Visita na Câmara de Carambeí elucida função dos vereadores

Alunos do quinto ano da Escola Rural Santa Cruz, após estudos prévios em sala de aula, puderam compreender conceitos sobre o Legislativo e levar cartas com reinvindicações

Registros mostram visita na Câmara de Carambeí
Registros mostram visita na Câmara de Carambeí -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Alunos do quinto ano da Escola Rural Santa Cruz, após estudos prévios em sala de aula, puderam compreender conceitos sobre o Legislativo e levar cartas com reinvindicações

O 5º ano da Escola Rural Municipal Santa Cruz, em Carambeí, sob coordenação da professora Carolline Marcos da Silva, pode conhecer na prática a função dos vereadores, em uma aula presencial. A docente destaca os principais pontos do trabalho que teve início com vídeos em sala abordando a função dos legisladores e prefeitos, além de uma discussão sobre a função destes atores políticos e as melhorias a serem cobradas na cidade, bairro ou escola.

“(No) segundo momento, cada aluno teve como tarefa elaborar uma carta a eles sobre as melhorias que eles acham que precisa ser realizadas em nossa cidade, bairro ou escola. Após a entrega das cartas, elas foram corrigidas e feitas a impressão delas para entrega aos vereadores”, aponta a educadora, que teve o trabalho conjunto da professora de História e Geografia, Fernanda Roberta Koczyla.

Segundo Carolline, a colega abordou temáticas em suas aulas como os serviços públicos que os cidadãos têm direito no seu município, como a segurança, educação, saúde, lazer, transporte iluminação, entre outros. Um dos pontos abordados junto à turma era se eles s alunos tinham acesso aos determinados serviços – ou como poderiam ser obtidos. Com esse contexto, explica a professora, houve a explicação da função dos vereadores como Poder Legislativo, além da prefeita de Carambeí, como Executivo.

“Por fim, a professora falou sobre o voto consciente e que, como cidadãos, devemos cobrar melhorias ao nosso município, mesmo que sejam crianças, pois esses serão o futuro da nossa nação. E, para finalizar essa temática, fomos a campo com a visita à Câmara de Vereadores de Carambeí. Os alunos conheceram o Plenário, a galeria de fotos dos vereadores e dos presidentes, passando também pelos departamentos e gabinetes, e encontrando alguns vereadores como Paulo Valenga, Ilson Caninana e Deleon Betim”, complementa a docente.

Outro ponto foi a explanação da servidora Maria Luiza Taques sobre questões como poderes de governo, processo legislativo e parlamento jovem. A educadora cita que os alunos, ainda, participaram da 3ª reunião extraordinária, o que os ajudou a viver na prática como funcionam sessões e trabalhos dos vereadores. No final, os alunos entregaram as cartas com reinvidicações ao presidente da Câmara, Elio Ratinho, que solicitou a leitura de um dos materiais – que teve Natalia Wrobel como escolhida.

“Concluímos essa temática da melhor maneira possível, sendo vivenciado na prática toda a teoria. Nossos alunos ficaram encantados com o passeio, afinal apenas um aluno conhecia a Câmara. Fomos todos muito bem recepcionados, agradeço a imensa oportunidade de dar voz aos nossos alunos”, conclui Carolline.

Acesse o blog escolar da Escola Rural Santa Cruz clicando aqui.

Conteúdo de marca

Quero divulgar right