Iniciam formações para integrantes de conselhos da Diocese em PG | aRede
PUBLICIDADE

Iniciam formações para integrantes de conselhos da Diocese em PG

Os encontros serão setoriais e ocorrerão sempre aos sábados à tarde, em uma paróquia do Setor

A primeira de uma série de formações voltadas para os integrantes dos conselhos pastorais de toda a Diocese aconteceu no sábado (16)
A primeira de uma série de formações voltadas para os integrantes dos conselhos pastorais de toda a Diocese aconteceu no sábado (16) -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A primeira de uma série de formações voltadas para os integrantes dos conselhos pastorais de toda a Diocese aconteceu, no sábado (16), na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Ponta Grossa, envolvendo 50 lideranças, componentes do Conselho de Animação Diocesana da Ação Evangelizadora (CADAE), o vigário geral da Diocese e reitor do Seminário Maior São João Maria Vianney, padre Jaime Rossa, e seminaristas das etapas de Filosofia e Teologia. Os encontros serão setoriais e ocorrerão sempre aos sábados à tarde, em uma paróquia do Setor. A próxima está marcada para o dia 23 deste mês, na Paróquia São Cristóvão, para as paróquias do Setor 2.

O bispo Dom Sergio Arthur Braschi também esteve na formação por alguns momentos. De acordo com padre Joel Nalepa, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, a formação trabalha cinco grandes temas: a Síntese do Sínodo e o que implica na caminhada diocesana; os conselhos propriamente ditos, o que o regimento interno já propõe, um percurso que a Diocese já fazia e quer retomar; a Assembleia e o Plano Diocesanos, e a Assembleia de Revisão, seus reflexos no processo eclesial; quais as implicações do tempo que nós vivemos do Jubileu da Esperança, momento que a Igreja do mundo inteiro está fazendo de preparação para o Jubileu de 2025, buscando a comunhão, e, o centenário da Diocese, vislumbrando as etapas, as propostas e atividades que se quer que aconteçam em vista da preparação e celebração do centenário. Os itens foram divididos entre ele e a equipe, que, neste sábado, foi composta por Irmã Edites Bet e Edson Maschio, pelo CADAE, e o seminarista Jefferson Sanchez.

Os seminaristas Jean Júnior de Matos Chagas Vaz e Vítor Zampier, além da secretária da Ação Evangelizadora, Irmã Romilda Martins Nascimento, ajudaram na organização da formação. “São seminaristas das Etapas de Filosofia e Teologia que participam para aprender, colaborar e adquirir experiência pastoral. Estão engajados em uma experiência concreta de caminhada, de conselho em nossa Diocese”, comentou padre Joel.  O padre lembrou que, desde o ano 2000, é desenvolvido esse caminho de organização e fortalecimento dos conselhos. “Naquela época, assumimos até como prioridade diocesana, depois, como atividade permanente. Sempre reafirmamos que os conselhos de pastorais são organismos essenciais, obrigatórios e que devem funcionar em todas as comunidades, em todas as paróquias. Nesse sentido, agora, nós entendemos que a formação, a revitalização desses organismos é fundamental porque estamos vivendo o chamado ‘Ano Paroquial’ em vista do centenário da Diocese daqui a dois anos e escolhemos este ano como de fortalecimento da paróquia. E a paróquia essencialmente vive sua comunhão quando os conselhos estão bem construídos. Pastorais, movimentos são espaços onde acontece de fato a comunhão. A comunhão e participação de todas as lideranças e, assim, de todo o povo”, argumentou o coordenador, presidente do CADAE.

É importante que todos os conselheiros estejam presentes nas formações. “Até porque a modalidade que estamos adotando é preparar nos encontros setoriais uma equipe paroquial representativa, para que, essa equipe, ao voltar para as paróquias, aplique essa formação para todas as comunidades, conselhos e lideranças que acharem bom. É uma formação que tem implicação, depois, no repasse até chegar na base de cada paróquia, nas 630 comunidades da nossa Diocese”, orientou padre Joel Nalepa.  

GALERIA DE FOTOS

  • Ao todo, vão ser oito encontros, um por Setor, envolvendo diversas paróquias.
    Ao todo, vão ser oito encontros, um por Setor, envolvendo diversas paróquias.
  • Ao todo, vão ser oito encontros, um por Setor, envolvendo diversas paróquias.
    Ao todo, vão ser oito encontros, um por Setor, envolvendo diversas paróquias.
  • Ao todo, vão ser oito encontros, um por Setor, envolvendo diversas paróquias.
    Ao todo, vão ser oito encontros, um por Setor, envolvendo diversas paróquias.
 

Outro integrante do CADAE, Edson Maschio, ressaltou que seria falado basicamente sobre o que está acontecendo na Diocese neste ano. “E por que os conselhos? Porque um dos itens que vai ser falado é justamente a formação dos conselhos pastorais que são importantes para fazer acontecer a Igreja na Diocese. Além de falar sobre o que está acontecendo aqui, também aborda a Igreja como um todo, o Sínodo e o Ano Santo de 2025. Vamos falar sobre o Jubileu da Igreja. E o ponto alto é o que vai acontecer na Diocese em 2026, a festa dos 100 anos. Vamos comentar e passar para todos os representantes, em todas as paróquias”, detalhou.

Ao todo, vão ser oito encontros, um por Setor, envolvendo todas as paróquias daquele Setor. Depois da Paróquia São Cristóvão, dia 23, as próximas formações ocorrerão dia 6 de abril, na Capela Nossa Senhora das Dores/Paróquia São João Paulo II (Setor 4); dia 13 de abril, Paróquia Imaculada Conceição (Setor 3); 20 de abril, Paróquia Perpétuo Socorro (Castro-Setor 5); 27 de abril, Paróquia Santo Antônio (Imbituva-Setor 6); dia 4 de maio, Paróquia São Miguel (Irati-Setor 7) e 18 de maio, Paróquia São José (Imbaú-Setor 8).

Com informações da assessoria.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE