PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Vamos Ler destaca blog escolar criado por alunos em Castro

Vamos Ler Registro

28 de março de 2022 18:10

Luana Abrantes


Relacionadas

Visita à Mata Atlântica encanta turma de Castro no Vamos Ler

Terrários encantam alunos de Castro em ação sobre a água

Vamos Ler traz estudo sobre o sistema solar em Jaguariaíva

Uso racional da água é tema de trabalho em Jaguariaíva
Vamos Ler divulga ação sobre espectro autista em Imbituva
Vamos Ler divulga ação sobre a água com tela digital em Ivaí
Vamos Ler destaca blog escolar criado por alunos em Castro
PUBLICIDADE

Novidade chamou a atenção do 5º ano A da Escola da Vila do Rosário, que se tornou responsável pelo blog com reportagens e vídeos sobre o projeto ‘Horta Sustentável’

Os alunos do 5° ano A da Escola Municipal da Vila do Rosário, na cidade de Castro desenvolveram trabalhos de pesquisas com o auxílio de tablets e livros a respeito do calendário agrícola de acordo com as estações do ano no ponto inicial do projeto ‘Horta Sustentável’.  Orientada pela professora Janete Soares Machado, a atividade fez com que a turma refletisse sobre o contexto econômico e social da agricultura familiar como base para uma alimentação saudável e de qualidade, mesmo com as variações de preços ao consumidor.  

“A discussão gerou algumas alternativas para levar à sociedade essas opções de variar o cardápio e de gerar entendimento sobre os alimentos que podem ser colhidos e utilizados conforme as estações e com sustentabilidade”, comenta a educadora.

No decorrer do projeto, as crianças produziram cartaz com os alimentos e escreveram textos para elaborar um blog, o que chamou atenção e desenvolveu a curiosidade da turma sobre o que era e como usar. Dessa forma, o blog foi criado para que as crianças trabalhem e divulguem as atividades da escola e dos colegas. Segundo Janete “a linha de construção do blog será para que eles possam realizar reportagens e contar à comunidade escolar o que estão produzindo na escola”.  Além de produção de texto, os alunos produzirão vídeos e fotografias, que enriqueceram as reportagens.

Clique aqui e conheça mais sobre o blog Vila do Rosário.

Ainda de acordo com a professora, surgiram algumas sugestões como reviver a horta escolar, para que possa ser oferecido a produção de verduras aos alunos e profissionais envolvidos, com condições de ser sustentável. “Eles realizaram pesquisas em casa com os pais, sobre o que possuíam em casa de alimentos plantados. Logo serão plantadas mudas trazidas pelos alunos e também de doações da comunidade. O espaço está sendo preparado e promete ser um compromisso dos alunos na contribuição de uma sociedade capaz de criar e cuidar para aprender sobre as formas sustentáveis de se alimentar”, acrescentou a docente.

Com o projeto e animo das crianças, a professora comentou que para iniciar a horta de modo sustentável, a turma do 5º ano A se uniu com os alunos do 1º ano, onde os alunos maiores se tornaram responsável por registrar a atividade de plantio sementes de alface, dando o pontapé inicial ao projeto Horta Sustentável.

Acesse o blog escolar da Escola da Vila do Rosário clicando aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados