Confira como será o aumento do salário dos professores em PG | aRede
PUBLICIDADE

Confira como será o aumento do salário dos professores em PG

Projeto de Lei foi encaminhado à Câmara e vereadores analisarão a proposta

Assinatura ocorreu no Gabinete da Prefeita de Ponta Grossa
Assinatura ocorreu no Gabinete da Prefeita de Ponta Grossa -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt (PSD), assinou na manhã desta quarta-feira (29) o Projeto de Lei 472/2023, que autoriza o aumento salarial para os professores do município com o objetivo de adequar o valor ao piso nacional da categoria. Segundo o documento, que foi assinado na presença da comissão que elaborou o plano e de vereadores, e foi obtido pela equipe do Portal aRede, são mais de 3 mil profissionais contemplados com esse aumento salarial, que deve valer somente após a aprovação no legislativo.

Com a assinatura da representante da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, agora o texto segue para apreciação das comissões da Câmara de Vereadores, que devem decidir se o Projeto de Lei avança ou não. Segundo o presidente do SindiServ, Luiz Eduardo Pleis, a medida deve tramitar com agilidade na casa de leis. “Agora vamos discutir e debater os pontos que ficaram divergentes ou precisam ser ajustados”, afirmou ele. 

PAGAMENTOS - O documento destaca que os profissionais da educação receberão, a partir de janeiro, o piso salarial da categoria, que será de R$ 4.464. No entanto, o pagamento do salário também depende da escolaridade do profissional, podendo receber um valor adicional. Segundo o Sindserv, os profissionais graduados receberão o piso salarial da categoria mais 15%. Adicionalmente, aqueles que possuírem especialização terão um aumento de 5%, e os que possuírem mestrado receberão mais 10%.

GALERIA DE FOTOS

  • Informação está disponível no Projeto de Lei
    Informação está disponível no Projeto de Lei
  • Informação está disponível no Projeto de Lei
    Informação está disponível no Projeto de Lei
  

A Prefeita Elizabeth defendeu que a aprovação do plano será uma conquista para a educação da cidade. “Dei autonomia para todos os participantes para que tivessem a liberdade de discutir, dialogar e chegar a um consenso.”, defendeu ela ao dizer que esse já era um compromisso assumido pela administração municipal junto aos professores e sindicato que representa a categoria.

A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, também defendeu que esse é um passo importante para proporcionar uma educação de qualidade em Ponta Grossa. Segundo ela, o novo plano traz diversos avanços na valorização desses profissionais. ”Já tínhamos o plano do magistério, mas precisávamos de uma atualização”, explicou.

ASSINATURA - No momento da assinatura, estavam presentes a representante do poder legislativo Adriana Jamier, da Comissão de Educação da Câmara, e o vereador Júlio Kuller, líder do Governo na Câmara de Vereadores. Na conversa foi defendido que o PL vai avançar em regime de urgência na casa de leis e votado com agilidade pelos políticos, conforme solicitado pelo sindicato e pela Prefeita Elizabeth.

O plano vai proporcionar também a equiparação proporcional de salários aos professores de carreira mais antiga, do chamado 'Quadro Transitório', que ainda não haviam sido contemplados pela medida. Segundo o Projeto, ficará assegurado o crescimento na carreira, conforme a formação de cada professor que trabalha para o município, caso o PL seja aprovado.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE