São Camilo alerta sobre ‘tumor silencioso’ no Novembro Azul | aRede
PUBLICIDADE

São Camilo alerta sobre ‘tumor silencioso’ no Novembro Azul

Plano de Saúde busca a conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata, que ó segundo câncer mais comum entre os homens. Em estágios iniciais, a doença não tem sintomas, necessitando de exames para a identificação

Plano de Saúde faz alerta para a prevenção do câncer de próstata
Plano de Saúde faz alerta para a prevenção do câncer de próstata -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Da mesma forma que outubro é reconhecido como o mês da prevenção do câncer de mama, com a campanha do ‘Outubro Rosa’, o mês de novembro também é mundialmente conhecido como o mês de alerta e prevenção do câncer de próstata, com a ação ‘Novembro Azul’. O alerta é feito pelo fato de que este é o segundo tipo mais comum de câncer no homem, que não possui sintomas em seu início, mas que é curável, caso seja identificado nas fases iniciais, como explica o urologista Bruno Fontoura, do Plano de Saúde São Camilo, de Ponta Grossa. Por isso, há a recomendação para que os homens realizem os exames periódicos, para evitar consequências mais graves da doença.

Como explica o profissional da saúde, a campanha foi instituída há alguns anos pela Sociedade Brasileira de Urologia, com o objetivo de trazer à tona sempre essa discussão sobre o assunto, para que os homens obtenham maior conhecimento sobre o tema. “O objetivo maior é falar sobre o câncer de próstata, que é um dos cânceres mais prevalentes no homem, e também dar um toque geral na saúde, no cuidado com a saúde, no objetivo do homem de fazer as prevenções, fazer exames, instituir essa cultura que normalmente o homem não tem. As mulheres se cuidam muito mais que os homens, então elas acabam vivendo muito mais”, explica o médico do Plano de Saúde São Camilo.

GALERIA DE FOTOS

  • Plano de Saúde faz alerta para a prevenção do câncer de próstata
    Plano de Saúde faz alerta para a prevenção do câncer de próstata
  • Plano de Saúde faz alerta para a prevenção do câncer de próstata
    Plano de Saúde faz alerta para a prevenção do câncer de próstata
 

O urologista explica que essa falta de cultura de cuidados do homem é grave, porque geralmente quando há a busca pelos profissionais da medicina, no caso do câncer de próstata, é quando a doença já está em estágios mais avançados. Por isso, a campanha busca a intensificação dos cuidados para que, caso o paciente esteja com a doença, ela seja identificada da forma mais precoce possível, para poder resolver com o melhor tratamento. “O grande detalhe do câncer de próstata é que ele é o segundo câncer mais comum no homem. E o câncer de próstata não gera sintomas - ele é um tumor completamente silencioso. Ele só vai emitir sintomas no homem a partir momento que já saiu da próstata, e quando isso acontece, normalmente, ele deixa de ter uma taxa de cura tão boa”, completa Bruno Fontoura.

Diagnóstico

Pelo fato de que o câncer de próstata é uma doença silenciosa, ele só pode ser detectado através de dois exames, informa o urologista. “É o PSA, que é um exame de sangue, e o do toque. Eles não são exames que geram diagnóstico, mas trazem suspeita. E falando de estatística, 30% dos cânceres de próstata acontecem com o PSA normal, o que significa que se pegar 10 homens com câncer e fizer PSA neles, três vão estar com PSA normal. Então, se não fazer o exame do toque, ele passará batido; vai achar que o exame está bom e que não tem nada”, explica o médico.

Por esse motivo, o tabu (para quem ainda tem) deve ser deixado de lado, em prol da saúde e para evitar futuros sofrimentos. “O exame de toque é super rápido, é indolor; não tem nenhum tipo de problema, porque a sociedade vem evoluindo muito em relação a isso. Sinto dificuldade pequena em relação a isso no consultório, mas eventualmente acontece. O objetivo nosso é informar e deixar da forma mais natural possível”, completa Bruno.

Já nos casos mais avançados, a doença fica perceptiva, explica o médico do São Camilo. “Quando o tumor sai da próstata, se iniciam os sintomas: sangramento na urina, dor ao urinar, jato fraco, desconforto, a urina presa. São sintomas que normalmente representam doença mais avançada – e a doença avançada não tem taxa tão boa de cura boa”, completa o profissional.

Prevenção

Por tudo isso, a prevenção deve ser iniciada, em geral, aos 50 anos. Entretanto, quem tem histórico familiar, ou para pessoas da etnia negra, recomenda-se que esse tratamento seja iniciado antes. “A partir dos 50 anos é a faixa de maior prevalência. Pacientes com histórico familiar desse câncer, como pai, irmão, tio, e pacientes de etnia negra, têm risco maior. Então tem que começar mais cedo, normalmente a partir dos 45 anos. Mas eu digo sempre: independente do câncer de próstata, exames gerais em relação à saúde têm de fazer sempre, desde os 20, para prevenir outros problemas”, esclarece o profissional do Plano de Saúde São Camilo.

Cura

O médico Bruno Fontoura explica que a partir do diagnóstico, há a classificação nos grupos de risco: baixo, moderado e alto risco. “Para cada grupo existem opções diferentes de tratamento, taxas diferentes de cura e taxas diferentes de recidiva, que é quando o tumor volta. Hoje, cerca de 95% dos casos de câncer de próstata são curáveis, mas é porque as campanhas geraram diagnósticos muito mais precoces, e a gente consegue atuar mais cedo, quase sempre conseguindo curar os pacientes”, explica.

O tratamento pode se feito de diferentes formas, conforme o estágio da doença. “Pode ser por cirurgia, por radioterapia, terapia hormonal, e há casos em que a doença é tão pouco agressiva que a gente não faz nada, só acompanha o paciente. Então é doença muito ampla; não tem como falar que tem diagnóstico para todos os pacientes, porque é muito individualizado. A informação importante é ficar claro que a chance de cura é muito alta, mas é alta para quem faz a rotina desde cedo”, conclui o urologista.

SERVIÇO

Plano de Saúde São Camilo

Telefone: (42) 3026-6766

Instagram: @planodesaudesaocamilo_pg

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE