Conheça mais sobre o projeto ‘Rádio Comilão’ | aRede
PUBLICIDADE

Conheça mais sobre o projeto ‘Rádio Comilão’

Professora do 4º ano da Escola Prefeito Heitor Ditzel em Ponta Grossa aponta como surgiu ideia da colega Ana Paula, que foi entrevistada por aluna. Confira.

VÍDEO
| Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Professora do 4º ano da Escola Prefeito Heitor Ditzel em Ponta Grossa aponta como surgiu ideia da colega Ana Paula, que foi entrevistada por aluna. Confira.

Um projeto amplamente premiado que mostra a importância dos meios de comunicação no desenvolvimento das novas gerações. A ‘Radio Comilão’ da Escola Municipal Professor Heitor Ditzel em Ponta Grossa recebeu pelo segundo ano consecutivo a premiação no Agrinho. Mas, como surgiu a ideia e é desenvolvido o projeto?

A professora do 4º ano Lucimara Aparecida Grokoviski, em contato com o Vamos Ler – Geração Digital, explicou mais como foi a ideia e o desenvolvimento da ‘Radio Comilão’. “O projeto surgiu com a professora Ana Paula Mara com o objetivo de diminuir o desperdício de alimentos, motivando os alunos a aceitarem as verduras, legumes e frutas oferecidos no almoço e lanche escolar, proporcionando uma alimentação saudável”, destaca a docente.

Através de uma programação diária idealizada por Ana Paula, onde ela própria apresentava o programa falando sobre o cardápio do almoço, benefícios dos alimentos a serem servidos, além de ligar com os conteúdos trabalhados em sala de aula pelo Agrinho, o projeto foi se desenvolvendo. “No início nem a Ana Paula, nem as demais professoras imaginavam o reflexo que seu projeto teria, não só na questão da alimentação, como também no processo de aprendizagem dos alunos”, aponta Lucimara.

Tornando-se sensação dentro da escola, os alunos foram inseridos aos poucos na equipe de reportagem, atuando como radialistas. “Nesses meses de rádio tivemos alguns convidados para o momento de entrevista. As perguntas são produzidas em sala de aula pelas próprias crianças”, conta a docente do 4º ano. O leque de entrevistados abarcou desde pessoas da instituição de ensino, até nomes conhecidos em Ponta Grossa.

A primeira entrevista foi a funcionária Ivone, em julho, que tratando de uma anemia, abordou a importância da alimentação saudável para evitar a doença. A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Elaine, também foi entrevistada, apontando como é feito o cardápio das escolas. A cantora Isabe Huk, destaque em um programa musical, abordou temáticas como problemas com a saúde e o bullying, ambos relacionados a alimentação.

A jornalista Mareli Martins abordou questões profissionais e sobre a alimentação vegetariana; o prefeito e radialista Marcelo Rangel, além do apresentador Jocelito Canto, também fizeram parte da ‘Rádio Comilão’. Outras entrevistadas, como a contadora de histórias Liz Angela Gonçalves de Almeida e a professora Aparecida Castanho que idealiza projetos na Secretaria de Educação contribuíram com suas experiências.

Secretaria de Educação de Ponta Grossa, Esméria de Lourdes Saveli, a enfermeira Dionéia Florão, a dentista Naura Maria Basso de Lacerdo, o presidente do sindicato rural patronal Gustavo Ribas Neto, além do jornalista e editor Antônio Anhaia complementaram o time de profissionais que participaram da Rádio Comilão. Assim, no dia 8 de outubro Ana Paula esteve em Curitiba para apresentar o projeto, sendo premiada no dia 5 de novembro.

“No mês de julho, os alunos do 4º ano produziram algumas perguntas em sala e no dia 11 de julho a aluna Carla ficou responsável pela entrevista ao vivo na rádio Comilão com a professora Ana Paula. Como a Rádio Comilão fez esse sucesso todo resolvi resgatar um pouco do trabalho realizado pela professora Ana Paula até aqui”, destaca Lucimara sobre a participação da sua turma.

“Conversando com os alunos surgiu a ideia de uma nova conversa com ela para saber o que está achando de todo esse sucesso da Rádio e também de uma conversa com as merendeiras da escola para saber a opinião delas sobre o projeto da Rádio Comilão. Assim, os alunos gravaram alguns vídeos com a professora Ana Paula, com as merendeiras e com uma das radialistas, aluna do 5º ano”, conclui Lucimara.

No player acima você confere uma entrevista da aluna Carla do 4º ano junto a idealizadora do projeto, Ana Paula. Veja no blog escolar da Escola Prefeito Heitor Ditzel todas as produções da instituição de ensino. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE