Turma cria ‘semáforo do compromisso’ para controle de faltas | aRede
PUBLICIDADE

Turma cria ‘semáforo do compromisso’ para controle de faltas

Atividade sobre frequência escolar foi desenvolvida no 4ºA da Escola Professor Plácio Cardon em Ponta Grossa com auxílio de acadêmicos de Pedagogia da UniSecal

VÍDEO
| Autor: Dhiego Tchmolo

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Atividade sobre frequência escolar foi desenvolvida no 4ºA da Escola Professor Plácio Cardon em Ponta Grossa com auxílio de acadêmicos de Pedagogia da UniSecal

A frequência escolar é sempre um tema muito importante a ser debatido em sala de aula. Sabendo disso que a professora Andréia Lucia Muler, do 4ºA integral da Escola Municipal Professor Plácido Cardon, no bairro Ronda em Ponta Grossa, abordou o tema de forma abrangente junto aos seus alunos. O trabalho teve a contribuição de acadêmicos que fazem estágio de Gestão Escolar na instituição de ensino.

“Atenção! Chamada! Quem veio? Quem faltou? Qual será o motivo? Estas perguntas fazem parte do cotidiano escolar e na Escola Plácido Cardon não é diferente. Foi pensando nesta questão tão importante que os acadêmicos Franciele da Cunha, Laysa Lima e Sergio Kirylowicz, do curso de Pedagogia da UniSecal, fizeram um levantamento do número de faltas dos alunos de toda a escola e os principais motivos dessas faltas”, destaca a docente.

Foram utilizados os dados para desenvolver uma atividade com a turma, com apoio da obra ‘A Parte que Falta’, do autor Seel Silverstein. “Realizaram uma dinâmica mostrando que, para a escola ficar completa, é preciso que todos os alunos estejam presentes todos os dias e que as faltas precisam sempre ser justificadas pelos pais ou responsáveis”, aponta Andréia.

“Eles colocaram para os alunos que, quando há a falta, todos perdem: a professora perde porque ela conta com a presença de todos quando elabora seu planejamento; o aluno perde não só o conteúdo do dia, mas ele perde de estar entre amigos, fazer novas amizades, ter novas experiências, adquirir conhecimento; e a família também perde, pois seu filho deixa de se desenvolver cada vez mais”, explica a professora.

Na sequência, os estudantes confeccionaram um ‘semáforo do compromisso’, o qual diariamente a docente colocará o nome dos alunos, presentes e ausentes. Ao fim do mês serão destacados os estudantes com 100% de frequência. “E escola precisa estar sempre criando estratégias para melhorar a frequência dos alunos, pois infelizmente este problema ainda existe, principalmente no período de mais frio”, complementa Andréia.

“De acordo com os acadêmicos e professores, ‘é preciso conscientizar a família e o próprio aluno que ele deve vir todos os dias para a escola”, elenca a docente. Por fim, a professora aponta que há na escola um mural de controle de frequência em todas as turmas.

O levantamento concluiu que os principais motivos de faltas são a doença (com ou sem atestado médico), dentista, vacinação, atrasos, passeio com pais ou responsáveis, chuvas e até mesmo a falta de justificativa. No player acima você confere uma entrevista realizada pela aluna Giovanna Beatriz Migdalski.

Confira a produção completa no blog escolar da Escola Professor Plácido Cardon. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE