PG oferece aulas de hidroginástica para pacientes SUS | aRede
PUBLICIDADE

PG oferece aulas de hidroginástica para pacientes SUS

Em 2020 foi fechada uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde e a Fundação de Assistência Social

Em 2020 foi fechada uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde e a Fundação de Assistência Social
Em 2020 foi fechada uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde e a Fundação de Assistência Social -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em 2020 foi fechada uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde e a Fundação de Assistência Social

O objetivo é a ampliação das atividades focadas na promoção e prevenção da saúde, através da união entre a estrutura da Assistência Social e o corpo técnico da Saúde, por meio da Atenção Primária. A primeira atividade, que está sendo realizada, é o mutirão de avaliação física dos idosos, cadastrados na FASPG, para realização de hidroginástica.

Na manhã desta terça-feira (11) os profissionais de Educação Física, ligados a FMS, realizaram avaliação dos pacientes para dar início às aulas. Os cadastros serão feitos até o próximo dia 21 de fevereiro, no Centro de Convivência da Nova Rússia (Cecon), no período da manhã. “Os idosos que foram avaliados nas Unidades Básicas de Saúde do município e que possuem a liberação do médico, estão sendo avaliados, neste momento, por professores de educação física da atenção primária. Dentre os procedimentos realizados temos anamnese, coleta de medidas antropométricas, testes físicos e aferição de pressão arterial, entre outros testes”, explica o supervisor de fisioterapia, Fabiano Swiech.

Neste primeiro momento estão sendo avaliados mais de 200 idosos. As aulas vão acontecer todas as segundas, terças, quartas e quintas-feiras, no período da manhã a partir das 8h30 e no período da tarde, a partir das 14h30. “Os grupos serão compostos por, no máximo, 25 pessoas. Será um atendimento diferenciado, onde os pacientes terão dois profissionais disponíveis em cada aula. O paciente/aluno que receber um ‘ok’ por parte do professor, será inserido em uma turma de hidroginástica”, diz Fabiano. As aulas iniciam no próximo mês.

Como participar 

A partir de agora os médicos que atendem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) poderão receitar, como forma de tratamento, as aulas de hidroginástica. “As pessoas que tiverem interesse em participar devem ir até sua UBS de referência e marcar consulta com o médico, ele já está instruído sobre o procedimento. Após avaliação médica, em caso de inserção nas aulas, a equipe técnica da UBS irá inserir o paciente no sistema e realizar o encaminhamento correto, através do sistema de informação”, comenta Fabiano.

A equipe que ficará responsável pelas aulas e atendimentos dos alunos é composta por cinco professores de educação física, dois fisioterapeutas, equipe administrativa do Cecon e da central de agendamentos. A intenção da FMS e FASPG é ampliar o número de aulas e disponibilizar vagas noturnas. “Eu já fazia aulas de hidroginástica, simplesmente adoro. Tenho osteoporose e minha circulação não era das melhores, agora não posso reclamar, melhorou muito. Poder contar com este serviço gratuito e com profissionais de qualidade, fará toda a diferença na minha qualidade de vida”, comemora a senhora Maria Oliveira, 76 anos. Benefícios da hidroginástica É um exercício físico que trabalha tanto força quanto o condicionamento aeróbico. Tem baixo impacto o que possibilita a realização de exercícios por pessoas com quadro de artrose por exemplo, sem contar todos os benefícios que o exercício promove.

“Nosso objetivo é facilitar o acesso ao exercício físico, mas de maneira segura. Passando pela avaliação do médico e do educador físico. Caso o aluno não se enquadre na hidro, estaremos oferecendo outras atividades entre elas o tai Chi Chuam e exercícios funcionais”, finaliza Fabiano.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE