5 alimentos que dão mais energia para turbinar a atividade física | aRede
PUBLICIDADE

5 alimentos que dão mais energia para turbinar a atividade física

Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Antes de partir para a academia, a corrida ou qualquer outra atividade física, uma alimentação bem planejada pode fazer muita diferença no seu treino. "É importante que os alimentos consumidos forneçam energia para realizar a atividade, seja de intensidade baixa, média ou moderada. O ideal é consumir o lanche cerca de uma hora antes do treino", orienta a nutricionista funcional Isabel Jereissati, do Rio de Janeiro.

Também não vale engolir qualquer coisa só para forrar o estômago. "Tanto para exercícios de força como de resistência, a refeição deve ser rica em carboidrato, a principal fonte de energia para as células. Já a quantidade de proteínas, gorduras, fibras, vitaminas e minerais deve variar conforme a necessidade de cada pessoa", continua a especialista. Veja, a seguir, alguns exemplos de alimentos ideais para serem consumidos no pré-treino.

Beterraba

Essa raiz de cor roxa é uma ótima fonte de carboidratos, além de ser rica em nitrato, substância que potencializa a circulação e a oxigenação de tecidos. Ela pode ser consumida, inclusive, com as folhas, que também são ricas em nitrato. "Faça um suco e tome 40 minutos antes do treino", sugere Helton Finocchio, nutricionista esportivo da Clínica Andrea Santa Rosa, no Rio de Janeiro (RJ).

Batata-doce

Além dos carboidratos, também fornece vitaminas, como a A, e minerais, como o cálcio, que ajudam a formar massa muscular e a realizar a contração dos músculos. "Consuma uma batata cozida, com pasta de amendoim, ou em forma de purê. Se quiser, adicione um fio de mel", indica Isabel Jereissati.

Pão integral

Pães em geral são boas fontes de carboidratos. "Os integrais saem na frente, porque a energia que fornecem é absorvida aos poucos pelo corpo, e não em picos, como acontece com os brancos. Assim, previnem a hipoglicemia e prolongam a sensação de saciedade", diz a nutricionista Fúlvia Gomes Hazarabedian, coordenadora do programa Bio Nutri da academia Bio Ritmo (SP). A sugestão é fazer um sanduíche com uma fatia de peito de peru e uma de queijo branco.

Chá verde

A bebida é termogênica, isto é, acelera o metabolismo e ajuda a queimar calorias mais rápido. "Além disso, contém teanina e cafeína, duas substâncias que ajudam a manter o foco e a concentração no treino", explica Helton. Hipertensos não podem consumir sem orientação profissional. Para os demais, a indicação é beber uma xícara antes do treino.

Pimenta e açafrão

Quem treina depois do almoço ou do jantar pode usar essas especiarias para temperar os alimentos, pois eles têm compostos que diminuem o estresse oxidativo celular. Ou seja, reduz-se a chance de haver processos inflamatórios, que causam dores e lesões musculares, segundo Helton.
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE