Experimentos com o ar ajudam em estudo sobre o tema

Vamos Ler

18 de abril de 2019 20:42

Dhiego Tchmolo

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Troca de livros une terceiros anos em PG

Projeto sobre animais agrega conhecimento em Tibagi

Dinâmica diferencia notícias que agradam e desagradam

Ferramenta estimula leitura e aprendizado em casa
‘Febre maculosa’ é tema de aula em Jaguariaíva
Experimento aborda tema ‘energia’ em 4º e 5º anos
Estrutura do jornal impresso é tema de atividade em PG
PUBLICIDADE

Combustão e espaço que o componente utiliza foram os temas abordados (e registrados) no 5º ano da Escola Evangélica de Carambeí

O ar é um componente essencial da nossa vida. Conhecer mais sobre ele, suas composições e características, faz-se necessário para ampliar o conhecimento. E foi esse o tema que os alunos do 5ºA da Escola Evangélica de Carambeí, sob supervisão da professora Cristina Aparecida do Carmo Bauchrowitz desenvolveram em sala.

“A aula de Ciências tem proporcionado muitas descobertas significativas para a turma do 5º ano. Estamos estudando sobre o ‘ar’, sua composição e propriedades. Os alunos pesquisaram, leram, realizaram atividades escritas e algumas experiências práticas para comprovar a existência do ar e sua importância”, destaca a docente.

Dentro do tema, Cristina explica que esse componente para o que processo de combustão, bem como a queima de combustível. Assim, os estudantes puderam compreender na prática essa dinâmica: com um copo, uma vela e a ajuda da professora, a atividade ganhou ares de experimentos científico.

“Na mesma aula também comprovaram que o ‘ar ocupa lugar’. A turma se organizou com alguns objetos simples como garrafa pet, balão de aniversário e um clips aquecido para perfurar a garrafa pet. E, nesse momento, a professora entrou em ação novamente para evitar possíveis acidentes”, conta Cristina.

Para completar a atividade, houve um registro no caderno, onde os estudantes sistematizaram seu aprendizado. “Nossa escola proporciona oportunidades de crescimento integral aos nossos alunos, pois ao realizar atividades significativas sobre os conteúdos estudados, os alunos relacionam teoria e prática com seu cotidiano, e contextualizam o conhecimento”, conclui a docente.

Os experimentos realizados com a vela e o copo foram registradas pelas câmeras dos alunos João Vitor Verschoor Dykstra e Felipe Van Westering que, segundo Cristina, “se empenharam em focar os colegas”. A segunda experiência foi novamente filmada pelo estudante João Vitor (confira no player acima).

Relatos

Os estudantes do 5º ano relataram como foram ambas as experiências em sala de aula:

Gustavo Pinheiro Pedroso - O fogo precisa de oxigênio

Olá! Hoje eu e meus amigos fizemos uma experiência comprovando que o fogo precisa de ar (oxigênio) para ficar aceso. Acendemos uma vela e colocamos um copo em cima da vela acesa. A vela se apagou. Você deve estar pensando: ‘Como a vela apagou, se o copo está com ar?’. Isso acontece, pois o fogo consome o ar rapidamente, como acabou o ar dentro do copo, não se pode ter fogo. Portanto o fogo precisa de ar para ficar aceso”.

Erika Gregianin - O ar ocupa lugar

Bom dia, somos alunos do 5º ano e vamos fazer outra experiência. Primeiro vamos pegar uma garrafa e um balão. Colocar o balão dentro da garrafa e a nossa amiga vai tentar encher o balão. Fizemos, mas ela não conseguiu. Então a professora vai fazer um furo na garrafa e a outra amiga vai tentar encher. Assim foi feito e provamos que o ar ocupa lugar, pois ela conseguiu. Como? O ar saiu! (pelo furo da garrafa”.

Acesse o blog escolar da Escola Evangélica para conferir essa atividade na íntegra. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados

IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização
aRede aRede
aRede
aRede