realizada nesta sexta-feira (24), o parlamentar, deu mais detalhes sobre seu trabalho, bem como falou a possibilidade de concorrer à Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) no próximo ano. Confira o bate-papo na íntegra clicando aqui.

Durante a conversa, Aliel destacou os investimentos que vêm trazendo ao município, em parceria com o Governo Federal. Além disso, a liderança política falou sobre alianças e projetos para o desenvolvimento da cidade. Por fim, o deputado também disse sobre os trabalhos em parceria com o Governo Municipal e o “sonho” em ser prefeito de Ponta Grossa. Leia abaixo a entrevista na íntegra realizada ao Grupo aRede:

Grupo aRede: Como o senhor se vê nesta possibilidade, de se colocar como um nome para a Prefeitura Municipal?

Aliel Machado Bark: Fico muito honrado de ter o nome lembrado, de estar pontuando bem nas pesquisas. Temos um trabalho pela cidade, um carinho, um amor, lógico, é a nossa cidade, é a minha cidade, e fico feliz de poder fazer o debate, porque quando você é inserido nesta discussão, você consegue agregar valores, pessoas, força, para apresentar e construir um projeto. Uma candidatura nunca pode ser de si só, ela tem que representar algo concreto. Um candidato de si só morre. Como diz o ditado popular, morre na praia. É preciso ter força política e essa força política ser acompanhada de consistência. Consistência é ter um projeto para debater a cidade. Isso eu nunca deixei de fazer, mesmo antes quando eu não era um candidato, um pré-candidato, quando eu não tinha mandato público, eu sempre participei dos debates da nossa cidade em relação ao transporte público, em relação à questão do lixo. As desigualdades, o abandono dos bairros, etc. Como liderança. E a gente foi ganhando espaço e hoje eu fico feliz de ter o nome lembrado, fico honrado já de ter tido a oportunidade de ter sido candidato a prefeito da cidade, de ter ido para o segundo turno e feito uma votação muito importante. Quarenta e cinco por cento dos votos da cidade acreditaram no nosso trabalho, no projeto que nós apresentamos. E agora é construir um projeto, mais do que definir quem é o nome, é participar da construção de uma proposta que atenda às necessidades que a cidade tem.

Aliel Machado, durante a entrevista ao Grupo aRede
Aliel Machado, durante a entrevista ao Grupo aRede |  Foto: Rafael Pinheiro/aRede.
 

aRede: Vemos que o senhor está muito alinhado na busca por recursos e melhorias para Ponta Grossa. Não só do ponto de vista financeiro, mas, também institucional. Queria que o senhor faça uma avaliação, em que momento está Ponta Grossa?

Aliel: Em 2023, a Itaipu, que é uma empresa do Governo Federal, por determinação do presidente Lula, começou a investir em todo o Paraná. E Ponta Grossa é uma das cidades mais contempladas do Estado no que diz respeito a esses valores, sem ser empréstimo, para ajudar a cidade. Hoje, vamos fazer um anúncio com a prefeita do investimento da Itaipu, mais um anúncio. Nós já tínhamos feito um anúncio que está em processo de debate técnico para a pavimentação, e hoje nós vamos fazer mais um anúncio. Esse ano, Ponta Grossa recebeu do Governo Federal 30 novos médicos do ‘Programa Mais Médicos’. Se está diminuindo um pouco a reclamação das pessoas é porque as unidades de saúde, que não tinham profissionais para atender o nosso povo, receberam esses médicos. É um investimento importante. R$ 6 milhões em custeio. Dinheiro a mais do que aquilo que a Prefeitura tem de direito. Nós viabilizamos de custeio na área da Saúde, investimento com equipamentos, e nós estamos num esforço muito grande com o Governo Federal para trazer esses investimentos para Ponta Grossa. Estou percebendo que a ‘galera’ está entendendo isso. Tivemos essa semana, eu até tenho uma reunião com o ministro na próxima semana, Ministro das Cidades, Jader Filho, mais 104 casas do programa Minha Casa, Minha Vida. Estou trabalhando desde o começo, eu estou dizendo que a ‘galera’ está entendendo porque está cheio de ‘papagaia’ e de pirata fazendo propaganda e vídeo como se fosse do governo Lula, como se tivesse apoiado. Isso me deixa feliz porque demonstra que o reconhecimento começa a aparecer de um projeto que a gente defendeu. Porque eu não defendi votar numa pessoa, eu defendo projetos, e esses projetos visão trazer recursos e investimentos para atender às necessidades que a nossa cidade tem. Ao longo dos últimos quatro anos, Ponta Grossa não teve investimento do Governo Federal. Eu desafio alguém a me dizer uma obra que o antigo Governo Federal tenha trazido aqui para a cidade de Ponta Grossa. Não teve isso. Então, essa é a minha função, essa é a minha obrigação como parlamentar, dos programas que envolvem o Governo Federal, de buscar atender a cidade de Ponta Grossa, para diminuir o sofrimento do nosso povo em diversas áreas, para que a gente possa avançar. Ponta Grossa tem 200 anos, mas ainda está muito atrasada comparado com outros municípios, e a gente tem um potencial fantástico, e esse potencial precisa chegar até a vida das pessoas, ela precisa fazer com que todos ganhem nisso. Eu estou muito feliz de estar neste momento participando desse processo de conquistas para a cidade de Ponta Grossa.

..

aRede: Qual a importância da Federação Brasil da Esperança, que ela lance um nome para candidatura municipal?

Aliel: Se respeita quem venceu a eleição. A prefeita Elizabeth venceu a eleição e ela merece ser respeitada como prefeita. Deixe o debate político para a disputa eleitoral. Essa é a visão que eu tenho. E nesse questionamento que você me faz, eu acho que não se sustenta os argumentos que não têm fundamento. O debate sobre a Prefeitura de Ponta Grossa diz respeito aos nossos problemas. Diz respeito qual é a programação e o projeto para a gente resolver o problema da moradia. Qual é o planejamento que nós temos para resolver o problema dos arroios? Qual é o projeto que nós temos para aumentar nossa industrialização, para gerar mais emprego, para melhorar a qualidade do ensino, para valorizar os nossos profissionais servidores públicos, que são tão importantes nos serviços prestados, para fazer com que a saúde pública seja modernizada, para utilizar os recursos públicos, para ter mais transparência? Esse debate é um debate que precisa acontecer sobre a cidade. Quem quer levar o debate para o campo ideológico, não tem sustentação, não tem conhecimento da cidade, não conhece a realidade que a cidade tem na sua essência para debater a cidade como um todo. Por isso que o período eleitoral é muito importante. É lá no debate que as pessoas vão dar a devida atenção, saindo dos haters das redes sociais, desses que são programados, muitas vezes robôs, muitas vezes aqueles que são agressivos. O radicalismo faz com que você fique cego, faz com que você fique mudo, porque mesmo que você fale, ninguém está te ouvindo, porque você está no radicalismo. Você tem que ter diálogo, bom projeto e lembrar que o debate sobre a cidade tem a ver com os nossos problemas, com os nossos desafios e com o nosso futuro.

..

aRede: Numa eventual eleição sua para a Prefeitura de Ponta Grossa, Ponta Grossa em Brasília ficaria sem um representante efetivo. Isso preocupa ou pesa na balança?

Aliel: Em Brasília, eu criei relação, hoje eu consigo ligar para os ministros e ser atendido, eu tenho acesso à construção dos projetos, ideias e propostas para o Brasil melhorar, e esse acesso é uma experiência que engrandece muito o trabalho que a gente faz. Nós não perderíamos, respondendo caso acontecesse da maneira como você coloca. Ter essa força política, se somado ao comando da cidade com boas propostas, com uma equipe de gestão e de governo, isso teria um valor ainda maior. Do ponto de vista da representatividade para cidade, não teria nenhum prejuízo na minha opinião, porque eu só deixaria de ser deputado caso a maioria dos ponta-grossenses entendesse que eu poderia render mais com a experiência e os contatos, as ações que eu fiz em Brasília poderiam ajudar melhor a nossa cidade. Temos um histórico de ex-prefeitos da nossa cidade que eram deputados, que deixaram de ser deputado para ser prefeito porque a população escolheu. Então, entendo a preocupação, tem que ser questionado, tem que ser respondido isso, tem que ser analisado. Por mim, e pela população.

..

aRede: Temos em Ponta Grossa, grupos políticos bem definidos. Essa composição, ela pode polarizar a eleição?

Aliel: Você precisa ter uma frente ampla. Você não é dono da verdade sozinho, precisa ter um grupo com bons candidatos a vereadores, com partidos que tenham comprometimento e que possam colaborar na elaboração de um plano de governo, das ações importantes para a cidade. Eu vejo que esse momento ainda é um momento de muita especulação. É o momento que você não tem de fato nenhum candidato definido e isso vai se consolidar a partir da força política e daquilo que for construído. A partir de agora, vejo muitas especulações. Por exemplo, eu faço parte de uma federação que é legitimo o Partido dos Trabalhadores defender candidatura própria, o PT tem o direito de fazer isso, como Partido Verde, que é o meu partido. E tem o direito de fazer isso no grupo da prefeita. Eu percebo ali que tem informações de que há uma disputa. Eu ouvi, por exemplo, do deputado Sandro Alex que o candidato preferido dele é o irmão Marcelo Rangel e que o candidato preferido do governador seria o Marcelo Rangel. Também faz parte do grupo, mas que o preferencial é o Marcelo Rangel. Eu ouvi essa semana do Sandro. Veja, isso muda o tabuleiro político, porque a prefeita se diz candidata. A gente pode perceber que no Brasil inteiro existem vários candidatos que chegam para a eleição estourando nas pesquisas e muitas vezes não vão sequer para o segundo turno, porque não consolidou o grupo, porque não tem proposta, porque não tem condições. A população percebe que pode ser uma liderança, pode ser um bom deputado, uma boa deputada, mas não tem capacidade de liderar o processo que possa governar uma cidade. No nosso caso, do tamanho de Ponta Grossa. Então, é um debate que ainda vai acontecer. Muitas especulações, muito ‘facão’, como diz na gíria do truco. É muita conversa fiada e muita ‘tremedeira’ da turma.

..

aRede: Gostaria de falasse um pouco do trabalho do Secretário de Esportes, Ede Pimentel, um aliado seu, dentro da política.

Aliel: Nos consultou (prefeita) se isso teria algum problema. Eu falei, olha, não é uma indicação do nosso grupo, não é oficial partidário, até ele está em outro partido, ele não está no meu partido. Agora, se você acha que pode contribuir, você tem uma sessão com a juventude, tem um trabalho importante, tem capacidade para isso, já vem de casa, porque tem o histórico do pai dele, que foi um político muito respeitado aqui na cidade de Ponta Grossa, o ex-presidente da Câmara, Delmar Pimentel, e o Ede resolveu assumir. Eu tenho contato com ele, assim como eu tenho com outros secretários. Do ponto de vista, é claro que eu sou muito próximo, porque é meu amigo pessoal, me ajudou, é do meu grupo político. Mas, do ponto de vista da administração, eu falo a todo momento com o secretário da Fazenda, o Cláudio Grokoviski, que é um cara sensacional, eu falo com o secretário do Planejamento, o Honesko, falo com a secretária de Saúde, que eu critico várias vezes, acho que tem um monte de coisa errada, mas as coisas boas a gente está ajudando, está participando, está trazendo recurso, e acho que o Ede é uma surpresa, como você mesmo falou. Também acompanha muito o esporte, é alguém que está ali na ponta, do outro lado, sabe a importância de ter o diálogo, de ter o investimento e fico muito feliz e parabenizo ele. Não é uma gestão nossa, propriamente dito, mas fico muito feliz que ele está dando conta do recado e a cidade agradece.

..

aRede: O quão o senhor se sente mais preparado, comparando com a primeira vez em que o senhor foi candidato?

Aliel: Eu sempre digo, Sebastião, que a maior experiência de vida que uma pessoa pode ter é a experiência vivida. É o que ela passou na vida dela. A prática faz muita diferença. Não adianta você ter um diploma se você não tem a prática. E esse período da vida pública que eu tenho muito orgulho de representar a cidade de Ponta Grossa no 3º mandato como deputado federal, conhecendo de fato a administração pública, as leis que regem à administração, a experiência de ter sido vereador, presidente da Câmara, conhecer a cidade profundamente, com certeza faz com que hoje, eu tenha um conhecimento muito maior, mas a vontade é a mesma. Amo minha cidade, é aqui que vivo, passo pelos problemas que os ponta-grossenses passam. É aqui que vejo o quanto podemos avançar, e é aqui que podemos fazer as coisas acontecerem. Não estaria sendo verdadeiro se eu dissesse que não tenho sonho de ser prefeito da cidade que amo.

À esquerda Aliel Machado e à direita o jornalista Sebastião Neto
À esquerda Aliel Machado e à direita o jornalista Sebastião Neto |  Foto: Rafael Pinheiro/aRede.
 

BIOGRAFIA – Aliel Machado Bark nasceu em Ponta Grossa, em 26 de fevereiro de 1989. Ainda no ensino médio, ele fez militância na União da Juventude Socialista (UJS) e coordenou manifestações no município. Já em 2008, foi candidato a vereador de Ponta Grossa e ficou com a suplência. Porém, quatro anos depois, foi eleito e se tornou presidente da Câmara Municipal (CMPG). Na sequência, em 2014, Aliel foi eleito deputado federal com mais de 82 mil votos, e reeleito em 2018 e 2022 – atualmente, ocupando o cargo na Câmara dos Deputados. O parlamentar, de 34 anos, também já disputou a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), indo ao segundo turno das eleições – e no último pleito, atuou diretamente nas articulações políticas.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE