Partido Liberal tem boas expectativas para as Eleições Municipais | aRede
PUBLICIDADE

Partido Liberal tem boas expectativas para as Eleições Municipais

O presidente municipal do PL, Izaías Salustiano, enfatiza que a sigla tem boas perspectivas para a corrida eleitoral

O vereador Izaías Salustiano é o presidente municipal do Partido Liberal
O vereador Izaías Salustiano é o presidente municipal do Partido Liberal -

Kadu Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

“Possuímos uma chapa forte que concorrerá ao pleito de 2024”. A afirmação convicta é do presidente municipal do Partido Liberal (PL) e vereador na Câmara de Ponta Grossa, Izaías Salustiano. Em entrevista concedida ao Portal aRede, o parlamentar destacou vários pontos que dizem respeito ao PL e como estão as articulações do partido visando a corrida eleitoral de outubro.

“O partido tem sido bastante cobiçado, pois tem tempo de televisão, encaminha recursos de fundo partidário e fundo eleitoral”, destacou Salustiano, ao explicar que a busca pelo PL vem sendo grande por parte dos grupos políticos de Ponta Grossa. “O PL foi procurado por muitas pessoas que querem concorrer às majoritárias, até agora não houve acerto com nenhum candidato”, disse Salustiano.

O presidente do Partido Liberal foi questionado sobre a possibilidade de uma filiação e candidatura à Prefeitura de Elizabeth Schmidt junto do partido de direita. Salustiano destacou que seria natural que Elizabeth estabelecesse um contato com o PL. Ele afirma que houve uma conversa entre a prefeita e a executiva nacional do partido, mas que não houve conversas em âmbito municipal para uma filiação da atual Chefe do Executivo. “Se a prefeita tivesse se filiado, o que não aconteceu até o momento, certamente teríamos a oportunidade de conversar. Mas como ela não se filiou, não há nada de concreto”, destaca. Contudo, a possibilidade de filiação de Elizabeth com o PL não está descartada, segundo Salustiano. “Estou para ter uma agenda com ela (Elizabeth) para falar destas questões políticas. Mas ela ainda não está filiada. No momento em que ela se filiar, se isso ocorrer, certamente eu serei comunicado”, disse.

Salustiano enfatiza que o PL segue trabalhando na mesma direção, ainda sem um nome definido para concorrer às majoritárias. O presidente municipal do partido alega que decisões como a de definir um nome para se candidatar à Prefeitura precisam ser construídas a nível estadual. “Nós do diretório municipal não temos a prerrogativa de definir esta situação. Isso tem que ser construído em grupo”, afirma.

ROMPIMENTO ENTRE ELIZABETH E RANGEL - A ruptura do grupo político do PSD também foi um dos temas da entrevista. Izaías Salustiano afirma que esta situação traz prejuízo para o grupo político de Elizabeth Schmidt e de Marcelo Rangel e também prejudica o município. “A gente sabe que política não se faz sozinho”, disse Salustiano. O parlamentar afirma que os únicos beneficiados por esse rompimento foram os adversários do atual grupo que está na situação do poder político em Ponta Grossa. “Se essa ruptura perdurar, certamente abrirá uma lacuna. Causará prejuízo para o grupo da prefeita e do Marcelo Rangel e abrirá, por consequência, um espaço para que outros grupos políticos possam ocupar este cenário de voto”, destaca o presidente municipal do PL.

RELAÇÃO COM ALIEL MACHADO - Recentemente, em entrevista ao Portal aRede, o deputado federal Aliel Machado (PV) destacou que o PL é “um partido de pessoas de palavra” e revelou certa proximidade com lideranças da legenda de direita. Questionado sobre a possível inclinação do PL para Aliel, Salustiano destacou que o deputado do PV é quem mais encaminha recursos para Ponta Grossa e também aquele que mais se aproxima da gestão da prefeita Elizabeth. “A questão ideológica é importante até certo ponto. Políticos do bem tem dos dois lados, na direita e na esquerda. Eu digo que o segredo está no meio”, disse Salustiano.

O presidente do PL destaca também que, embora admire o trabalho que Aliel tem feito na Câmara Federal, não há nenhuma prerrogativa de que o PL apoiaria uma candidatura do atual deputado à Prefeitura. “Quero dizer que, primeiro, a gente nem sabe se ele será o candidato. É bom lembrar que em 2020 ele era candidato até uma certa altura, mas quando chegou no momento final acabou não se confirmando”, lembra.

Salustiano destaca que Aliel Machado traz recursos do governo Federal para o município e que por isso, atualmente, Ponta Grossa depende do deputado federal. “Então com uma candidatura de Aliel, certamente Ponta Grossa teria um prejuízo, pois no cenário atual ficaria sem nenhum representante na Câmara Federal”, destaca. Izaías Salustiano também afirma que Ponta Grossa padece em questão de representatividade, não só na Câmara Federal, mas também na própria Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), visto o município também conta apenas com uma representante, a deputada Mabel Canto (PSDB).

AUMENTO NO NÚMERO DE VEREADORES - A Câmara Municipal de Ponta Grossa poderá aumentar o número de vereadores. O Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município nº 004/2023 tramita nas comissões internas e deve ser analisado até o início das Eleições deste ano. A proposta busca deixar a Câmara com 23 cadeiras, quarto a mais do número atual. Izaías Salustiano acredita que o aumento no número de vereadores na Câmara Municipal seria benéfico para a população, que teria mais representatividade no Legislativo. Ele também destaca que o aumento no número de vereadores não representaria um consequente aumento no custo orçamentário da Câmara. ‘A legislatura que gastou mais dinheiro, proporcionalmente, foi aquela que teve 15 vereadores”, disse Salustiano.

OBJETIVOS DO PL NO LEGISLATIVO - Izaías está convicto de que o Partido Liberal pode eleger dois vereadores nas Eleições deste ano. Quando perguntado sobre os nomes que compõe a chapa que irão concorrer à Câmara pelo PL, Salustiano citou os nomes de Edvaldo Alves, George Luiz de Oliveira e o atual vice-prefeito, Capitão Saulo. Além destes três nomes, o presidente do PL confirmou que a vereadora Missionária Adriana se filiou ao partido nesta semana, a parlamentar estava no Solidariedade e agora tem um novo partido.

“As expectativas estão bastante altas. O compromisso que eu assumi com a executiva municipal foi no sentido de realmente trabalhar para fazer uma chapa forte, trazer bons nomes que possam de fato concorrer e ter uma representatividade maior no Legislativo”, finalizou Salustiano.

Confira a entrevista completa com Izaías Salustiano:

VÍDEO
Grupo aRede.
Presidente municipal do PL destaca articulações do partido para as Eleições | Autor: Grupo aRede.
 
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE