Reforma da Maria Fumaça de PG não tem previsão para acontecer | aRede
PUBLICIDADE

Reforma da Maria Fumaça de PG não tem previsão para acontecer

Gerente responsável realiza reuniões para avançar com o processo de reforma e realocação

Por agora, a Maria Fumaça permanece no local onde sempre esteve.
Por agora, a Maria Fumaça permanece no local onde sempre esteve. -

Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Há pelo menos 75 anos, a Maria Fumaça de Ponta Grossa não utiliza mais as ferrovias para transportar passageiros na antiga Estação Saudade da cidade. Isso ocorreu devido à retirada dos trilhos na década de 90. Como uma lembrança da época de ouro das ferrovias municipais, a administração da época optou por deixar a antiga locomotiva em exposição no Parque Ambiental. No entanto, o intemperismo causou danos à Maria Fumaça. Vale ressaltar que apenas recentemente o bem foi oficialmente transferido pelo Governo Federal para o município. E recentemente, a locomotiva foi cedida ao Serviço Social do Comércio (Sesc), que será responsável por reformá-la e realizar todos os cuidados necessários.

Segundo apurado pelo Portal aRede e Jornal da Manhã, a Maria Fumaça permanece no local onde sempre esteve, sem um prazo definido para a reforma e possível mudança. Com a incorporação ao patrimônio municipal e cessão de uso ao Sesc, haverá a revitalização da estrutura, que carece de manutenção há quatro anos. Além disso, a Maria Fumaça será realocada, deixando os fundos da Estação Paraná para ser exposta na Estação Saudade, administrada pela Fecomércio com o próprio Sesc. A outorga ainda permite que o Serviço Social do Comércio utilize a locomotiva para promover a conservação, exibição e divulgação da história ferroviária de Ponta Grossa.

Segundo nota do Sesc, ainda não há expectativa para que a antiga Maria Fumaça seja reformada e realocada na Estação Saudade, mas a gerente responsável segue realizando reuniões e agilizando o processo para ser finalizado, algo que a entidade afirmou que deve demorar mais um tempo para ocorrer. Vale ressaltar que independe do prazo que isso ocorra, a Prefeitura determinou uma regra que contempla o acesso da população ao novo local onde a Maria Fumaça estará.

REFORMA - A última reforma que a locomotiva recebeu ocorreu ainda em 2019 quando o Exército, com militares do Treze Blindado envolvidos ao lado de servidores da Prefeitura de Ponta Grossa, se uniram por 45 dias para fazer a reforma do bem. Vale ressaltar que nos últimos anos houve uma demanda de reforma para a Maria Fumaça, mas isso não poderia acontecer, pois até então era propriedade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) do Governo Federal. Logo que o bem foi repassado para o município, ele foi cedido para o Sesc, que agora trabalha para seguir com o processo de reforma e realocação.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE