Geometria dinâmica aplicada em Castro diverte turma | aRede
PUBLICIDADE

Geometria dinâmica aplicada em Castro diverte turma

Recursos variados e lúdicos ajudaram alunos do 5º ano B da Escola Doutor Jahyr Lopes a fixarem conteúdos matemáticos

Recursos foram utilizados em sala de aula
Recursos foram utilizados em sala de aula -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Recursos variados e lúdicos ajudaram alunos do 5º ano B da Escola Doutor Jahyr Lopes a fixarem conteúdos matemáticos

Os sólidos geométricos foram tema de uma aula junto ao 5º ano B da Escola Municipal Doutor Jahyr Lopes. Através de recursos como palitos de dente, macarrão e goma, a turma pode compreender mais sobre esse importante aspecto matemático. A professora Geisy Souza comenta os principais aspectos do trabalho.

“Para compreender os poliedros, os alunos usaram a criatividade e criaram figuras especiais usando palitos e gomas para representar as faces, vértices e arestas de cada uma das figuras. Trabalhamos o conceito e, em seguida, os alunos assistiram um vídeo explicativo sobre o conteúdo trabalhado”, destaca a docente.

Segundo a educadora, em outra atividade de Matemática, a aula será complementada com a temática ângulos. Nesse ponto, os alunos puderam utilizar régua e transferidos, o que despertou sua curiosidade em compreender os conteúdos. Foi realizada a brincadeira ‘Coelhinho sai da toca’, onde cada estudante deveria usar um par de dados – trabalhado na aula de poliedros.

“Primeiro, a criança descrê o formato do dado (cubo). Em seguida, fala quantas vértices, arestas e faces o objeto possui. Em seguida, deveria jogar o dado e descobrir em qual casa o coelhinho irá comer a cenoura. Com o transferidor, os alunos puderam descobrir que ângulo foi formado nesse trajeto. Ganhou o aluno Ronald, que conseguiu formar três vezes o Ângulo reto”, cita Geisy.

Para complementar, a professora fala que a aula foi interessante para as crianças aprenderem brincando acerca dos ângulos e poliedros. A atividade foi fechada com a utilização de livros didático, realizando as atividades acerca dos conteúdos trabalhados.

“Aprendei que os ângulos estão presentes em todos os lugares que eu vou. Agora, quando pegou um objeto, percebo o ângulo que as linhas formam e descubro sólidos geométricos até mesmo em minha casa, como na TV por exemplo. Ela é formada por ângulos retos e tem a forma de cubo”, relata o aluno João Pedro. “Os alunos despertaram a curiosidade e percepção visual em momentos lúdicos. O que nos leva a acreditar que a aula foi muito proveitosa e gratificante”, conclui a docente.

Acesse o blog escolar da Escola Doutor Jahyr Lopes clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE