Histórias encantam e ensinam Pré II B em Rebouças

Vamos Ler

25 de maio de 2019 17:00

Dhiego Tchmolo

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Projeto ‘Família Escola’ traz amplas atividades em PG

Produção de texto utiliza quebra-cabeças em Castro

Projeto traz nova experiência a 5ºB de Castro

Simetria é trabalhada através de conceitos artísticos
Pediatra concede entrevista após palestra em Castro
‘Os Girassóis’ é tema de aula artística em Carambeí
Procissão das Almas destaca lenda de Jaguariaíva
PUBLICIDADE

Apresentações, interpretações e ganhos pedagógicos foram alguns destaques do projeto realizado na Escola Professor Leonardo Krul

Durante 15 dias o Pré II B da Escola Municipal Professor Leonardo Krul no Marmeleiro, em Rebouças, desenvolveu um projeto com histórias infantis através da coordenação da professora Francieli Ferreira de Lima. ‘Branca de Neve’ e ‘Cinderela’ foram os contos abordados junto aos alunos com idade entre quatro e seis anos.

“Iniciei a história (Branca de Neve) com a dramatização dos personagens. Em seguida, apresentei o vídeo infantil referente a mesma para melhor compreensão. Então demos início com apresentações contadas pelos alunos, da maneira como interpretam, todos tiveram a oportunidade de falar a sua maneira”, aponta a docente.

A dinâmica contava com a vestimenta de figurino e a contação da história de cada aluno, um por vez. “Foi maravilhoso, pois além de aguçar o gosto por histórias, as crianças aprendem desde pequenas a desenvolver a capacidade de autonomia, independência, enfrentando medos, vergonha, possíveis traumas. A criança consegue se socializar melhor e desenvolver seu potencial cognitivo e afetivo”, conta Francieli.

Outro ponto, como o brilho nos olhos das crianças, as apresentações, atividades sobre o tema e a dramatização com música foram elencados pela professora. Em conclusão a história da Branca de Neve, o projeto foi encerrado com uma maça para todos que, segundo Francieli, “não era envenenada e sim do amor”.

Cinderela

O prosseguimento teve o conto da Cinderela. “Essa história foi sensacional. Em um primeiro momento, apresentei a história através do livro, dramatizando-a, após vídeo para completar e facilitar a compreensão. O mundo dos contos é um sonho, as crianças se empolgam de uma maneira incrível”, explana a docente.

Para desenvolver a história foram utilizados desenhos, imagens, fantoches, onde os alunos fizeram comentários sobre a história, trabalhando o significado de família, além de dinâmicas envolvendo cores, espaço, tempo, quantidades, entre outros. “O resultado foi excelente, pois as crianças viajaram na história, sentiram-se como os personagens, como princesas e príncipes”, complementa a professora.

“Para fechar com chave ouro, realizamos o baile da Cinderela, onde o resultado foi espetacular, tudo feito de maneira lúdica, simples, mas o resultado esperado se concretizou”, conclui Francieli. No blog escolar da Escola Professor Leonardo Krul você confere a atividade completa com fotos e vídeos. Clique aqui.

PUBLICIDADE
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização
aRede aRede
aRede
aRede