Fim de ano requer atenção redobrada | aRede
PUBLICIDADE

Fim de ano requer atenção redobrada

Mário Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os arrombamentos de imóveis e de veículos, os assaltos, além dos casos de estelionatos, são os  principais tipos de crimes registrados nesta época do ano pela polícia, quando o movimento no comércio aumenta por causa do Natal. Os bandidos atuam tanto na periferia como na região central. Eles nem sempre são de Ponta Grossa e vêm à cidade aguardando uma oportunidade para agir e ganhar dinheiro fácil.

O delegado-chefe da 13ª SDP, Danilo Cesto, comenta que os ladrões são oportunistas e aproveitam o vacilo da vítima para atacar. “O importante é ficar sempre atento. A gente não deve conversar com estranhos em filas de bancos ou nas ruas, e temos que tomar muito cuidado com bolsas e carteiras de bolso. Quem for às compras deve levar o menor número de documentos e não andar com grandes quantias em dinheiro”, sugere.

Para o delegado do 2º DP, Marcus Vinicius Sebastião, a pessoa deve se habituar a realizar saques com cartões  em caixas eletrônicos instalados em locais de grande movimento, procurando fazê-los durante o dia, preferencialmente no horário comercial. “Se houver necessidade de realizar saques no período noturno, não se dirija sozinho ao caixa eletrônico. Leve um ou mais acompanhantes adultos e peça que o aguardem até realizar a operação. Essas cautelas também são válidas para fins de semana e feriados”, complementa.

A prevenção ainda é a melhor arma contra os bandidos. O delegado alerta a comunidade que nesta época do ano, por causa do maior circulação de dinheiro no comércio,  são comuns os golpes como conto do paco, boa noite cinderela, conto do vigário, entre outros. “Os vigaristas estão agindo nas portas de bancos e apostam na própria ganância da vítima para tirar dinheiro dela. O ponta-grossense tem que desconfiar de qualquer proposta de vantagem financeira e que bilhetes de loterias, premiados, não existem”, assinala.

Outras orientações, se seguidas, podem aumentar a segurança e limitar a ação de criminosos. A pessoa, sempre que possível, não deve se expor gratuitamente à ação de delinquentes, passeando desacompanhada por lugares afastados e em horas avançadas. Deve-se manter em alerta ao cruzar com suspeitos e não parar para atender pedidos que gerem desconfianças. Ao parar em pontos de ônibus, procure aqueles que se situam em locais de grande movimento, preferencialmente os localizados à porta dos estabelecimentos comerciais.

As pessoas também devem reforçar a segurança da própria casa. Quem vai viajar, ou sair às compras, precisa trancar as portas, as janelas e os portões; não deixar expostos no quintal objetos de valores e preferencialmente comunicar os vizinhos sobre sua ausência. Em dezembro do ano passado a delegacia registrou 148 arrombamentos – média de 4,7 ao dia.

Recomendações importantes

Não carregue grandes importâncias em dinheiro ou outros valores. Se o fizer por necessidade imperiosa, procure guardar o numerário de modo seguro e discreto

Evite a ação dos marginais, não ostentando correntinhas, relógios, medalhas, braceletes e outras jóias.

Siga diretamente para seu destino quando portar valores, não parando em bares ou casas de diversão;

Evite ficar sozinho em pontos de ônibus isolados, especialmente à noite. Em ônibus com poucos passageiros, sente-se próximo ao motorista

Não se deixe levar pela conversa de estranhos que venham a abordá-lo para propor "negócio da China". São vigaristas, chame o policial mais próximo

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE