Jocelito Canto tenta última 'cartada' em busca da elegibilidade | aRede
PUBLICIDADE

Jocelito Canto tenta última 'cartada' em busca da elegibilidade

O ex-prefeito pode ser candidato à Prefeitura de Ponta Grossa em 2024, a depender do STF

Jocelito Canto aguarda decisão do STF para definir futuro na política
Jocelito Canto aguarda decisão do STF para definir futuro na política -

Kadu Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Jocelito Canto pode ser candidato à Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG). O ex-prefeito de Ponta Grossa depende de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para saber qual será o rumo político que irá tomar. Porém, ao mesmo tempo que a decisão do STF pode permitir com que Jocelito seja candidato, ela pode manter Jocelito inelegível e até mesmo conceder a permissão de que ele assuma a vaga pela qual foi eleito na Câmara Federal.

São três possibilidades a depender do STF e, em entrevista concedida ao Portal aRede, Jocelito explicou o que irá fazer em cada situação.

CASO SE TORNE ELEGÍVEL - Jocelito afirmou ainda que Joce Canto será a candidata a prefeita apenas se ele não conseguir se tornar elegível. "A prioridade ainda é a minha candidatura. Se eu não reverter, nosso plano B é a presença da Joce Canto", afirmou Jocelito. O ex-prefeito destacou que caso a decisão do STF coloque seus direitos políticos em dia, ele será candidato a prefeito. Jocelito destacou que se isso acontecer, o partido pelo qual ele será candidato será o PSDB, partido pelo qual foi eleito deputado federal em 2022.

"Eu estou pronto para discutir, para debater, para fazer propostas viáveis", disse Jocelito.

Quando perguntado sobre quem pode ser o vice-prefeito ou vice-prefeita, caso saia candidato, Jocelito destacou que deverá ser uma mulher e chegou a citar o nome de Sandra Queiróz. Sandra é uma figura ligada ao setor agrícola nos Campos Gerais. Ela foi vereadora de Ponta Grossa entre 1988 e 1992 e Secretária Municipal de Agricultura de 1998 a 2002, período que compreendeu o governo de Jocelito Canto.

CÂMARA FEDERAL - Jocelito destacou que não será candidato a prefeito se o STF atender a solicitação que foi enviada e lhe permitir assumir a vaga na Câmara Federal. "Se o STF definir que o mandato realmente pertence a mim, eu vou assumir e não sou candidato a prefeito", enfatiza.

INELEGIBILIDADE - Se a decisão final do STF manter Jocelito inelegível, Joce Canto será a candidata do grupo político à Prefeitura.

Jocelito afirmou que não sabe quando o Supremo Tribunal Federal (STF) anunciará a decisão final.

E A MABEL? - O nome de Mabel Canto, que concorreu com Elizabeth à Prefeitura em 2020, também foi destacado durante a entrevista. Jocelito explicou os motivos que fizeram a atual deputada estadual a não anunciar a pré-candidatura à Prefeitura. "Nossa candidata era a Mabel, mas como ela está tendo muita responsabilidade de não deixar Ponta Grossa sem deputado na Assembleia, ela abre mão da candidatura à Prefeitura. Ela não age pensando no poder, mas em manter a representatividade de Ponta Grossa", disse. Jocelito lamentou o fato do município ter somente um representante na Assembleia Legislativa. "Não é momento de ficarmos sem representante", enfatizou Jocelito, se referindo à permanência de Mabel na Alep.

ROMPIMENTO ENTRE ELIZABETH E RANGEL - "É uma benção para Ponta Grossa esse rompimento", disse Jocelito ao avaliar a ruptura de Elizabeth Schmidt com Marcelo Rangel. "Porque mostra a briga pelo poder, o grupo quer continuar no poder. É hora de encerrar este ciclo. Eles já fizeram a parte deles, agora tem que mudar", disse Jocelito ao justificar o porquê acredita que o atual grupo político deva deixar o poder.

Ele destacou ainda que, visando as Eleições, o rompimento da prefeita com Rangel pode beneficiar a oposição. "Essa briga é uma benção divina, porque fica mais fácil da oposição ganhar!"

ENTENDA A INELEGIBILIDADE - A candidatura de Jocelito para o cargo de deputado federal foi impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) uma semana antes da eleição. Com a decisão em primeira instância e a vitória nas urnas, o radialista entrou com um recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar fazer valer os mais de 74 mil votos recebidos e conseguir assumir o mandato na Câmara dos Deputados em 2023.

Jocelito foi alvo de uma ação do deputado federal Sandro Alex (PSD), que pediu a impugnação da candidatura do ex-prefeito por conta de uma condenação de 2013. Na época, o comunicador foi condenado por ter utilizado um policial em sua segurança particular no período em que esteve à frente da Prefeitura Municipal.

Confira a entrevista com Jocelito Canto na íntegra:

VÍDEO
Grupo aRede.
Jocelito Canto também falou sobre a cassação dos próprios direitos políticos | Autor: Grupo aRede.
 
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE