Gêneros textuais dão opções ao estudo de 3º ano | aRede
PUBLICIDADE

Gêneros textuais dão opções ao estudo de 3º ano

<b style="font-family: &quot;Titillium Lt&quot;; color: rgb(0, 0, 0);">Desenvolvimento da leitura, com práticas interdisciplinares, é proposto na turma da Escola Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães em Ponta Grossa</b>

VÍDEO
| Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Desenvolvimento da leitura, com práticas interdisciplinares, é proposto na turma da Escola Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães em Ponta Grossa

O 3ºC da Escola Municipal Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães, em Ponta Grossa, desenvolveu uma ampla atividade envolvendo a leitura. Quem destaca as ações da turma é a professora Luzia de Fátima Medeiros de Carvalho, apontando a maneira lúdica e divertida que a proposta é levada aos estudantes.

“A leitura autônoma deve ser incentivada todo momento, envolvendo situações diferentes que despertem curiosidade, compreensão, tornando um hábito de um sujeito leitor. Como toda sala de aula apresenta muitas diferenças e a inclusão necessária precisa atingir a todos, os recursos apontam para diversidade de metodologias e o grande aliado desse processo podem ser os gêneros textuais”, comenta a docente.

Dessa forma, Luzia tinha como desafio envolver todos os alunos, evitando que dispersassem a atenção até a conclusão das atividades, “ficando disponíveis diversas fichas com gêneros textuais variados, livros diversos de literatura, dicionários, enciclopédia, gibis, problemateca, cópias de atividades extras variadas - caça-palavras, palavras cruzadas, desafios, pintura, interpretação, entre outros - e o aluno tem liberdade de escolher o que mais lhe agrada”, conforme explica a professora.

Segundo a docente, os textos instrucionais eram um dos mais procurados pelos alunos, para confecção de dobradura, possibilitando a multidisciplinaridade com leitura e compressão, formas geométricas planas, coordenação motora fina e produção textual. O objetivo, complementa Luzia, era de uma leitura lúdica que crie, encante, possibilite o aprendizado e o descobrimento de coisas novas a cada momento.

“A atividade tem proporcionado momentos de tranquilidade, avanços na aprendizagem e está despertando interesse, criatividade e autonomia. Os alunos utilizam pseudônimo previamente combinados em algumas atividades de produção escrita ou artística”, conclui a docente. Confira, no blog escolar da Escola Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães a atividade completa. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE