Alunos registram ‘causos’ contados pelos avós em PG | aRede
PUBLICIDADE

Alunos registram ‘causos’ contados pelos avós em PG

Histórias da cultura popular foram tema de ampla atividade desenvolvida junto ao 5ºA da Escola Humberto Cordeiro. Confira o causo do ‘Cabo Foca’

VÍDEO
| Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Histórias da cultura popular foram tema de ampla atividade desenvolvida junto ao 5ºA da Escola Humberto Cordeiro. Confira o causo do ‘Cabo Foca’

Os ‘causos’ foram a temática de um amplo trabalho realizado na turma do 5ºA da Escola Municipal Humberto Cordeiro em Ponta Grossa. Quem destaca as atividades trabalhadas é a professora da classe, Aline Kapp Horizonte, contando com ajuda dos estudantes que puderam resgatar histórias de outras gerações.

“Você já ouviu um causo? Já contou um causo? Sabe o que é esse gênero textual? No mês de março, os alunos do 5º ano estudaram sobre as características de um causo, bem como sobre a importância da preservação e registros de textos orais - causos. Os alunos tinham como proposta escutar um causo, fazer o seu registro escrito e memorizá-lo para fazermos uma roda de causos”, destaca a docente.

O objetivo, segundo Aline, era reconhecer os registros dos textos orais, utilizando o reconto escrito, o qual contribui para preservar manifestações culturais e manutenção da identidade de um povo. Assim, os estudantes puderam atuar ativamente, registrando em imagens os causos relatados pelos seus avôs e avós.

“Os alunos João Victor Dutra Jablonski e Gabrielly Godk Fachin tiveram a oportunidade de gravar seus avós contando um causo e partilharam esses vídeos com seus colegas. O avô de João Vitor, senhor Luiz Antônio Jablonski contou um caso chamado Cabo Foca. A avó da aluna Gabrielly, senhora Vera Maria de Oliveira Godk, contou o causo da Mula-Sem-Cabeça”, complementa Aline.

Para concluir, no dia 25 de março, as histórias foram compartilhadas em uma ‘Roda de Causos’. “Foi um sucesso, um momento de muitas histórias que tratam a nossa riqueza cultural. Um breve registro deste momento foi feito através de filmagem pela aluna Ana Letícia Kapp Horizonte da Rosa”, conclui a professora.

Confira a produção completa no blog escolar da Escola Humberto Cordeiro. Clique aqui.

O que são causos?

Aline traz uma breve apresentação sobre os causos presentes no livro didático do 5º ano.

Os causos são narrativas de origem oral que surgiram da intenção de fixar na memória as história de uma região. Geralmente engraçadas, exageradas e com toque de mistério, essas histórias são contadas de geração em geração, em rodas de amigos ou familiares, para entreter ou dar exemplo. Hoje também é muito comum encontrar causos escritos, publicados em sites ou em livros

Fonte: Vem Voar Língua Portuguesa, 5º ano, Ensino Fundamental, anos iniciais/obra coletiva, 1ª edição, São Paulo: Scipione, 2017.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE