‘Sacola alfabeteria’ estimula alfabetização em Carambeí

Vamos Ler

18 de abril de 2019 21:02

Dhiego Tchmolo

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Projeto sobre animais agrega conhecimento em Tibagi

Dinâmica diferencia notícias que agradam e desagradam

Ferramenta estimula leitura e aprendizado em casa

‘Febre maculosa’ é tema de aula em Jaguariaíva
Experimento aborda tema ‘energia’ em 4º e 5º anos
Estrutura do jornal impresso é tema de atividade em PG
Alunos de PG acessam suas produções no Vamos Ler
PUBLICIDADE

Projeto semanal é desenvolvido no 1º ano matutino da Escola Evangélica

Um projeto denominado ‘Sacola alfabeteria’ é desenvolvimento, semanalmente, no 1º ano matutino da Escola Evangélica de Carambeí. Coordenados pela professora da turma, Gilmara Mattozo, os estudantes têm inúmeros ganhos - estes destacados pela docente em seu relato.

“A alfabetização e o lúdico são inseparáveis. O brincar pedagógico deve estar incluso no dia a dia das crianças, pois proporciona o desenvolvimento das capacidades cognitivas, motora, afetiva, ética, estética, de relação interpessoal e de inserção social, e a aprendizagem específica da alfabetização”, aponta Gilmara.

Através desses pressupostos que o ‘Sacola alfabeteria’ tem o objetivo de “estimular a oralidade, a espontaneidade, às percepções sensoriais, além de aperfeiçoar o conhecimento das letras do alfabeto e a construção das palavras de forma mais significativa”, conforme explica a professora.

O projeto, dessa forma, busca que os pequenos levem para a casa a sacola e, também, o ‘Alfabetinho’, mascote da turma. Em complemento, leva-se até a escola objetos ou figuras com a letra que fora trabalhada durante a semana. O exemplo que a docente dá é do dia 9 de abril, terça-feira.

“O aluno Ricardo Los Van Santen, responsável pela letra U, trouxe para a sala de aula figuras iniciadas com a vogal estudada e também cachos de uvas, tornando ainda mais divertida e saborosa nossa aprendizagem”, conclui Gilmara. Confira no player acima uma breve apresentação e no blog escolar da Escola Evangélica essa e outras atividades. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados

IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização
aRede aRede
aRede
aRede