PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Turma de Carambeí comemora Dia Mundial das Aves

Vamos Ler Registro

19 de outubro de 2021 19:53

Dhiego Tchmolo


Relacionadas

Visita à Flona traz benefícios educacionais em Piraí do Sul

Visita na Câmara de Carambeí elucida função dos vereadores

Turma de Carambeí comemora Dia Mundial das Aves

Investigação sobre direitos dos animais ocorre no CAIC de PG
Dia da Árvore tem 'intercâmbio' de conhecimento em Irati
Alunos criam 'remédio' contra a falta de respeito em Castro
Trânsito e transporte são temas de trabalho em Ponta Grossa
PUBLICIDADE

Ações na disciplina de Arte ocorreram junto ao 5º ano C da Escola Professora Fátima Augusta Bosa; produções e estudo marcaram trabalho

O Dia Mundial das Aves, comemorado em 5 de outubro, foi destaque na disciplina de Arte no 5º ano C da Escola Municipal Professora Fátima Augusta Bosa em Carambeí. A professora Mafalda Fernandes Marcondes destaca os principais aspectos trabalhados em sala de aula, contextualizando com a história por detrás desta data comemorativa.

“Durante as aulas de Arte, no início do mês de outubro, novamente abordamos durante nossas aulas o tema do ambiente. As áreas de conhecimento estão interligadas: mesmo sendo o componente curricular de Arte, é possível propiciar um ambiente propicio para a reflexão quanto aos temas ambientais. Agora foram as aves que nos trouxeram o tema para nossas aulas”, aponta a docente.

A educadora contextualiza: o Dia Mundial das Aves é comemorado no dia 5 de outubro e um decreto do presidente Fernando Henrique Cardoso em 20202, manteve a data e definiu o sábia como ave nacional do Brasil. Na sequência, os alunos vieram uma reportagem sobre o sabiá-laranjeira, saindo para ouvir os pássaros na quadra da escola. Com a instituição no final de uma rua e próximo a uma mata, observam-se vários pássaros na região.

“Levantamos questões como: precisamos proteger as aves contra os caçadores, que fazem das caçadas um motivo de esporte ou que, por ignorância, matam as aves aos milhares para consumo e comercialização, sem compreenderem que estão tornando mais difícil e mais triste a vida das novas gerações”, pontua a educadora. Outro ponto citado foi a importância das espécies para o equilíbrio ecológico, sua beleza com a plumagem e o canto. Em complemento, Mafalda explana que as aves são amigas da humanidade, onde há o dever de proteger e amá-las, evitando que despareçam através da manutenção de seu ambiente natural.

“Vimos também o tema ‘Os Pássaros na Arte Brasileira’, onde ficou evidente que por sua beleza e sua graças, pelas cores deslumbrantes de suas penas, pela delicadeza de seu canto, os pássaros sempre foram tema de inspiração dos artistas. Poetas, compositores e escultores celebraram e celebram as aves”, cita a professora.

O estudo ainda percorrer a vida e obra de Aldemir Martins, pintor brasileiro, que sempre mostrou interesse pela arte, expressando através de desenhos lúdicos. Após viagens pelo mundo e dezenas de prêmios acumulados, destacou-se como o Melhor Pintor Internacional em um festival de Veneza em 1956, considerado o auge de sua carreira. Para fechar, a docente cita um painel confeccionado na entrada da escola para chamar a atenção para o tema, com desenhos, fotos e vídeos sobre o tema.

“Como em nossas aulas de Arte, os alunos não produzem textos, produzimos através de nossa linguagem das artes visuais: desenhos para o registro do tema. Os alunos ficaram empolgados ao poder contar suas histórias sobre os pássaros e, é claro, que tivemos as famosas histórias sobre os papagaios. É necessário conhecer as questões ambientais complexas das realidades que nos cercam, conhecendo nosso papel de agente modificador da realidade e contribuir para o desenvolvimento de formas de agir, ser e estar no mundo. A partir da observação do meio e do debate sobre as questões ambientais de nossos tempos, essa proposta de aula de Arte buscou estimular o pensamento para construção de futuros possíveis, a favor da vida e exercício da cidadania responsável”, conclui a educadora.

Acesse o blog escolar da Escola Fátima Augusta Bosa clicando aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados