Rangel destaca ações da inovação e trabalho por Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

Rangel destaca ações da inovação e trabalho por Ponta Grossa

Secretário da pasta criada em 2023 e deputado estadual eleito, ex-prefeito fala sobre desafios do setor e ressalta investimentos e conquistas para todos os municípios do Paraná

Marcelo Rangel também falou sobre as metas do Governo do Estado e que continua em ação no mandato da Assembleia Legislativa
Marcelo Rangel também falou sobre as metas do Governo do Estado e que continua em ação no mandato da Assembleia Legislativa -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Criada no início deste segundo mandato do governador Ratinho Junior, a Secretaria Estadual da Inovação tem como titular da pasta o deputado estadual Marcelo Rangel (PSD), ex-prefeito de Ponta Grossa por duas gestões e antecessor da atual prefeita Elizabeth Schmidt. Nesta semana, o parlamentar e secretário de estado fez um balanço sobre as principais realizações da área e o ciclo de desenvolvimento que vive o município.

“Quando o governador me chamou para ocupar esta secretaria, ele me colocou o desafio, por já ter sido prefeito, de levar a inovação aos 399 municípios do Paraná”, resumiu Rangel. Um dos principais investimentos da área foi em tecnologias assistivas e educação criativa: alguns exemplos são o ‘Óculos Amigo’, para inclusão de alunos cegos da rede estadual de ensino, as Salas Multidisciplinares, ação inédita do Governo do Paraná voltadas a crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), e também o ‘Ideathon Paraná’, iniciativa de educação criativa que envolveu alunos de escolas públicas e privadas em maratona estudantil para pensar e propor ideias para melhorar a vida nas cidades.

“É importante traduzir que tudo que possibilita mais rapidez e eficiência na gestão pública é forma de inovação. Se você faz algum tipo de trabalho na prefeitura ou no governo do estado que melhora a qualidade do dia a dia das pessoas e que não existia até então é uma inovação. Por exemplo, nós investimos nas tecnologias para deficientes no Paraná, a questão dos óculos para crianças cegas teve bastante repercussão. Nós estamos agora comprando os computadores com figuras geométricas em braille, coisa que ainda não existia no mundo, só existia o equipamento em si na linguagem”, explica o deputado estadual.

Ainda sobre o projeto ‘Óculos Amigo’, que auxilia na inclusão de alunos com cegueira total na rede estadual de ensino, o dispositivo de inteligência artificial adquirido foi OrCam MyEye 2.0, fabricado em Israel. Todos os 147 alunos com deficiência visual total matriculados na rede estadual receberam o dispositivo. A tecnologia permite não só a inclusão social, mas também auxilia no aprendizado, garante a autonomia e melhora a qualidade de vida dos estudantes.

O investimento no projeto foi de R$ 2,19 milhões, totalizando entregas em 75 municípios do Estado. O valor unitário de cada aparelho é de R$ 14,9 mil. O sucesso da iniciativa serviu de exemplo para outros estados, como Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo, que buscaram o Governo do Paraná como referência para aplicação do projeto.

Já as Salas Multidisciplinares, por exemplo, tiveram o projeto-piloto do espaço implementado na região dos Campos Gerais, no município de Carambeí – em parceria com a Prefeitura Municipal.

AÇÃO PARLAMENTAR - Marcelo Rangel também falou sobre as metas do Governo do Estado e que continua em ação no mandato da Assembleia Legislativa. “Eu tenho o meu mandato até garantido por mais três anos, período que será de trabalho intenso pela nossa região, principalmente pela cidade de Ponta Grossa, e não vou abrir mão disso. As pessoas podem pensar assim, mas ele deixou de ser deputado, não: eu apenas não estou trabalhando na Assembleia, mas as nossas emendas e projetos estão em andamento. O deputado Bazana, que está me substituindo, atende por exemplo as Apaes, faz um trabalho muito ligado aos meus projetos, ou seja: não abri mão de absolutamente nada que eu tenho direito como deputado”, explicou.

Com informações da assessoria.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE