Sintropas se manifesta sobre demissões de trocadores da VCG | aRede
PUBLICIDADE

Sintropas se manifesta sobre demissões de trocadores da VCG

Sindicato diz que audiência foi realizada, junto ao Ministério Público, para garantir todos os direitos trabalhistas e que todas as verbas rescisórias sejam pagas no ato do desligamento

Anúncio das demissões foi feito pela VCG na manhã desta segunda-feira (19), por meio de nota
Anúncio das demissões foi feito pela VCG na manhã desta segunda-feira (19), por meio de nota -

Publicado Por Larissa Bim

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Sindicato dos Trabalhadores do Transportes de Ponta Grossa (Sintropas) se pronunciou a respeito das 28 demissões de trocadores dos ônibus do transporte coletivo que foram anunciadas pela Viação Campos Gerais (VCG), na manhã desta segunda-feira (19).

O Sintropas informou que em 2023 provocou o Ministério Público do Trabalho, que realizou uma audiência tripartite entre sindicato, empresa e Prefeitura para garantir todos os direitos trabalhistas dos afetados em possíveis demissões, provenientes da alteração da nova lei do transporte coletivo. O Sintropas garantiu que todas as verbas rescisórias serão pagas imediatamente no ato do desligamento dos trabalhadores, pois temia que a empresa não conseguisse arcar com o custo das demissões.

Com a alteração da Lei Municipal 7.018, a nova lei do transporte coletivo, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pela prefeita Elizabeth Silveira Schmidt, foi extinta a obrigatoriedade dos trocadores/cobradores, nos ônibus do transporte público de Ponta Grossa.

O Sintropas levou para a categoria em assembleia, realizada em dezembro de 2023, a proposta da Viação Campos Gerais (VCG) prevendo a desmobilização dos trocadores do transporte público e a pauta foi aprovada por ampla maioria dos presentes.

O Sintropas reconhece a assembleia como o órgão supremo dentro da administração sindical. Por este motivo, acata sempre as decisões emanadas da assembleia, mesmo diante de perspectivas diversas. Assim, o sindicato mantém seu compromisso inabalável em seguir fielmente as diretrizes estabelecidas em assembleia. Nesse contexto, é incumbência do sindicato lutar incessantemente para evitar que os motoristas assumam a dupla função de cobrador e motorista.

RELEMBRE -  A Viação Campos Gerais (VCG) informou por meio de uma nota, o desligamento de 28 trocadores do sistema de transporte coletivo, na manhã desta segunda-feira (19). Segundo a entidade, os colaboradores já foram amplamente informados sobre a mudança no decorrer de 2023.  

A empresa informou que a medida busca uma adequação ao sistema do novo modelo de concessão do transporte coletivo, anunciado pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, em 2022, que decidiu não contar com trocadores dentro dos ônibus, o que já é adotado em grandes cidades do Paraná.

Com informações: assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE