Folclore brasileiro proporciona amplas atividades em Carambeí | aRede
PUBLICIDADE

Folclore brasileiro proporciona amplas atividades em Carambeí

Quinto ano C da Escola Fátima Augusta Bosa, nas aulas de Arte em agosto, trouxe amplo repertório de estudo e produções acerca da temática

Painel, fotos, vídeos e outros recursos foram realizados pela turma
Painel, fotos, vídeos e outros recursos foram realizados pela turma -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Quinto ano C da Escola Fátima Augusta Bosa, nas aulas de Arte em agosto, trouxe amplo repertório de estudos culturais, históricos e produções acerca da temática

Durante as aulas de Arte do mês de agosto, os alunos do 5º ano C da Escola Municipal Professora Fátima Augusta Bosa, em Carambeí, puderam estudar sobre o folclore. A professora da disciplina, Mafalda Fernandes Marcondes, dá os detalhes que embasaram um amplo trabalho que contou com registro dos alunos em fotos e vídeos, além de ampla abrangência acerca da temática.

“O Brasil é um país imenso com tantas influências e tradições, que faz com que nosso folclore seja riquíssimo. Iniciamos relembrando o conceito e compreensão do folclore, como é o saber popular que se valoriza e que se perpetua. Foi o tempo para avaliarmos nossas tradições, compará-las entre nós e trazer histórias familiares. Os alunos participaram ativamente com suas histórias familiares, o que enriqueceu grandemente as aulas”, aponta a docente.

A educadora explica que o interesse pelo conhecimento, crença e costume popular permite conhecer a identidade cultural, além do enriquecimento por elementos que “deram origem ao modo de pensar, sentir e agir de nosso povo”. Outro ponto destacado por Mafalda foi que o folclore nacional conta com atributos das culturas portuguesas, africanas e indígenas. Ainda, houve a conversa sobre provérbios, cantigas e lendas – estes, nos costumes e crenças populares – além das brincadeiras, danças e comidas típicas que incorporam esse contexto.

“O folclore é a base cultural que caracteriza o modo de vida de grupos sociais distintos, passando de geração para geração, os valores e tradições acumulados pelo tempo. Como na nossa região a presença indígena é marcante, nos detivemos um pouco mais nas lendas indígenas de nossa região: da Gralha Azul, da Araucária, da Erva Mate e do João de Barro”, complementa a professora.

Ainda, houve o estudo dos dizeres populares, frases passadas de geração em geração, que estão presentes no cotidiano das pessoas, expressando algum conhecimento. “Estudar sobre o folclore do Paraná desperta nos alunos uma curiosidade genuína sobre a história da nossa região. Os alunos participaram ativamente nas aulas, fizemos desenhos e atividades voltadas para o tema. Também, montamos um painel sobre o folclore na entrada da escola, com desenhos feitos pelos alunos, imagens de brincadeiras folclóricas e alguns brinquedos antigos”, conclui a docente.

Acesse o blog escolar da Escola Fátima Augusta Bosa clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE