Primeira Liga Católica da Diocese de PG completa 90 anos | aRede
PUBLICIDADE

Primeira Liga Católica da Diocese de PG completa 90 anos

Liga Católica Jesus, Maria e José foi criada em19 de março de 1934; festividade aconteceu no último domingo (17)

Cerca de 85 liguistas participaram dos festejos no domingo
Cerca de 85 liguistas participaram dos festejos no domingo -

Publicado por Luciana Brick

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A primeira Liga Católica Jesus, Maria e José do Paraná foi criada na Diocese, há 90 anos, em 19 de março. Para marcar o aniversário, a programação reuniu cerca de 85 liguistas, vindos das 13 Ligas espalhadas por Ponta Grossa, na Paróquia São José/Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no domingo (17). Depois de um café da manhã, o paroquiano Julcinei Freitas conduziu uma formação a respeito do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que peregrinará por três cidades da região, a partir de maio. Às 10 horas, o bispo Dom Sergio Arthur Braschi celebrou missa em ação de graças.

Devoto da Mãe do Perpétuo Socorro, Julcinei Freitas começou falando do significado de cada uma das figuras que aparecem no ícone. “Um olhar que demonstra a atenção constante da Mãe para com os homens. Ela falou muito pouco, mas comunicou tudo”, interpretou, referindo-se aos olhos grandes e expressivos e à boca pequena, constantes na imagem. As sandálias desatadas e presas por um fio em um dos pés do menino Jesus representam que a única esperança é a intercessão da Mãe junto ao filho por nós. “Por isso, quando rezamos uma dezena do Rosário em frente ao quadro, as coisas começam a andar bem”, orientou, lembrando que devemos sempre demonstrar gratidão

Freitas leu um testemunho de milagre, relatado pelo padre Clemente Krug, onde uma mãe, devota, pedira por sua gestação, parto e pela saúde de seu filho recém-nascido, em constantes novenas. A criança nasceu prematura, ficou internada e acabou morrendo, antes mesmo que a mulher tivesse tido a chance de acolhê-la nos braços. No necrotério do hospital, a mãe devota pediu para abraçar o pequenino e, depois de segundos com ele abraçado, o coração voltou a bater. Todos os testes clínicos feitos comprovaram que a criança havia realmente falecido e, depois do contato com a mãe, outros exames demonstraram que sua saúde estava restabelecida. O milagre aconteceu no Santuário Diocesano de Ponta Grossa, em 1991. “Uma Mãe que recebeu o filho morto, o abraçou e o viu vivo três dias depois quis compartilhar isso com essa devota”, emocionou-se Freitas.

“A Liga Católica junto com a Legião de Maria foram as responsáveis por segurar e construir toda a fé católica em nossa Diocese. Celebrar 90 anos tem um grande significado porque nos remete à nossa história inicial e também nos fortalece para continuar a história daqui para a frente. Essa é a grandiosidade e a gratidão de Deus à Liga Católica por toda essa história de fé”, ressaltou Freitas, que é ministro da Eucaristia na Paróquia/Santuário. Depois da formação, foi exibido um vídeo do diretor eclesiástico nacional das Ligas Católica, padre André Luís Bastos, cumprimentando todos os liguistas pelos 90 anos. “É o momento de celebrar tanta graça. Que cada liguista possa irradiar luz. Que sejam reconhecidos pela felicidade, alegria e muitos queiram vir fazer parte da Liga pelos vossos testemunhos”, sugeriu.         

No início da missa, Dom Sergio pediu uma salva de palmas para todos os representantes da Liga Católica. “Se alguém quiser me servir, me siga. É um convite que Jesus faz no Evangelho de hoje. Se um grão de trigo não vai para o seio da terra, não produzirá frutos. Queremos ver Jesus, chegar perto e na Eucaristia está Jesus vivo. Depois do encontro com Ele passamos a participar da comunidade, tudo muda quando somos tocados pelo seu amor, pelo seu carinho, é um discipulado que vai pela vida inteira porque a conversão não termina, nunca é tarde, nunca é suficiente. O discipulado se dá com o encontro com Jesus e não é individual, mas tudo tem que acontecer na comunidade eclesial, dentro da missão universal, da comunhão eclesial”, enfatizou o bispo.

PEREGRINAÇÃO - A primeira Liga Católica do Brasil foi fundada no Rio de Janeiro. A Liga sendo derivada da ação dos redentoristas - padres da Congregação do Santíssimo Redentor - também é consagrada a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, como a congregação, que a tem como padroeira. Para festejar o aniversário diocesano da Liga, o ícone de Nossa Senhora, que vem visitando as diferentes regiões do país, estará peregrinando pela Diocese, a partir de 1º de maio. Ele vai passar por todas as paróquias de Ponta Grossa, Castro e Telêmaco Borba. O ícone virá da Diocese de Franca (SP).         

O ícone permanecerá de dez a 12 dias na paróquia. A definição das datas da peregrinação será feita em acordo com o pároco, que terá que aprovar o dia. “As paróquias vão ficar livres para poder fazer os ajustes que acharem necessário quanto ao período da visita e nós, da coordenação estaremos dando, todo o apoio a equipe que estará acolhendo o ícone em cada comunidade”, destacou a coordenadora diocesana da Liga Católica, Alzira Padilha. Ela e o marido, Fabiano, respondem pela coordenação. 

A primeira Liga foi fundada em 1934, na Paróquia São José/Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Ponta Grossa. A última foi criada na Capela Santa Tereza, na Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro, em Ponta Grossa. No mundo, a Liga Católica tem 180 anos.

Das Assessorias 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE