Ponkan e Mexerica: existe diferença? | aRede
PUBLICIDADE

Ponkan e Mexerica: existe diferença?

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Nessa época do ano começam a surgir essas frutas nas feiras e supermercados, então é hora de aproveitar e consumir muito dessas tangerinas que, além de uma delícia, são muito saudáveis!

Diferenças e semelhanças

Tanto a ponkan quanto a mexerica são tipos de tangerinas, com sabor, aroma e aspecto bem parecidos. Entretanto, as duas variedades apresentam diferenças importantes. A principal é que a mexerica vem da planta Citrus deliciosa, enquanto a ponkan se origina da espécie Citrus reticulata, de onde surge também a maioria dos outros tipos de tangerinas. Os especialistas ainda apontam uma outra distinção: a mexerica possui em sua casca muito mais óleos essenciais — substâncias que deixam aquele cheiro forte e ácido quando se descasca a fruta.

Outra fonte de confusão são os diferentes nomes que a mexerica recebe em todo o país. No Rio Grande do Sul, ela é chamada de bergamota. Em outras regiões, o nome muda para mimosa, mas a fruta é sempre a mesma.

Nutricionalmente falando, quase não existe diferença entre a ponkan e a mexerica.

As tangerinas possuem propriedades anti-inflamatória, laxativa, diurética, digestiva, analgésica, cicatrizante, revigorante, antisséptica, antivirótica, estimulante, expectorante, refrescante e aromática.

Composição nutriocional

Essas tangerinas são ricas em vitaminas B1 e B2, as quais ajudam à saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca. Além de conter grande quantidade de fibras, de sais minerais como magnésio, cálcio potássio e fósforo, e betacaroteno, que aumenta a resistência às infecções.

Apresentam também compostos antioxidantes, que são indispensáveis na inativação dos radicais livres e quando associada a uma dieta saudável torna-se uma forte aliada no combate ao envelhecimento e na redução dos riscos de câncer e em doenças cardiovasculares e neurodegenerativas como por exemplo o mal de Alzheimer. Contém também vitamina C que melhora a imunidade.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE