Diocese faz caminhada, procissões e vias sacras na Sexta Feira Santa | aRede
PUBLICIDADE

Diocese faz caminhada, procissões e vias sacras na Sexta Feira Santa

Em muitas paróquias, esse é o dia em que as encenações, vias-sacras e musicais acontecem

Na sexta-feira, haverá a Via-Sacra pelas ruas, às 6 horas, com ponto de encontro na Capela Nossa Senhora Aparecida
Na sexta-feira, haverá a Via-Sacra pelas ruas, às 6 horas, com ponto de encontro na Capela Nossa Senhora Aparecida -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Sexta-Feira Santa é o único dia do ano em que não há missas nas igrejas. É um dia dedicado a lembrar a Paixão e Morte de Jesus na cruz, como sacrifício supremo de amor por nós. Às 15 horas, horário em que Jesus morreu, realiza-se a celebração da Paixão do Senhor, que inclui a narrativa da crucificação, a adoração à cruz e a comunhão eucarística. Em muitas paróquias, esse é o dia em que as encenações, vias-sacras e musicais acontecem. Procissões como a da imagem do Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores pelas ruas do Jardim Esplanada, promovida pela Paróquia Nossa Senhora Medianeira, em Ponta Grossa, que acontece há mais de 40 anos.

Antes, na sexta-feira, haverá a Via-Sacra pelas ruas, às 6 horas, com ponto de encontro na Capela Nossa Senhora Aparecida (Jardim Atlanta). Às 8 horas, com encontro em frente matriz, da Capela Nossa Senhora Perpétuo Socorro (Jardim Jacarandá) e em frente da Capela Nossa Senhora das Graças (no Parque Nossa das Graças) e, às 9 horas, com encontro na Capela Menino Jesus de Praga (no Tânia Mara) e em frente da Capela Santa Mônica (Santa Mônica). Das 8 ao meio-dia, terá atendimento de confissões (matriz e Capela Nossa Senhora das Graças) e adoração (matriz). Além da celebração da morte do Senhor, às 15 horas.

A procissão do Senhor Morto iniciará às 19h30, logo depois das Sete Dores de Maria, uma meditação sobre o sofrimento de Nossa Senhora, que, apesar de sua serenidade, viveu tamanha dor em ver o seu filho preso e condenado à morte. “Uma espada lhe atravessou a alma”, como já previa o profeta Simeão. A procissão vai sair da Capela Nossa Senhora das Graças em direção à matriz. Todos são orientados a levar velas e livro da Via Sacra.

Na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Tibagi, a procissão com Jesus Morto terá as meditações da Via Sacra. A saída, às 19 horas, se dará em frente ao cruzeiro, próximo ao Portal do Turismo até a igreja matriz. São esperadas aproximadamente 400 pessoas. Ainda na Sexta-feira Santa, haverá Via Sacra das 7 horas até ao meio-dia, na Igreja Matriz, de em hora em hora, conduzida pelas crianças do primeiro ao quinto tempo da Catequese. Às 15 horas, celebração da Palavra, com adoração da santa cruz na matriz.

Na Paróquia São João Paulo II, no Bairro Contorno, às 18h30, quatro procissões luminosas simultâneas sairão das comunidades da cidade: Mãe da Igreja, Nossa Senhora das Dores, Mãe da Divina Providência e matriz. As pessoas irão se encontrando ao longo do caminho e seguirão em direção à matriz. No pátio da igreja, está programada a encenação da Paixão de Cristo e um musical apresentado pelas crianças do Coral Infantil O amor me Explicou tudo e padre Wagner Oliveira da Silva.  A encenação ficará por conta dos jovens do Grupo Yeshua.

“As sete e meia da noite, viveremos um momento muito especial, com a encenação e o musical. Um momento muito bonito. A Páscoa é a celebração central dos católicos, é de onde parte a nossa fé. Porque muitos passaram por esse mundo, todos morreram e um só ressuscitou. Depois, ressuscitam todos aqueles que caminham unidos a Ele. A Igreja sempre reconheceu a Páscoa como celebração da passagem da morte para a vida. Jesus tomou sobre si o pecado do mundo e por sua morte deu-nos vida e é isso que nós celebramos: a vida, mas não essa vida que o mundo apresenta, mas a vida plena, eterna, que foi inaugurada por Nosso Senhor Jesus Cristo. A partir da Páscoa que se celebra depois o Natal e toda a vida litúrgica da Igreja. Ao longo do tempo, a visão comercial acabou levando a uma distração do verdadeiro significado da Páscoa, mas posso dizer que, até mesmo através da doçura do chocolate ou do doce do ovo, que é o sinal da vida que se rompe, o sepulcro rompido, a vida que nasce, temos também o simbolismo da Páscoa. Jesus rompeu o sepulcro e ele nos deu vida”, explica belamente o pároco da São João Paulo II, padre Wagner.

GALERIA DE FOTOS

  • Procissões como a da imagem do Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores acontecem a mais de 40 anos.
    Procissões como a da imagem do Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores acontecem a mais de 40 anos.
  • Procissões como a da imagem do Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores acontecem a mais de 40 anos.
    Procissões como a da imagem do Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores acontecem a mais de 40 anos.
 

VIA SACRA LUMINOSA - E o Encontro Matrimonial Mundial promoverá a Via Sacra Luminosa, no Instituto São João XXIII, a partir das 20 horas. Cada pessoa leva sua vela e por uma hora, uma hora e meia, vão passando pelas estações e rezando. Um homem faz o papel de Jesus e acompanha todos os momentos da via. “É bem bonito. Um caminho lá dentro do Instituto. Convidamos a todos que queiram participar conosco”, chama Adriane Cristina do Nascimento Gonçalves, da coordenação diocesana do Encontro Matrimonial Mundial.

CAMINHADA - Às 6 horas, os Arautos do Evangelho promovem a caminhada penitencial, saindo da Capela São Paulo Apóstolo, em Uvaranas. Os peregrinos irão rezando, cantando, louvando até a Capela Santa Bárbara. Lá, haverá uma breve meditação, uma bênção e o retorno. Haverá transporte para o regresso dos penitentes. A previsão de chegada de volta é às 10 horas.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE