Projeto ‘Rádio-Leitura’ amplia comunicação em sala

Vamos Ler

11 de junho de 2019 16:11

Dhiego Tchmolo


Relacionadas

Turma de Tibagi homenageia profissionais de saúde

Causos são gravados e compartilhados em PG

Professoras enviam cartas para alunos durante a pandemia

‘Exterminadores da Dengue’ atuam em Carambeí
Pinturas rupestre levam 4º ano A por viagem histórica
Atividades mostram a alunos a importância do combate às drogas
Gincana promove interação familiar em Jaguariaíva
PUBLICIDADE

Iniciativa traz ganhos pedagógicos para locutores e ouvintes do 4º ano da Escola Vereador Adelino Machado de Oliveira em Ponta Grossa

Um projeto denominado ‘Rádio-Leitura’ na Escola Municipal Vereador Adelino Machado de Oliveira em Ponta Grossa vem trazendo amplos ganhos pedagógicos a turma do 4º ano. A professora Rosana de Camargo comenta como é desenvolvida a iniciativa e o que isso possibilita aos alunos.

“O projeto Rádio-Leitura tem como objetivo proporcionar ao aluno situações de interlocução, respeitando os turnos da fala, entonação adequada a cada gênero textual. Este é aplicado desde o início do ano, todas as segunda-feiras, estabelecendo uma rotina produtiva e responsável”, conta a docente.

Com um microfone e caixa de som, as aulas se tornam mais interativas, dinâmicas e participativas, conforme destaca Rosana, devido ao entusiasmo e interesse demonstrados pelos estudantes. Ainda, a professora explica que os alunos desenvolvem a habilidade de se expressar em público e, quem ouve, desenvolve a prática da escuta atenta.

“Estas habilidades seguem também a finalidade de interação oral, com diferentes contextos de comunicação. Todos os objetivos visam o desenvolvimento das habilidades sócio-comunicativas. A dinâmica é realizada de duas formas: leitura de diversos gêneros textuais de toda turma individualmente; e contação de história escolhida pelas crianças que levaram os respectivos livros para serem lidos em casa no final de semana”, conclui Rosana.

No player acima é possível conferir a gravação e apresentação do projeto pela aluna Thabita Lourenço. No blog escolar da Escola Vereador Adelino Machado de Oliveira você confere essa e outras atividades na íntegra. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados