PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Sistema respiratório é tema de ampla aula em Castro

Vamos Ler Registro

17 de maio de 2021 11:10

Dhiego Tchmolo


Relacionadas

Combate ao trabalho infantil é tema de amplo debate em Irati

Painel destaca importância das mães em Imbituva

Equipe escolar homenageia mães com mudas de cravinas

Turmas desenvolvem trabalho do MPT em Irati
Mídias auxiliam em homenagens às mães de Irati
Sistema respiratório é tema de ampla aula em Castro
Semana das Mães traz desafios aos alunos em Jaguariaíva
PUBLICIDADE

Videoaula do Vamos Ler, uso de tablets, computadores e microscópio fizeram parte da dinâmica no 5º ano A Escola Doutor Jahyr Lopes

O 5º ano A da Escola Municipal Doutor Jahyr Lopes, em Castro, desenvolveu um trabalho na última semana sobre o sistema respiratório. A professora da turma, Gisele do Prado Faria, comenta como foram desenvolvidas as atividades que contaram com recursos como a videoaula do Vamos Ler, computadores, tablets e um microscópio.

“Para iniciar, a professora pediu para que os alunos se colocassem em uma posição confortável e fechassem os olhos. Em seguida, pediu para que prestassem muita atenção na respiração, inspirando e expirando profundamente. Depois de finalizado o relaxamento, os alunos foram questionados sobre o que eles estavam fazendo e o que acontecia quando eles inspiravam e expiravam”, aponta a docente.

Esse ínterim permitiu a troca de experiência. Segundo a educadora, alguns relataram a entrada e saída do ar, enquanto outros estavam descansando. A aula seguiu com a explicação que essa ação mostra o funcionamento do sistema respiratório. Na sequência, houve um estudo em vídeo sobre o corpo humano, que falava sobre os diversos sistemas. Tudo isso através de recursos digitais para pesquisas, como computadores e tablets.

“Eles aprenderam que nosso sistema respiratório pode ser atacado por microrganismos que causam doenças. Assim, demos início ao conteúdo microrganismos, com a videoaula do Vamos Ler e fomos pesquisar e aprender mais sobre o coronavírus. Apresentei aos alunos o microcópio, aparelho pelo qual os cientistas estudam e pesquisam o novo vírus da covid-19. Pesquisamos como está o nosso município com relação ao vírus, quantidade de casos, óbitos, internamentos e vacinação”, destaca Gisele.

A professora relata que a aula foi produtiva, com participação ativa de todo o processo. Para fechar, houve um trabalho sobre vacinação e sua importância. Para tal, a educadora complementa pedindo uma pesquisa aos alunos das doenças mais comuns durante a infância, além das patologias já erradicadas.

“Também, para observarem se estão com a vacinação em dia, e para aproximar ainda mais a família da escola, pedi para que os alunos realizassem uma reportagem com um familiar que more com eles, abordando o tema coronavírus e as precauções que devemos ter com relação a esse vírus. As crianças estão ansiosas para conhecer o próximo sistema do corpo humano”, conclui Gisele.

Acesse o blog escolar da Escola Doutor Jahyr Lopes clicando aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados