PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Geometria dinâmica aplicada em Castro diverte turma

Vamos Ler Registro

13 de setembro de 2021 14:45

Dhiego Tchmolo


Relacionadas

Geometria dinâmica aplicada em Castro diverte turma

Folclore é base para estudo matemático em Castro

Folclore brasileiro proporciona amplas atividades em Carambeí

Imersão na fauna aquática marca trabalho no CAIC de PG
Araucárias rendem trabalhos artísticos no Sagrada Família
Alunos de Carambeí realizam homenagens no Dia dos Pais
Festas juninas unem escolas municipais de Carambeí
PUBLICIDADE

Recursos variados e lúdicos ajudaram alunos do 5º ano B da Escola Doutor Jahyr Lopes a fixarem conteúdos matemáticos

Os sólidos geométricos foram tema de uma aula junto ao 5º ano B da Escola Municipal Doutor Jahyr Lopes. Através de recursos como palitos de dente, macarrão e goma, a turma pode compreender mais sobre esse importante aspecto matemático. A professora Geisy Souza comenta os principais aspectos do trabalho.

“Para compreender os poliedros, os alunos usaram a criatividade e criaram figuras especiais usando palitos e gomas para representar as faces, vértices e arestas de cada uma das figuras. Trabalhamos o conceito e, em seguida, os alunos assistiram um vídeo explicativo sobre o conteúdo trabalhado”, destaca a docente.

Segundo a educadora, em outra atividade de Matemática, a aula será complementada com a temática ângulos. Nesse ponto, os alunos puderam utilizar régua e transferidos, o que despertou sua curiosidade em compreender os conteúdos. Foi realizada a brincadeira ‘Coelhinho sai da toca’, onde cada estudante deveria usar um par de dados – trabalhado na aula de poliedros.

“Primeiro, a criança descrê o formato do dado (cubo). Em seguida, fala quantas vértices, arestas e faces o objeto possui. Em seguida, deveria jogar o dado e descobrir em qual casa o coelhinho irá comer a cenoura. Com o transferidor, os alunos puderam descobrir que ângulo foi formado nesse trajeto. Ganhou o aluno Ronald, que conseguiu formar três vezes o Ângulo reto”, cita Geisy.

Para complementar, a professora fala que a aula foi interessante para as crianças aprenderem brincando acerca dos ângulos e poliedros. A atividade foi fechada com a utilização de livros didático, realizando as atividades acerca dos conteúdos trabalhados.

“Aprendei que os ângulos estão presentes em todos os lugares que eu vou. Agora, quando pegou um objeto, percebo o ângulo que as linhas formam e descubro sólidos geométricos até mesmo em minha casa, como na TV por exemplo. Ela é formada por ângulos retos e tem a forma de cubo”, relata o aluno João Pedro. “Os alunos despertaram a curiosidade e percepção visual em momentos lúdicos. O que nos leva a acreditar que a aula foi muito proveitosa e gratificante”, conclui a docente.

Acesse o blog escolar da Escola Doutor Jahyr Lopes clicando aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados