Combate ao trabalho infantil é tema de amplo debate em Irati | aRede
PUBLICIDADE

Combate ao trabalho infantil é tema de amplo debate em Irati

Ações em turma da Escola Olaria Filipak envolveram pesquisas, estudos, produção de cartazes e conversa com conselheiro tutelar

Alunos expuseram produções acerca do assunto
Alunos expuseram produções acerca do assunto -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ações em turma da Escola Olaria Filipak envolveram pesquisas, estudos, produção de cartazes e conversa com conselheiro tutelar

O 4º ano da Escola Municipal Olaria Filipak em Irati, sob coordenação da professora Reni da Luz Rossa e colaboração da coordenadora pedagógica Eliceia Halatiki Szereda desenvolveu um trabalho para combater os tipos de trabalho na infância e adolescência. A docente destaca os principais pontos da atividade.

“Entre os dias 24 a 27 de maio, a turma realizou atividades referentes ao Combate ao Trabalho Infantil, tema este de grande importância para nossa sociedade. Foram realizadas leituras de textos, imagens referentes ao tema”, aponta a educadora. Segundo dados trazidos do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), cerca de 2,4 milhões de crianças e adolescentes se encontravam em situação de trabalho infantil no ano de 2016.

Conforme explica Reni, configura-se como uma prática do gênero toda ação realizada por jovens abaixo da idade mínima prevista na legislação de cada país. Assim, com a participação dos pais, houve uma pesquisa para relatar a opinião sobre o tema. Outras atividades aconteceram pelo Google Meet com os alunos, através da leitura de um caderno de orientação: Trabalho Infantil – Caderno de Orientação Pedagógica. Ainda, houve discussão e debate acerca das pesquisas.

“Também realizaram a exposição do cartaz ‘Um dia sem o trabalho infantil’. Para incrementar ainda mais o trabalho, foram assistidos vídeos do YouTube sobre o tema. Realizaram a leitura e atividades do livrinho de apoio ‘Lugar de criança é na escola’. Para finalizar, cada aluno realizou uma poesia sobre o assunto abordado na semana, com orientações da professora”, conclui Reni.

A coordenadora Eliceia também comenta os aspectos do tema. “O trabalho desenvolvido em conjunto com o Ministério Público do Trabalho é de extrema importância para toda sociedade, pois a exploração do trabalho de crianças e adolescentes é algo presente na atualidade. Isso afeta o desenvolvimento das crianças em todos os aspectos. A situação de pobreza leva, muitas vezes, a família a expor as crianças a essa realidade, pois necessitam buscar meios de sobrevivência e complemento de renda”, aponta a pedagoga.

Nesse contexto, Eliceia denota ainda mais a importância de investigar e intervir nessas situações, através dos órgãos que defendem o direto das crianças. Em complemento, ressalta o dinamismo do trabalho de Reni, além da criatividade para explorar o tema, o que tornou as aulas atrativas.

“Também contamos com a participação do conselheiro tutelar Tiago Gorte, que explanou a temática numa linguagem acessível aos alunos, os quais puderam tomar conhecimento sobre o papel do Conselho Tutelar na defesa dos seus direitos e também saber mais sobre seus deveres”, conclui a coordenadora pedagógica.

Acesse o blog escolar da Escola Olaria Filipak clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE