IRG aponta aprovação de 55% do governo Elizabeth | aRede
PUBLICIDADE

IRG aponta aprovação de 55% do governo Elizabeth

Pesquisa ouviu mais de 850 eleitores de Ponta Grossa durante a primeira quinzena de dezembro; dados foram divulgados nesta segunda

A prefeita de Ponta Grossa tem o desafio de consolidar as centenas de milhões em investimentos anunciados ou já iniciados ao longo de 2023
A prefeita de Ponta Grossa tem o desafio de consolidar as centenas de milhões em investimentos anunciados ou já iniciados ao longo de 2023 -

Sebastião Neto

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Uma pesquisa do Instituto IRG aponta uma aprovação de 55% do governo da prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) em Ponta Grossa. Os números, apresentados nesta segunda-feira (18), compreendem uma consulta realizada com 864 pessoas em ligações telefônicas realizadas durante a primeira quinzena deste mês; deste total, 378 eleitores responderam que aprovam a atual gestão do município.

Por outro lado, 41% dos ponta-grossenses (281 eleitores consultados na pesquisa) afirmaram que desaprovam o governo de Elizabeth, enquanto outros 4% (28 pessoas pesquisadas) destacaram que não sabem ou sequer responderam a consulta realizada pelo IRG. 

“Vale destacar que a prefeita Elizabeth já teve algumas notas bem ruins ao longo dos últimos anos e, de uns meses para cá, ela está numa ascensão bem positiva. Acredito que a parceria com o Governo do Estado e até mesmo esse alinhamento com o ex-presidente Bolsonaro, algo nesse sentido, tenham feito a gestão dela crescer na avaliação. O crescimento nos últimos seis meses é significativo e mostra que ela vai virar o ano em crescimento”, analisa Ricieri Garbelini, responsável pelo Instituto.

As vésperas de iniciar seu último ano da gestão, a prefeita de Ponta Grossa tem o desafio de consolidar as centenas de milhões em investimentos anunciados ou já iniciados ao longo de 2023, especialmente nas áreas de pavimentação e saúde. Além disso, em entrevistas e eventos públicos, Elizabeth Schmidt já se coloca como postulante a reeleição.

Método - Em comunicado, o IRG explicou que o método utilizado para a pesquisa em Ponta Grossa foi a consulta via Unidade de Resposta Audível (URA), que de forma eletrônica reconhece a escolha de teclas e dispositivos de voz, reagindo a partir dessas informações. Por meio desse sistema, os entrevistados selecionam a sua opção ao digitar um número e registram resposta correspondente a opção desejada.

Na consulta deste mês, os eleitores responderam a seguinte pergunta: “Você diria que aprova ou desaprova a administração do prefeito da sua cidade?”.

Instituto apresenta cenário eleitoral para 2024 - Juntamente com a avaliação dos ponta-grossenses sobre o atual governo, o IRG também apresentou um retrato da disputa à Prefeitura de Ponta Grossa neste momento: os mesmos 864 eleitores foram questionados sobre quem votariam no pleito do ano que vem. A candidata mais lembrada foi a deputada estadual Mabel Canto (PSDB), escolha de 30% dos entrevistados.

Na sequência, 25% dos eleitores ouvidos pelo Instituto revelaram que votariam na atual prefeita Elizabeth Schmidt. Além da dupla que já protagonizou a disputa eleitoral em 2020, o deputado federal Aliel Machado também figura na pesquisa divulgada nesta semana com 15% dos votos entre os eleitores consultados. 

Outro dado que chamou a atenção foi o de eleitores que escolheriam outros candidatos, parcela percentualmente igual (30%) a dos que optariam por Mabel; por conta da metodologia da pesquisa, não é possível saber quantos seriam os demais candidatos escolhidos pelos eleitores ouvidos por telefone.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE